quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Thiago Jacaré e André Paulista surfam swell histórico no Cardoso.

Autor: SurfPE - por: Atow-inj - 10/11/10 - 11:56 - link fonte:

Jacaré, Barnis e Paulista - foto: divulgação.

O último mês ficará para a história do big surf brasileiro em Santa Catarina. No dia 20 de outubro, um swell monstro foi registrado na praia do Cardoso, Farol de Santa Marta (SC).

Thiago Jacaré e André Paulista, atletas da Associação de Tow In de Jaguaruna (Atow-Inj), surfaram ondas históricas no pico. Alguns locais disseram que as condições lembraram muito o Cardosão cavernoso de 14 de novembro de 2004, quando as séries chegaram a 8 metros.
André Paulista no Cardoso- foto: Lucas Barnis

Quando fui convidado para fotografar a session, já imaginava que o bicho iria pegar. Cheguei ao pico e fiquei de queixo caído. O mar estava simplesmente gigante, como nunca havia presenciado na região. O swell era de Leste, com período variando entre 12 e 13 segundos. As ondas entraram com mais ou menos 5 metros.

Thiago Jacaré morra no Cardoso- foto: Lucas Barnis

Na parte da manhã, Jacaré e Paulista ainda arriscaram um surf na remada, mas passaram muito perrengue. Como não havia ninguém remando no pico, resolveram colocar o jet-ski e botar para baixo na morras.

“O swell de 2004 era grande, mas este que surfamos chegou perto. Além disso, as ondas estavam bem mais perfeitas e sem vento nenhum, uns dos maiores mares que a comunidade local já presenciou no pico. As séries eram tão grandes que eu não conseguia parar de pensar como não estaria a Laje da Jagua”, afirma Jacaré.

Thiago Jacaré morra no Cardoso- foto: Lucas Barnis.

No finalzinho do dia chegamos a Jaguaruna e vimos a Laje da Jagua animal, facilmente um dos maiores dias já vistos da beira da praia. Imaginem, se as séries no Cardoso passavam dos 5 metros, imagina como não estaria a Laje neste dia?

Thiago Jacaré morra no Cardoso- foto: Lucas Barnis.

Certamente, no mínimo com o dobro de tamanho. No dia seguinte a equipe da Atow-Inj ainda surfou a Laje, mas o mar já tinha perdido mais da metade do seu tamanho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário