sexta-feira, 17 de julho de 2009

Prêmio ESPY - Maya é a esportista do ano

Por Daniel Vianna em 17/07/2009 11:58 - Fonte: WAVES




Maya Gabeira comemora a premição. Foto: Ryan Snyder / MidiaBacana.

A carioca Maya Gabeira foi a grande vencedora do prêmio ESPY na categoria "Melhor Performance Feminina em Esportes de Ação".

Maya concorreu contra grandes nomes do esporte radical, como a australiana Torah Bright (snowboard), a norte-americana Ashley Fiolek (motocross) e a canadense Sarah Burke (ski).

Ela coloca seu nome ao lado de outros grandes atletas que já venceram o premiação, como Tiger Woods, Michael Phelps, Pete Sampras, Roger Federer, entre outros. A surfista brasileira, que reside maior parte do ano no Hawaii para treinar e surfar as grandes ondas, vibrou muito ao ganhar o troféu, que pode ser comparado a um Oscar do esporte mundial.

"Eu fiquei surpresa, mas muito feliz," diz Maya. "Foi engraçado, porque rola um show em meio a premiação. Durante o intervalo do show vieram me chamar no meu lugar e me levaram pro backstage. Chegando lá, me entregaram o prêmio e a jornalista da ESPN veio me entrevistar. Olhei o troféu com meu nome e a ficha não caiu. Perguntei pra ela se eu realmente venci e ela me perguntou se não tinham me avisado que eu havia ganhado," contina a surfista.

"Como são 37 categorias, nesse intervalo do show rolava um vídeo com os highlights de 10 a 15 categorias diferentes e foi quando passou meu nome e as minhas ondas junto com o vídeo da tenista, do Shaun White, entre outros, anunciando os vencedores. Aí durante a entrevista é que eu fui realizando a vitória, depois voltei para o show com o troféu e foi um sentimento muito bom. Fiquei a mil, liguei para a família, para amigos, para todo mundo," conclui ela.

"Fiquei muito mais feliz por ser uma premiação por voto popular. Estava concorrendo contra nomes de peso e ganhar por votação me fez sentir bastante forte. É muito bom saber que tem gente que admira meu trabalho, que votou por mim e que torce pelo meu sucesso. É uma satisfação muito grande," agradece a surfista brasileira.

O ESPY está em sua 17a edição e é uma mega premiação do esporte feita com voto popular pela internet. É um prêmio anual da ESPN que condecora as principais atletas, jogos, jogadas, entre outros temas do esporte americano e mundial no ano.

São 37 categorias em que os atletas, de diversas categorias, disputam o título de melhor do ano. A cada edição um atleta ou artista de destaque é o mestre de cerimônia, este ano foi o ator Samuel L. Jackson.

A votação havia começado no dia 25 de junho e foi até o dia 11 de julho. A entrega do prêmio aconteceu na última quarta-feira (15/7), no Nokia Theater em Los Angeles e vai ao ar no canal americano somente no dia 19 de julho.

O único brasileiro que já havia vencido foi Ronaldinho em 2006, na categoria "melhor jogador de futebol" (que não é uma categoria constante, não é sempre realizada). O tenista Gustavo Kuerten já foi indicado duas vezes mas não levou. A primeira para Pete Sampras e a segunda para Lleyton Hewitt.

Além de Maya, outros três brasileiros haviam sido indicados ao ESPY neste ano, mas nenhum saiu vencedor. Anderson Silva do MMA (categoria melhor lutador), Helio Castro Neves (categoria melhor piloto - é piloto de fórmula Indy) e a Marta (categoria melhor atleta feminina internacional - jogadora de Futebol), perderam respectivamente para Manny Pacquiao (boxe), Jimmie Johnson (nascar) e Lorena Ochoa (golf).

Este ano o maior vencedor foi o campeão olímpico Michael Phelps. Além de impedir que o Tiger Woods vencesse pela sexta vez na categoria "melhor atleta masculino", ele ainda levou os troféus de "melhor performance com quebra de recorde", "melhor performance em campeonato" e "melhor atleta olímpico masculino".

Nenhum comentário:

Postar um comentário