sexta-feira, 10 de julho de 2009

Maresia Surf International - Medina acima da média

Por Ader Oliveira em 10/07/2009 17:37 - Fonte: WAVES
Gabriel Medina levanta platéia na terceira fase do Maresia Surf International. Foto: Daniel Smorigo

O paulista Gabriel Medina roubou a cena na terceira fase do Maresia Surf International 2009, etapa de nível 6 estrelas do WQS que rola na praia Mole, Florianópolis (SC).

Clique aqui para ver as fotos de ação

Clique
aqui para ver as fotos dos bastidores

Em boas ondas de até 1 metro, Medina abusou dos tubos, aéreos e rabetadas para registrar o maior somatório da competição até o momento, 18.67 pontos em vinte possíveis.

"Consegui achar duas esquerdas muito boas. Só tenho a agradecer a Deus por estar no lugar certo e na hora certa. Pude exibir meu surf e era isso o que queria", comenta o paulista.

O surfista cresceu bastante de produção e apresentou um surf bem superior ao que vinha exibindo na prova.

"Mudei de quilha, não sei se isso influenciou muita coisa, até porque o mar aumentou e hoje está bem melhor, tem altas esquerdas. Está muito bom", diz Medina.

O atleta de apenas 15 anos não dá mole aos adversários e faz a mala dos surfistas mais experientes. "Eu entro sem pressão, como se fosse fazer um free surf. Ainda bem que está dando tudo certo e estou passando as baterias. Tomara que continue dando certo", conclui Medina.

Quem também encontrou o caminho dos tubos para avançar na praia Mole foi o catarinense Jean da Silva. Atual 21o colocado no ranking, Jean fez a festa da torcida ao descolar 9.10 e 7.17.

"No começo da bateria peguei tubo logo em minha primeira onda, mas depois fiquei meio perdido. Os três competidores ficaram
brigando pelo pico atrás das ondas também. Eric Rebiere não pegou quase nenhuma onda e Davi do Carmo e Adilton Mariano ficaram se batendo na disputa pela segunda posição",
diz Jean.

Jean da Silva, Maresia Surf International 2009, praia Mole, Florianópolis (SC). Foto: Daniel Smorigo.


"No final consegui pegar mais um tubo e mandei duas manobras pra finalizar. Fiquei amarradão porque tinha muita gente aqui torcendo por mim no campeonato. Stewson Crippa estava me posicionando no pico, assobiando quando vinha a série. A próxima fase vai ser amanhã, estou confiante e espero conseguir um bom resultado", conclui o catarinense.

Também de Santa Catarina, Willian Cardoso bombardeu as ondas da praia Mole para somar 7.33 e 8.73 na vitória sobre o norte-americano Austin Ware, o cearense André Silva e o paulista Odirlei Coutinho.


Willian Cardoso bombardeia as ondas da Mole para avançar ao quarto round. Foto: Aleko Stergiou.

Entre os estrangeiros, o havaiano Dusty Payne deu um verdadeiro show e arrancou 7.70 e 9.40 para avançar junto com o pernambucano Halley Batista, segundo colocado.

O confronto reuniu ainda o ex-top da elite mundial Cory Lopez e o australiano Adam Melling, atual vice-líder do WQS.

"Graças a Deus o vento virou e está favorecendo quem surfa de frontside para a direita. Consegui encaixar meu surf em duas direitinhas ali que me renderam boas notas. Estou amarradão, sem peso algum na consciência. Vou firme para os próximos rounds e que seja feita a vontade de Deus", diz Halley.

O atleta vem dando show em 2009, subindo ao pódio em diversas etapas do circuito nordestino. Halley tem duas vitórias e lidera o ranking regional.

"Estou mais focado, fazendo meus equipamentos no tempo certo, surfando com boas pranchas e isso com certeza faz a diferença", acredita o atleta.

Na terceira fase do Maresia Surf International, a presença de três fortes adversários estrangeiros não intimidou o atleta. "Não penso nos adversários que vou enfrentar nas baterias. Pra mim é tudo lycra ali ao meu lado e tento fazer o meu melhor. Graças a Deus venho obtendo bons resultados este ano", conclui Batista.

Jadson vice-líder - A última bateria da terceira fase contou com uma virada emocionante do potiguar Jadson André.

Jadson André vira bateria na última onda e assume vice-liderança do WQS. Foto: Aleko Stergiou.

O potiguar travou um duelo acirrado com o pernambucano Bernardo Pigmeu. Quando Pig partiu pra marcar o potiguar, uma esquerda despontou no horizonte.

Pigmeu vinha chegando com tudo e por muito pouco não forçou Jadson a sair do pico. O potiguar teve tempo pra pegar a onda salvadora e desferiu uma forte batida de frontside, uma rasgada e mais uma batida na espuma, arrancando 5.20 pontos dos 4.17 que precisava.

Em primeiro ficou o franco-brasileiro Patrick Beven, que posicionou-se muito bem no outside e soltou o pé nas esquerdas da praia Mole.

"Procurei surfar num pico mais afastado e que vinha dando boas ondas. Queria garantir logo minha classificação porque sabia que Jadson poderia virar ali a qualquer momento dando um aéreo", diz Patrick, que já venceu uma prova na praia Mole em 2003.

"Aqui eu me sinto em casa. Moro na França há vários anos, mas sou brasileiro e fico à vontade aqui. Já tive a oportunidade de vencer dois eventos do WQS aqui em Florianópolis, um deles na praia Mole, então é um lugar em que meu surf se encaixa muito bem", diz Beven.

A direção do Maresia Surf International 2009 promove uma chamada às 7:30 horas deste sábado para avaliação das condições do mar na praia Mole.

Quarta rodada do Maresia Surf International 2009

1 Dusty Payne (Haw), Miguel Pupo (Bra) e Leonardo Neves (Bra)

2 Halley Batista (Bra), Beto Mariano (Bra) e Nathan Yeomans (EUA)

3 Gabriel Medina (Bra), Willian Cardoso (Bra) e Shaun Ward (EUA)

4 Tanner Gudauskas (EUA), Austin Ware (EUA) e Brett Simpson (EUA)

5 Jean da Silva (Bra), Matt Wilkinson (Aus) e Patrick Gudauskas (EUA)

6 Márcio Farney (Bra), Joan Duru (Fra) e Davi do Carmo (Bra)

7 Neco Padaratz (Bra), Jarrad Howse (Aus) e Jadson André (Bra)

8 Peterson Crisanto (Bra), Luel Felipe (Bra) e Patrick Beven (Fra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário