segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Vamos defender nossas ondas" - Ondas da Beira-Mar de Fortaleza, ameaçadas.

Por Redação Camerasurf - 20/07/09 - 12:26 - Fonte: Camerasurf




Estaleiro ameaça praias no Ceará - Foto: Divulgação



Lendo meu jornal neste sábado, dei de cara com uma matéria na capa onde o destaque era o a construção do Estaleiro do Ceará.

Esta notícia com certeza passou despercebida pela a maioria dos moradores, alguns até estão achando o máximo à idéia, mas com certeza a comunidade do surf, que tem uma estima muito grande por aqueles picos devem estar indignados e com as cabeças queimando para tentar fazer alguma coisa para impedir mais uma obra em destruição das ondas do estado.

Quando cheguei a Fortaleza há uns 5 anos atrás, me deparei com um mar em plena Beira Mar que não acreditei ondas de 0,5 a 1,0 metro quebrado perfeitas em um fundo de coral, as linhas entravam perfeitas e se entendiam uns 300 metros até acabar na frente do Clube Náutico.

Com o passar do tempo passei a conviver com a galera local, e as histórias que surgiam eram impressionantes, ondas perfeitas de até 6 pés quebravam naquela bancada de coral, desde o pico do Apito, até o Diários.

Para vocês terem uma idéia a extensão da Beira Mar de Fortaleza, tem 3 km onde por todos os dias transitam milhares de pessoas, fazendo sua caminhada ou corrida diária.

Mas o maior tesouro não esta ali na calçada, mas sim no mar, o fundo dos 3 km da beira mar são formados por coral, o que deixa a formação das ondas perfeitas e quem já fez um sessão de surf ali, sabe que a qualidade da onda é internacional.

Estas ondas em conjunto com o Ideal, famoso pico dos anos 80, funcionavam perfeitas e a galera das antigas tem altas lembranças daquelas ondas. Devido a um projeto de aterro a Praia de Iracema, e a construção de barreiras, para beneficiar o Porto e alguns outros interessados, a onda do Ideal Acabou, e as ondas da Beira Mar, estão cada vez mais escassas.

As autoridades de Fortaleza já acabaram com diversas ondas, a lendária Imbinhoara ( Praia Mansa), era um mini-Nias ( Famosa Direita na Indonésia), os surfistas da década de 70, descreviam o pico como um das pérolas do Atlântico, e por interesse das autoridades, a onda hoje quebra somente em dias épicos, e mesmo assim é quase impossível surfa - lá, pois para poder pegar seus tubos perfeitos, o aventureiro precisa driblar seguranças e a polícia, pois o pico hoje é proibido para surfistas.

O que me deixa mais indignado, é que não é feito nenhum estudo ambiental, e o que impera são os interesses econômicos, hoje vemos picos como Icaraí sendo devastados pelo mar quando há grandes variações de marés, e isto tudo esta acontecendo no Estado, pois a as autoridades não fazem um estudo especifico para construir estas barreiras.

Convoco toda a comunidade surf local, a comentar esta matéria deixando um comentário nesta matéria, e estamos organizando uma passeata e vamos fazer um abaixo assinado, exigindo que seja feito um estudo onde todos possam ser beneficiados por esta construção, tanto o interesse público, como o interesse dos moradores, surfista e meio ambiente.

Vale a pena ressaltar que a Cosntrução deste Estaleiro Ceará, irá render aos cofres públicos o faturamento anual de U$$ 150 a 200 milhões.

2 comentários:

  1. eu acho um absurdo,o gaverno so visa o dinheiro e nao quer saber nem um pouco da natureza e da qualidade de vida do cidadao cearense

    ResponderExcluir
  2. Acho que o estaleiro vai trazer mais benefícios do que prejuízos! o litoral de Fortaleza é muito grande e com certeza vocês vão encontrar outro lugar pra 'brincar' com as suas pranchas!!

    ResponderExcluir