sábado, 11 de julho de 2009

Maresia Surf International - Nova geração dá show

Por Ader Oliveira em 11/07/2009 16:03 - Fonte:WAVES



Jadson André sobrevoa as ondas da praia Mole, Florianópolis (SC). Foto: Aleko Stergiou.

O potiguar Jadson André não está para brincadeiras no Maresia Surf International 2009, etapa de nível 6 estrelas do WQS que rola na praia Mole, Florianópolis (SC).

Clique aqui para ver as fotos de ação
Clique
aqui para ver as fotos de ambiente

Depois de arrebentar na quarta fase e alcançar a liderança do ranking do WQS, Jadson venceu uma difícil bateria contra o talentoso paranaense Peterson Crisanto e carimbou sua vaga nas semifinais da etapa.

Petersinho conseguiu 6.00 pontos numa esquerda em que executou um belo aéreo rodando de backside e mais uma batida na espuma.

O potiguar ficou atrás do placar durante boa parte do tempo, mas reagiu em grande estilo nos minutos finais.

Os famosos aéreos do atleta entraram em cena e rapidamente ele
colocou o adversário precisando de uma combinação de duas notas para reverter o resultado, totalizando 16.13 pontos, contra 8.50 de Crisanto.

"A bateria foi bastante difícil. Demorei muito pra conseguir pegar uma onda boa, mas tive tranquilidade e a experiência que venho adquirindo me ajudou a administrar a bateria", diz o novo líder do WQS.

"Esse vento é bom pra mandar aéreos. Se o mar não melhorar, espero que o vento continue nessa direção porque dá pra voar bastante", comenta Jadson.

Nova geração

A molecada brasileira vem dando um verdadeiro show nas ondas da praia Mole. Além de Jadson André e Peterson Crisanto, chegaram às oitavas-de-final o pernambucano Luel Felipe e os paulistas Miguel Pupo e Gabriel Medina.

Assim como Peterson, Luel não conseguiu seguir na briga pelo título. O excelente surfista revelado em Maracaípe esbarrou no experiente Neco Padaratz na última bateria do dia e finalizou a etapa em nono lugar.

Já Pupo e Medina fizeram a festa nas ondas da praia Mole. Miguel parou o pernambucano Halley Batista, que também vinha dando show no Maresia Surf International.

Depois de voar alto em diversas baterias, Halley não conseguiu entrar em sintonia com as ondas bastante mexidas e ficou a ver navios no duelo dominado por Miguel, autor de 14.87 pontos, contra apenas 5.53 do adversário.


Miguel Pupo exibe a força da nova geração brazuca. Foto: Aleko Stergiou.


"Estou bastante à vontade e surfando relaxado. Este ano o meu objetivo é acumular bagagem, então estou bem tranquilo", diz Pupo.

"É uma grande felicidade ver meus amigos se dando bem, como Jadson e Medina. Petersinho perdeu agora, mas deu pra ver que está sendo o campeonato dos moleques, né? Todos nós chegamos à fase homem-a-homem, Petersinho tem 17 anos, eu com 18, Gabriel com 15, então essa garotada nova está mostrando que o Brasil está bem", fala o paulista.

Gabriel Medina, de apenas 15 anos, também está nas quartas-de-final. Foto: Aleko Stergiou.



Na terceira bateria, Gabriel Medina passou pelo sempre perigoso Brett Simpson, derrotado pelo placar de 11.53 a 9.00 pontos.

"Estou muito feliz por estar competindo aqui. Graças a Deus já estou nas quartas, infelizmente minha última bateria não teve tanta onda, o mar estava mexido e havia muito vento, além do frio. Amanhã a expectativa é grande e vou surfar sem sentir pressão, como venho surfando em todas as baterias", revela Medina A classificação de Miguel Pupo também é motivo de comemoração para o atleta.

"Moramos perto um do outro, ele em Maresias e eu em Camburi. Quando não tem campeonato no fim de semana, ele vai lá pra casa e surfamos juntos. É um dos melhores resultados dele também e espero que possamos nos encontrar amanhã na semifinal", conclui Medina.

Nova regra

A partir daí, o Brasil sofreu três baixas consecutivas, com Austin Ware passando por Willian Cardoso, Patrick Gudauskas vencendo um duelo acirrado com Davi do Carmo e Matt Wilkinson eliminando Márcio Farney, que lutou muito até o fim e perdeu precisando de apenas 5.16.

Apesar de fazer uma das melhores apresentações da rodada, Davi do Carmo parou diante de Gudauskas, que levou a melhor por 14.83 a 13.76.

Já Willian Cardoso caiu numa bateria polêmica. O catarinense vinha lutando forte pela classificação, mas esbarrou na nova regra da ASP.

Até o fim do ano passado, o surfista detentor da prioridade numa bateria homem-a-homem podia anular a nota do adversário caso surfasse a mesma onda para o lado oposto.

Porém, a ASP alterou a regra e Willian, que ainda não sabia da novidade, tentou anular uma excelente onda de Austin Ware. O norte-americano carimbou a vitória com 8.17 nessa onda, fechando a disputa com 15.67 pontos, contra 12.66 do catarinense.

Na última bateria do dia, Neco Padaratz comandou as ações em Floripa e ditou o ritmo no confronto contra Luel Felipe. O catarinense totalizou 13.06 pontos, contra 9.13 de Luel.

Neco Padaratz bate forte de backside para seguir na briga. Foto: Aleko Stergiou.

Neste domingo, a direção do Maresia Surf International promove uma chamada às 8:30 horas para avaliação das condições do mar na praia Mole. A prova está prevista para ser reiniciada às 9 horas.

Quartas-de-final do Maresia Surf International 2009

1 Dusty Payne (Haw) x Miguel Pupo (Bra)

2 Gabriel Medina (Bra) x Austin Ware (EUA)

3 Patrick Gudauskas (EUA) x Matt Wilkinson (Aus)

4 Jadson André (Bra) x Neco Padaratz (Bra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário