quarta-feira, 29 de julho de 2009

World Junior Tour - ASP cria novo circuito

Por Redação Waves em 28/07/2009 19:48 - Fonte: WAVES



Pablo Paulino é bicampeão mundial sub-21. Foto: ASP / Covered images.


O sucesso do Billabong ASP World Junior Championships fez a ASP criar o primeiro ASP World Junior Tour.

A partir de 2010, o campeão mundial sub-21 será definido depois de três provas com o mesmo formato da divisão de elite do surf mundial. Serão 48 garotos e 18 meninas.

"A expansão do ASP World Juniors é resultado direto da contínua evolução global dos eventos juniores da ASP", diz Brodie Carr, CEO da ASP International.

Quando fizemos uma parceria com a Billabong, em 1998, sobre este conceito, tivemos apenas 12 eventos juniores, e através da nossa visão empreendedora, o número cresceu para mais de 50 eventos.
Joel Parkinson, 28, campeão pro junior nos anos de 1999 e 2001, conhece bem os benefícios trazidos pelo ASP Pro Junior. Atualmente, o aussie lidera o ranking do World Tour e está a caminho do seu primeiro título mundial.

Jadson André pode disputar duas divisões de elite em 2010. Foto: ASP Robertson / Covered Images.

"O Billabong ASP World Junior Championships tem sido um grande trampolim para o mais elevados níveis de surf por mais de 10 anos", diz Parko.

"Ele começou minha carreira, e se você olhar para os garotos que têm vencido, desde Andy a Jordy e Adriano, eles têm causado grande impacto no surf profissional", afirma o aussie.

O Billabong ASP World Junior Championships segue como etapa decisiva do circuito mundial. As outras duas etapas do Tour estão disponíveis pela ASP para negociação.

Cada etapa do circuito terá uma premiação de US$ 75 mil na categoria Masculina e US$ 20 mil na Feminina.

"Nós vamos levar o ASP World Junior Tour para as melhores ondas do mundo, assim como o World Tour", afirma Brodie Carr.

"O vencedor será o campeão indiscutível do ASP World Junior e, como bônus, entrará como cabeça-de-chave nas etapas do WQS do ano seguinte", continua o dirigente.

O critério utilizado para definir os integrantes do Tour será o mesmo que vem sendo utilizado para o Billabong ASP World Junior Championships. Surfistas de até 20 anos competem em seus respectivos continentes em busca da classificação ao circuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário