quarta-feira, 8 de julho de 2009

Laje da Jagua (SC) em degraus

Por Fabiano Tissot - Jaguaruna - SC - 08/07/09 - 17:37 - Fonte: SurfGuru




Plinio Cruz - Laje do Jagua (SC) - foto: Mauricio Drunn

O mesmo swell que movimentou a abertura do circuito mundial do Brasil em Imbituba, o trials do campeonato de tow in em Maresias e boa parte do litoral brasileiro, também balançou Jaguaruna, Sul de Santa Catarina.

Fabiano Tissot - Laje do Jagua (SC) - foto: Mauricio Drunn
A equipe da Atowinj – desta vez integrada por Thiago Jacaré, Plinio Cruz, André Paulista, Fabiano Tissot, Carlos Battastini e o fotógrafo Mauricio Drunn – deslocou-se para o alto-mar a fim de surfar as pesadas direitas da Laje que rolam a 5,3 km de distância da praia.

Paulista - Laje do Jagua (SC) - foto: Mauricio Drun


A maré estava muito seca, fazendo com que os tradicionais degraus no meio da parede aparecessem de forma ainda mais imprevisível, o que ocasionou alguns momentos surpreendentes, com destaque para duas ondas de Andre Paulista, que depois de voar lá de cima na parte mais crítica da seção, levando um caldo perigoso, retornou pra surfar outra craca na sequência.
Plinio Cruz - Laje do Jagua (SC) - foto: Mauricio Drunn

As séries demoravam para aparecer e era quase impossível prever a leitura das ondas e essa é uma característica básica desse pico, que dificulta muito o surfe e a rebocagem, já que quando elas batem na pedra podem tanto formar um tubo seco, como um lip amassado, bem como vir com um bom tamanho, mas correr de forma gorda por fora da bancada.

Paulista - Laje do Jagua (SC) - foto: Mauricio Drunn

O certo é que só tentando surfá-las saberemos o que realmente rola ali, mas, no fundo, temos certeza de que além de uma montanha submersa, a Jagua possui uma das maiores e mais fascinantes ondas do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário