segunda-feira, 20 de julho de 2009

"BRA - BOYS" - Um filme de Sunny Abberton

Por Surfmovies - 20/07/09 - 15:00




Capa do filme - Foto: Reprodução



Quem surfa sabe que existe um código de conduta em praias onde você não é da turma dos locais. E sabe também que arrumar um pequeno desentendimento na água pode terminar em uma grande confusão na areia.

E, se não sabia, depois deste documentário vai ficar sabendo que se o qüiproquó for em Maroubra, na Austrália...Sunny Abberton, o diretor, é um Bra Boy - como são chamados os surfistas locais de Maroubra.

Em seu longa, ele mostra como a comunidade foi formada, os percalços pelos quais precisou atravessar e o apartheid social criado pelos efeitos da colonização inglesa.

Os laços de unidade, de protecionismo e de solidariedade foram se fortalecendo ao mesmo tempo em que o grupo ganhava as páginas policiais dos jornais locais e, mais tarde, as pautas de redes internacionais de televisão.

Pancadarias e desentendimentos com as autoridades locais eram uma constante nas areias de Maroubra.O documentário explora justamente a fama de meninos encrenqueiros dos Bra Boys e o respeito que eles conseguiram no mundo do surfe não pela má reputação, mas por suas manobras e ousadia nas ondas.

O centro do argumento são os três irmãos Abberton: Sunny, o diretor, que tenta manter a família sempre unida; Jai, que foi acusado de assassinato; e Koby, que ganhou projeção internacional em competições.O complicado de "Bra Boys" é não haver ainda legendas em português.

O filme foi lançado ano passado na Austrália, faturou bem e deve chegar ao Brasil só em 2009. Por isso, entender o inglês dos aussies, é uma tarefa difícil! Ainda bem que Russel Crowe, gladiador e narrador da história, tem um sotaque mais leve. No mais, é um belo documentário de surfe.

Há ondas gigantes, points arriscados (de verdade, impressionante!), contusões assustadoras e até uma divertida disputa pessoal de Koby com Kelly Slater.

click no linck para assistir ao trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=V1WF7upgLFU

Nenhum comentário:

Postar um comentário