domingo, 26 de julho de 2009

SuperSurf - Messias Félix é o cara

Por Ader Oliveira em 26/07/2009 13:32 - Fonte: WAVES



Messias Félix é campeão do SuperSurf em Itamambuca, Ubatuba (SP). Foto: Aleko Stergiou.

Em final 100% cearense, Messias Félix deu um verdadeiro show nas ondas de Ubatuba (SP) para derrotar Márcio Farney na terceira etapa do circuito, finalizada neste domingo, em boas ondas de 1,5 metros na praia de Itamambuca.

Clique aqui para ver as fotos de ação
Clique
aqui para ver as fotos de ambiente

É a primeira vitória de Messias na divisão de elite do surf brasileiro. Além de embolsar R$ 20 mil, o atleta de Fortaleza assume a liderança do circuito.

Na decisão, Félix desferiu fortes patadas de backside logo na primeira onda para arrancar 8.00 pontos dos juízes.

Em seguida, o surfista soltou uma rasgada e atacou a junção de uma esquerda que rendeu 6.73, deixando Farney precisando de uma combinação no total de 14.74 pontos.

"Estou muito feliz. Fiquei meio triste na Bahia por ter perdido a final, mas depois entendi que era da vontade de Deus. A final foi mais emocionante ainda por ter sido contra um cearense, um grande amigo, e em altas ondas. Felizmente consegui vencer e agora vou partir em busca do título brasileiro", diz Messias, que falou também sobre o trabalho com o técnico Gabriel Macedo.

"É muito importante, você pode corrigir vários erros que vem cometendo. Aqui mesmo eu dei alguns vacilos nas outras baterias e ele me ajudou a corrigir isso. Quero agradecer a ele e a todas as pessoas que apoiam, como Pena (patrocinador), Thiago Bastos Cunha (shaper), minha família e meus amigos", diz o cearense.

A final 100% cearense também foi motivo de comemoração para Farney. "Eu estou muito feliz. Eu e Messias competimos juntos desde crianças, parecia até uma final de amador. Já fazia 10 anos que eu não chegava a uma final do Circuito Brasileiro Profissional e queria a vitória, mas os pontos do segundo lugar são importantes também para o meu objetivo, de continuar no SuperSurf", afirmou Farney à assessoria de imprensa do SuperSurf.

Márcio Farney arrebenta e fica com o vice-campeonato. Foto: Aleko Stergiou.




Nas semifinais, Félix bateu o carioca Pedro Henrique e Farney passou pelo catarinense Willian Cardoso. Messias competiu muito bem e não deu mole na escolha de ondas para somar notas 6.00 e 6.53, contra 6.67 e 4.77 de Pedrinho, que vinha dando show na prova.

Farney também deu show de tática e arrebentou as ondas de Itamambuca na vitória sobre Willian, outro que era apontado como favorito ao título.

O cearense começou melhor com 6.83 numa esquerda, enquanto Willian foi para a direita e somou 5.33. Em seguida, uma situação polêmica definiu o resultado da bateria. Farney pegou uma direita e Willian também foi de frontside numa onda mais adiante.

Porém, a onda emendou uma com a outra e, como a prioridade pertencia ao cearense, a nota de Willian foi anulada pelos juízes.

Com 5.67 pontos, Márcio Farney ampliou a vantagem e deixou Willian precisando de 7.17 para vencer.

O catarinense até tentou reagir, mas não conseguiu retornar a tempo ao outside e terminou a bateria com apenas uma nota.

"Mais uma vez bati na trave, desta vez por uma questão de disputa de prioridade. Entrei com um protesto depois da final, alegando que não era a mesma onda. Antes da final, os juízes analisaram as duas ondas, a minha e a do Farney, e a decisão ficou na mão deles", diz Willian.

"Somente um dos cinco juízes achou que eram duas ondas diferentes. É uma pena, fica meio difícil engolir mais uma vez a trave, mas estamos aí na briga pelo título e quero agradecer a todos que estavam torcendo por mim e me apoiando", conclui o catarinense, que este ano ficou em terceiro no SuperSurf do Guarujá e repetiu a performance no WQS de Saquarema.

Willian Cardoso perde em semifinal polêmica. Foto: Aleko Stergiou.


Em depoimento à assessoria de imprensa do SuperSurf, Pedro Henrique comentou a derrota para Messias Félix na semifinal.

"Tinha onda boa, só que estava bem difícil de escolher. Às vezes, as ondas menores são melhores, mas algumas também fecham rápido, então estava difícil de achar as que abriam mais para as manobras. Messias pegou uma boa bem embaixo de mim, a prioridade de escolha ainda era minha, mas não tive como chegar perto dela e isso acontece", contou Pedrinho.



Pedro Henrique cai diante de Messias e fica em terceiro lugar. Foto: Aleko Stergiou.


O surfista é forte candidato ao título brasileiro e está na batalha para conseguir um patrocinador principal.

"Sem dúvida, é mais um bom resultado e mais uma oportunidade de subir no pódio para mostrar que estou sem patrocínio, tentando acordar os empresários para isso. Agora vamos para as próximas em busca deste objetivo. Tem mais duas etapas e pode mudar bastante coisa", concluiu o carioca.

Resultado da terceira etapa do SuperSurf 2009

1 Messias Félix (CE)
2 Márcio Farney (CE)
3 Pedro Henrique (RJ)
3 Willian Cardoso (SC)
5 Jano Belo (PB)
5 Renato Galvão (SP)
5 Heitor Pereira (SP)
5 Tânio Barreto (AL)
9 Rudá Carvalho (BA)
9 Beto Fernandes (SP)
9 Jean da Silva (SC)
9 Peterson Rosa (PR)
9 André Silva (CE)
9 Ulisses Meira (PB)
9 Diego Rosa (SC)
9 Wilson Nora (BA)

Ranking do SuperSurf 2009

1 Messias Félix (CE) 2.260 pontos
2 Jano Belo (PB) 2.220
3 Willian Cardoso (SC) 1.860
3 Pedro Henrique (RJ) 1.860
5 Daison Pereira (RS) 1.720
5 Tânio Barreto (AL) 1.720
7 Gustavo Fernandes (RJ) 1.660
8 Wilson Nora (BA) 1.630
9 André Silva (CE) 1.610
10 Rudá Carvalho (BA) 1.550
11 Renato Galvão (SP) 1.510
11 Michel Roque (CE) 1.510
11 Edvan Silva (CE) 1.510
14 Peterson Rosa (PR) 1.500
15 Heitor Pereira (SP) 1.430
16 Jean da Silva (SC) 1.400
16 Odirlei Coutinho (SP) 1.400


Nenhum comentário:

Postar um comentário