quarta-feira, 22 de julho de 2009

Triagem de gala para abrir o SuperSurf de Ubatuba!!!

Por João Carvalho - Assessoria de Imprensa do SuperSurf - 22/07/09 - 13:00 - Fonte: ABRASP




Neco Padaratz competindo no SuperSurf da Bahia. (Foto: Nilton Santos / SuperSurf).

Com a primeira chamada marcada para as 8 horas da quinta-feira na Praia de Itamambuca. Embalado pelas duas finais seguidas nas etapas do WQS realizadas nas duas últimas semanas, inclusive ganhando a encerrada em Saquarema no sábado, o catarinense Neco Padaratz é uma das atrações.

Outra é o bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que até o ano passado defendeu o Brasil na elite mundial do ASP World Tour. Oito surfistas vão brigar pelas duas vagas que completam o quadro de 48 participantes da categoria masculina.

Já as 18 da feminina estão definidas e a ubatubense Camila Cássia volta a ser convidada para defender o terceiro lugar no ranking.

Mas, o grande destaque entre as meninas é outra surfista de Ubatuba, Suelen Naraisa. Ela venceu a primeira etapa na Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP), lidera a corrida pelo título feminino e também ganhou as duas últimas edições do SuperSurf na Praia de Itamambuca.

O inédito tri consecutivo pode vir nesta semana. Suelen ainda tem uma vitória em 2005 e um vice-campeonato em 2003, quando perdeu a bateria decisiva para a tetracampeã brasileira Tita Tavares, mas ela já deu o troco na cearense em 2008.

“Este lugar é maravilhoso! Temos todos os tipos de onda em Itamambuca, direitas, esquerdas, cavadas, gordas, longas, curtas”, destaca Suelen Naraisa, que recentemente esteve fazendo uma surf trip nas Ilhas Maldivas, onde diz ter surfado as melhores ondas da sua vida.

“Tenho treinado bastante e as expectativas são as melhores possíveis. Hoje tenho certeza de que aprendi a surfar em Itamambuca e sei que todos vão estar torcendo para mim lá”.

As meninas também estarão de prontidão para a chamada das 8 horas da quinta-feira, pois elas podem inaugurar o SuperSurf de Ubatuba, dependendo das condições do mar no primeiro dia.

Mas, normalmente as etapas estão sendo iniciadas com as triagens masculinas e Neco Padaratz está escalado na primeira bateria do dia com o carioca Leandro Bastos, o pernambucano Alan Donato e um convidado da Associação Ubatuba de Surf (AUS) a ser definido. Na segunda, o carioca Leonardo Neves pega o cearense Pablo Paulino, o paulista Flávio Nakagima e o catarinense Felipe Ximenes.

Neco Padaratz estava morando na Califórnia (EUA) para fazer um tratamento das dores crônicas nas costas. Seu retorno as competições no Brasil foi nas triagens do SuperSurf na Bahia, que sediou a segunda etapa na Praia de Stella Maris, em Salvador.

Ele venceu a final da triagem e depois derrotou o também catarinense Guga Arruda na primeira fase e barrou o atual campeão brasileiro Gustavo Fernandes na segunda. Só não passou pelo baiano Wilson Nora nas oitavas-de-final.

Depois, Neco competiu também como convidado da etapa brasileira do ASP World Tour e fez bonito de novo, perdendo apenas para o líder disparado do ranking, o australiano Joel Parkinson. Mas, o melhor ainda estava por vir nas duas provas seguidas do WQS.

Na primeira, em casa, chegou na final e só não teve como superar o inspirado paulista Gabriel Medina, que na Praia Mole de Florianópolis se tornou o surfista mais jovem a vencer uma etapa do WQS, com 15 anos de idade.

No entanto, a ótima forma de Neco Padaratz foi comprovada em Saquarema (RJ). Com grandes apresentações na Praia de Itaúna, ele foi liquidando os adversários que encontrou pelo caminho até bater o paulista Hizunomê Bettero na grande final para voltar a comemorar o título de uma etapa do Circuito Mundial.

Agora, o desafio para ele é repetir o feito no SuperSurf, circuito que o acolheu em seu retorno ao Brasil, com a Editora Abril, que organiza a Divisão Principal do Circuito Brasileiro desde sua criação no ano 2000, garantindo-lhe convite para essa e para as duas últimas etapas.
O catarinense tem até chances matemáticas de brigar pelo título brasileiro.

A disputa está aberta ainda, com o SuperSurf de Ubatuba inaugurando a reta final da temporada na Praia de Itamambuca até domingo. O paraibano Jano Belo ganhou o primeiro desafio do ano no Guarujá e lidera o ranking. O gaúcho Daison Pereira venceu a segunda etapa em Salvador e assumiu o segundo lugar, com o campeão brasileiro Gustavo Fernandes dividindo a terceira posição com o cearense Messias Félix. Mas, quem vai defender o título desta terceira etapa é o ubatubense Renato Galvão, que quer entrar na briga.

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SUPER SURF 2009, o circuito nacional mais rico do mundo, que é realizado com co-patrocínio da marca Nicoboco, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Claro, além de apoio da Revista Fluir e do site Waves.Terra.

Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). Todas as etapas são transmitidas pelo http://www.supersurf.com.br e www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também passando ao vivo pela ESPN Brasil. Esta terceira também conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf (AUS).

CAMPEÕES DO SUPER SURF EM UBATUBA:

2008 – Renato Galvão (SP) e Suelen Naraisa (SP)
2007 – Jihad Khodr (PR) e Suelen Naraisa (SP)
2006 – Odirlei Coutinho (SP) e Tita Tavares (CE)
2005 – Odirlei Coutinho (SP) e Suelen Naraisa (SP)
2004 – Pedro Muller (RJ) e Silvana Lima (CE)
2003 – Leonardo Neves (RJ) e Tita Tavares (CE)
2002 – Andreas Eduardo (SC) e Andréa Lopes (RJ)
2001 – Dunga Neto (CE) e Andréa Lopes (RJ)
2000 – Tadeu Pereira (SP) e Jacqueline Silva (SC)

TRIAGENS DO SUPERSURF DE UBATUBA:

1.a: Leandro Bastos (RJ), Alan Donato (PE), Neco Padaratz (SC) + convidado de Ubatuba
2.a: Pablo Paulino (CE), Flávio Nakagima (SP), Felipe Ximenes (SC), Leonardo Neves (RJ)

PRIMEIRA FASE DO EVENTO PRINCIPAL:

01: Jorge Spanner (RJ) x Beto Mariano (SC)
02: Victor Ribas (RJ) x Guilherme Ferreira (SC)
03: Fábio Carvalho (SC) x Saulo Junior (SP)
04: Davi de Jesus (SC) x Ulisses Meira (PB)
05: Thiago de Sousa (CE) x Adilton Mariano (CE)
06: Bruno Moreira (SP) x Tomas Hermes (SC)
07: Heitor Pereira (SP) x Péricles Dimitri (PR)
08: Diego Rosa (SC) x Fábio Silva (CE)
09: Guga Arruda (SC) x Diego Santos (SP)
10: Guilherme Herdy (RJ) x Danylo Grillo (SP)
11: Halley Batista (PE) x Franklin Serpa (BA)
12: Hizunomê Bettero (SP) x Bruno Santos (RJ)
13: David do Carmo (SP) x Marcelo Trekinho (RJ)
14: Danilo Costa (RN) x Márcio Farney (CE)
15: Flávio Costa (BA) x classificado nas triagens
16: Rudá Carvalho (BA) x classificado nas triagens

SEGUNDA FASE – cabeças-de-chave por ordem de sequência das baterias:

1.a André Silva (CE)
2.a-Michel Roque (CE),
3.a-Edvan Silva (CE),
4.a-Messias Félix (CE),
5.a-Pedro Henrique (RJ),
6.a-Peterson Rosa (PR),
7.a-Odirlei Coutinho (SP),
8.a-Jano Belo (PB),
9.a-Gustavo Fernandes (RJ),
10.a-Beto Fernandes (SP),
11.a-Wilson Nora (BA),
12.a-Tânio Barreto (AL),
13.a-Willian Cardoso (SC),
14.a-Jean da Silva (SC),
15.a-Daison Pereira (RS)
16.a-Renato Galvão (SP)

PRIMEIRA FASE FEMININA – classificam-se as duas primeiras de cada bateria:

1.a: Nathalie Martins (PR), Gabriela Teixeira (RJ), Marina Werneck (SC)
2.a: Diana Cristina (PB), Krisna de Souza (RN), Erica Prado (BA)
3.a: Suelen Naraisa (SP), Juliana Quint (SC), Gabriela Ribeiro (RJ)
4.a: Tita Tavares (CE), Luana Coutinho (SP), Chantala Furlanetto (SC)
5.a: Andréa Lopes (RJ), Gabriela Leite (SC), Bruna Queiroz (SP)
6.a: Taís de Almeida (RJ), Camila Cássia (SP), Brigitte Mayer (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário