segunda-feira, 20 de julho de 2009

G-Land - Esquerda da selva

Por Sylvio Mancusi - 20/07/09 - 12:46 - Fonte: WAVES

Sylvio Mancusi escondido em G-Land. Foto: Bia Silveira.
A lendária esquerda de Grajagan, localizada em meio à selva da ilha de Java, Indonésia, marcou o ápice das carreiras e almas de lendas do surf, como Gerry Lopez e Peter Mccabe.

Clique aqui para ver o vídeo
Clique
aqui para ver as fotos

Dizem que eles surfaram essa onda sozinhos por cerca de cinco anos com o local indonesiano Made Kasin, no final dos anos 70 e começo dos 80.

Três décadas se passaram e nada mudou, ou melhor, só o número de surfistas que intitulam G-land como uma das melhores ondas do mundo. E não só os surfistas como também os bodyboarders, que pegaram altas ondas no último swell.

As mulheres dos surfistas, além de companheiras nos campings de G-Land, hoje em sua maioria também surfam.

Destaques para Gabi, mulher de Antônio Portinari, que pegou algumas das melhores ondas das séries com seu bodyboard em Launching Pads e para Monica Trajano, que deu várias quedas na onda alternativa de ''Tiger Tracks'', junto de seu marido Rodrigo e da companheira japonesa, Yokiko, que também passava as férias com seu namorado.

No último swell, muitos brasileiros se dirigiram para a ilha de Java. A familia Trajano (Rodrigo e Monica), a familia Teixeira (Pato, Fabiana e Belinha ''Nalu''), o carioca Alex Cohen e o legend Fabio de Biase, mais conhecido como ''Mobral''.

Muitos outros surfistas procuravam ingredientes simples como altas ondas, boa comida e acomodação em uma selva acolhedora, como a galera de Guaratiba (RJ), composta por Marcelo, Marquinhos, Fabio e Armandinho, junto com o paulista Renato, que havia surfado ali em 1989 e hoje mostrava o pico para seu filho Gabriel de 17 anos.

Conhecido como Mobral, Fabio de Biase é figura constante no pico há 30 anos e participou de barcas épicas, regadas a um crowd praticamente nulo na companhia de Lopez, Mccabe e o prório dono do Bob’s Camp: Bobby Radiasa.

"Essa onda tem uma magia que faz com que todos que pisem em G-Land voltem de novo. Mesmo tendo surfado aqui nos anos 80 somente na companhia de meu colega carioca, Antônio Martins ''Ianzinho'', continuo amarradão dividindo o line-up com mais dezenas de cabeças na água. G-Land e seus múltiplos picos lembram o coração de mãe, onde sempre cabe mais um'', diz Mobral.

Salões constantes fazem a cabeça da galera no pico. Foto: Bia Silveira.


Com séries variando de 1,5 a 2,5 metros, a onda acolhe todos níveis surfísticos, afinal o drop tranquilo no Lanching Pads ou Money Trees regado a um fraco vento terral, sempre encoraja aqueles que tentam a sorte no tubo de Speedies.

Altos e baixos fazem parte do ritual. Muitas pranchas se partem a cada sessão. Chorei ao partir minha prancha mágica, uma 6’8" DHD, logo no primeiro dia, mas nada tirava o sorriso do meu rosto depois de longos passeios com minhas guns pelas lisérgicas paredes verdes.

O negócio é ficar ligado na hora da maré baixa, pois o fundo é lotado de ouriços e animais marinhos de todas as espécies, até pequenas cobras venenosas.

Havaianos, australianos, californianos, além de surfistas de todas nacionalidades, cores e religiões curtem o local com altas ondas e ótimo alojamento.

Cada semana em G-land é singular! Viva G-land!

Deus abençoe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário