terça-feira, 21 de julho de 2009

ASP South America - Neco lidera ranking latino

Por João Carvalho em 21/07/2009 15:52 - Fonte: WAVES


Neco Padaratz retorna com força total às competições. Foto: Vinícius Santos.
O retorno triunfal de Neco Padaratz às competições depois do longo tratamento de quase seis meses para curar dores crônicas nas costas, já lhe garantiu a liderança no ranking sul-americano profissional da temporada.

Ele só disputou duas das cinco etapas do ASP South America Surf Series 2009 e confirmou a ponta na vitória do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro, encerrado no último sábado (18/7) na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

No domingo anterior, Neco foi vice-campeão do Maresia Surf International na praia Mole de Florianópolis (SC) e soma 4.688 pontos com os dois resultados.

O Leonardo Neves ocupa segunda posição do ranking sul-americano. Foto: Vinícius Santos.
O vice-líder é o carioca Leonardo Neves, que disputou quatro etapas e atingiu 4.031 pontos com o nono lugar conquistado em Saquarema. ranking do ASP South America Surf Series é formado pelas etapas do WQS realizadas no continente sul-americano.

A abertura da temporada 2009 foi no Peru, com o venezuelano Rafael Pereira largando na frente com os 500 pontos da vitória no Movistar Pro San Bartolo Peru em San Bartolo.

Mas, logo o niteroiense Bruno Santos assumiu a liderança com os 2.000 pontos do Hang Loose Pro Contest na Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE). Bruninho permaneceu em primeiro na terceira etapa, que marcou a estreia das grandes ondas de Arica, no Chile, no calendário do WQS.

O peruano Gabriel Villaran venceu o verdadeiro desafio do Rusty Arica Pro Challenge que valeu 875 pontos. Depois vieram os dois 6 estrelas seguidos de 2.500 pontos no mês de julho, realizados logo depois da etapa brasileira do ASP World Tour, o Hang Loose Santa Catarina Pro.

No Maresia Surf International, Neco Padaratz chegou na final e acabou batido por um inspirado Gabriel Medina, que se tornou o surfista mais jovem a vencer uma etapa do WQS, com apenas 15 anos de idade.

Da Praia Mole de Florianópolis (SC), todos partiram para a Região dos Lagos do Rio de Janeiro e o catarinense atropelou os adversários que encontrou pelo caminho na volta de Saquarema ao calendário das séries qualificatórias para o ASP World Tour. A única etapa disputada lá tinha sido em 1997, mas a competição rolou quase inteira na Praia da Vila.

Já a estreia do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro aconteceu no palco principal, a praia de Itaúna, que comprovou a fama de “Maracanã” do surfe brasileiro apresentando a força das suas esquerdas principalmente na quinta e sexta-feira, quando o mar ficou clássico em Saquarema.

Devido à previsão de ventos fortes para o domingo, a competição foi encerrada no sábado em ondas com cerca de 1 metro e séries demoradas pela ação do vento Sudoeste, que entrou minutos antes da grande final. Mas, isso não tirou o brilho do evento e nem estragou a festa de Neco Padaratz.

No último dia, Neco despachou um companheiro das antigas, o gaúcho Rodrigo Dornelles, nas quartas-de-final. Depois, derrotou dois surfistas que o consideram como um grande ídolo deles.

Nas semifinais, passou pelo catarinense de Balneário Camboriú como ele, Willian Cardoso, para depois bater o paulista Hizunomê Bettero na bateria decisiva. O ASP South America Surf Series 2009 tem mais três provas agendadas na “perna brasileira de fim-de-ano” do WQS. Todas com nível 6 estrelas que oferecem premiação de US$ 145 mil dólares e valem 2.500 pontos no ranking sul-americano.

O próximo desafio está marcado para os dias 28 de setembro a 4 de outubro na praia do Tombo, escolhida como novo palco do Local Motion Guarujá Surf Pro, que estreou com grande sucesso na praia das Pitangueiras no ano passado.

Depois, tem também a segunda edição do Oakley apresenta Rio Surf Pro International na praia do Arpoador, de 5 a 11 de outubro na capital carioca. Já o tradicional Onbongo Pro Surfing ainda aguarda sua confirmação para os dias 13 a 18, podendo até mudar da praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), onde foi realizado nos três últimos anos.

Etapas do ASP South America Surf Series

2 estrelas – Movistar Pro San Bartolo Peru – Rafael Pereira (Ven) foi o vencedor.
5 estrelas – Hang Loose Pro Contest – Bruno Santos (Bra) venceu em Fernando de Noronha (PE).
3 estrelas – Rusty Arica Pro Challenge – Gabriel Villaran (PER) foi o campeão no Chile.
7 a 12/7 – 6 estrelas – Maresia Surf International - Gabriel Medina foi o campeão em Florianópolis (SC).
14 a 19/7 - 6 estrelas - Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro - Neco Padaratz venceu em Itaúna (RJ).
28 a 4/9 – 6 estrelas – Local Motion Guarujá Surf Pro na praia do Tombo, Guarujá (SP).
05 a 11/10 – 6 estrelas – Oakley apresenta Rio Surf Pro International, praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
13 a 18/11 – 6 estrelas a confirmar – Onbongo Pro Surfing na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

Ranking sul-americano da ASP South America depois de cinco etapas
1 Neco Padaratz (SC) – 4.688 pontos
2 Leonardo Neves (RJ) – 4.031
3 Hizunomê Bettero (SP) – 3.713
4 Willian Cardoso (SC) – 3.700
5 Márcio Farney (CE) – 3.463
6 Gabriel Medina (SP) – 3.375
7 Jadson André (RN) – 3.250
7 Marcelo Trekinho (RJ) – 3.250
9 Bruno Santos (RJ) – 3.188
10 David do Carmo (SP) – 3.150

Nenhum comentário:

Postar um comentário