domingo, 5 de julho de 2009

Maresia International - Ações sócio-ambientais agitam WQS

Por Roberto Pierantoni em 05/07/2009 16:52 - fonte: WAVES


Cartaz do Maresia Surf International WQS 2009. Foto: Divulgação.



Não são apenas surfistas que movimentarão o Maresia Surf International WQS 2009 que rola entre os dias 7 e 12 de julho, na praia Mole, Florianópolis (SC).

A etapa seis estrelas da divisão de acesso do Circuito Mundial da ASP (Association of Surfing Professionals) terá também ações culturais, ambientais e de inclusão social.

"Não podíamos organizar um evento deste porte e contemplarmos apenas atletas, patrocinadores e mídia”, afirma Bira Schauffert, promotor e diretor de prova do Maresia Surf International desde 1998.

A competição pretende reunir 150 dos principais nomes do surf mundial.

Entre as ações programadas esta a doação de óculos de grau para crianças da Bacia da Lagoa, onde fica localizada a praia Mole.

Cerca de 250 alunos da 1ª à 9ª séries do ensino fundamental de escolas municipais da região estão sendo examinadas por um corpo de médicos oficiais do Exército Brasileiro. A expectativa dos voluntários é que 40% deles precisem de óculos.

"A idéia inicial é que os óculos sejam entregues na manhã de sábado, dia 11 de julho”, diz Bira.

O Projeto Tamar também estará presente na praia Mole. A entidade conhecida nacionalmente por seu trabalho de preservação das tartarugas irá conscientizar os frequentadores do local para a importância de se cuidar da meio ambiente.

Na ação, o Tamar contará com uma tenda costumizada (doada pela Maresia), cinco tartarugas em tamanho real feitas em fibra de vidro e 16 painéis que explicam como vivem estes animais.

Outras atividades sócio-ambientais serão: campanha de gestão ambiental coordenada pela bióloga Fabiola Micheloni, da empresa Geosustentável, com alunos da Escola Municipal da Barra da Lagoa e a campanha "Surfista Doador” em que o Hemosc de Santa Catarina fará um trabalho de conscientização durante o evento para posterior coleta de sangue de atletas, público e pessoas envolvidas na organização da competição.

A campanha de doação de óculos para a região da Lagoa da Conceição é um incentivo da Rotary Club Florianópolis Lagoa, Hospital da Guarnição de Florianópolis do Exército Brasileiro, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Maresia.
O Maresia Surf International 2009 é patrocinada pela marca de surfwear Maresia em conjunto com o Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte, em parceria com a Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte.

Realização: Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Fundação Municipal de Esportes, Fercasurf e Associação de Surf da Praia Mole.


Apoio: Praia Mole Eco Village Resort, Jamaica Surf Shop, Tent Beach, Aloha, Fissura, Planeta Surf, Ecológica, Surf Trip, Sumatra, Bahamas, Bali, New Look, Mabuya, Tow Side e Movie Action. Cobertura: Revista Fluir, Jornal Drop, Waves, O Solto e rádio Jovem Pan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário