sábado, 11 de julho de 2009

Saquarema Pro - WQS parte para o Rio

Por João Carvalho em 10/07/2009 11:59 - Fonte: WAVES



Saquarema está pronta para receber a competição. Foto: Pedro Monteiro.

O Maresia Surf International termina neste domingo (12/7) na praia Mole e da Ilha de Santa Catarina o Circuito Mundial parte para outro WQS 6 estrelas no Rio de Janeiro.

O Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro começa na próxima terça-feira (14/7) na praia de Itaúna, Saquarema, também conhecida como o Maracanã do surfe nacional pela potência de suas ondas. Neste domingo serão iniciadas as triagens, que na segunda-feira aponta os dois últimos participantes.

A única vez que a Cidade do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro sediou uma etapa do WQS foi em 1997, mas na praia da Vila e não no palco principal de Saquarema.

Victor Ribas foi o vencedor e no mesmo ano conquistou o título mundial do WQS. Ele está confirmado entre os 144 surfistas de 17 países que vão disputar os US$ 145 mil dólares e 2.500 pontos, o mesmo oferecido no Maresia Surf International na capital catarinense.

O Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro é mais uma realização da Adding Sports, mesma agência de eventos que no ano passado resgatou outro grande palco da história do surfe brasileiro, a praia do Arpoador, na capital carioca.

O Rio Surf Pro International apresentado pela Oakley no berço do esporte no país, será reeditado novamente com a etapa do WQS Feminino, entre os dias 5 e 11 de outubro no Rio de Janeiro. Será o segundo dos três 6 estrelas seguidos programados para a “perna brasileira de fim-de-ano”, que fecha o ASP South America Surf Series 2009.

“É um grande orgulho para todos envolvidos no projeto, viabilizar este evento em Saquarema, uma cidade que tem uma ligação muito forte com o surfe, conhecida mundialmente pela qualidade das ondas”, ressalta Sérgio Lindemann da Adding Sports.

“Trata-se de um evento importante para o nosso Estado, para a cidade também e certamente será uma competição de alto nível”, complementa o responsável pelo retorno do Circuito Mundial a Saquarema, adiantando que pretende manter a competição no calendário do WQS nos próximos anos.

Felipe Silveira, presidente da Rip Curl no Brasil, falou das expectativas para a estréia do evento. “Itaúna recebe grandes ondulações nesta época do ano, é um dos melhores "beach breaks" (fundo de areia) do Brasil, então esperamos um show de surfe em Saquarema. É um local com ótimas ondas, palco inclusive de uma etapa do WCT”, destaca Felipe, relembrando a única passagem do ASP World Tour por Saquarema em 2002, na última edição no estado do Rio de Janeiro. No ano seguinte, a etapa brasileira mudou para Santa Catarina e até hoje permanece em Imbituba.

No Rip Curl apresenta Coca-Coca Saquarema Pro competem surfistas de 17 países. A maioria é do Brasil, que preencheu 85 das 144 vagas do limite máximo de participação das etapas com nível 6 estrelas.

O maior esquadrão estrangeiro é o da Austrália com 17 atletas, seguido pelos Estados Unidos (14), África do Sul (5), França (4), Espanha (2), Tahiti (2), Nova Zelândia (2), Chile (2), México (2), Hawaii (1), Japão (1), Portugal (1), Alemanha (1), Argentina (1), Uruguai (1) e Porto Rico (1). São quase os mesmos que nesta semana disputaram o Maresia Surf International.

O Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro é uma realização da Adding Sports. Patrocínio: Coca-Cola, Rip Curl, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Apoio: Prefeitura de Saquarema, Ministério do Turismo do Governo Federal e Unimed Araruama.

O evento é homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) como 20ª etapa do WQS e também conta com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e da Associação de Surf de Saquarema.

Etapas do ASP South America Surf Series

2 estrelas – Movistar Pro San Bartolo Peru – Rafael Pereira (Ven) foi o vencedor.
5 estrelas – Hang Loose Pro Contest – Bruno Santos (Bra) venceu em Fernando de Noronha (PE).
3 estrelas – Rusty Arica Pro Challenge – Gabriel Villaran (PER) foi o campeão no Chile.
7 a 12/7 – 6 estrelas – Maresia Surf International na praia Mole, Florianópolis (SC).
14 a 19/7 – 6 estrelas – Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).
28 a 4/9 – 6 estrelas – Local Motion Guarujá Surf Pro na praia do Tombo, Guarujá (SP).
05 a 11/10 – 6 estrelas – Oakley apresenta Rio Surf Pro International, praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
13 a 18/11 – 6 estrelas a confirmar – Onbongo Pro Surfing na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).


Nenhum comentário:

Postar um comentário