quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Nova onda descoberta da Irlanda, será a maior onda da Europa?

Autor: SurfPE - por: SurfGuru - 10/11/10 - 11:42 - link fonte:

Andrew Cotton surfando em Prowlers- foto: Aaron Pierce / Irishtimes.com


Aileen, a onda perfeita na base dos penhascos de Moher, que explodiu sobre a tela de radar do mundo do surfe nos últimos anos, agora tem uma nova rival local, como a mais espectacular onda da Irlanda.

A última onda foi apelidada de "Prowlers" pela equipe de surfistas irlandeses, ingleses e sul-Africanos que primeiro se aventuraram nela ontem. Ela quebra em um recife submerso a cerca de 2 km da costa oeste da Irlanda.

Foto do Video de Prowlers 1- foto: RTE TV

Enquanto eles estão se recusando a revelar sua localização exata, os surfistas revelaram que esperaram cinco anos para as condições melhores de surfe. Estas se materializaram quando o enorme swell gerado pelo furacão Tomas bateu em Portugal na segunda-feira (08 de novembro de 2010), criando tubos em ondas intensamente pesadas com paredes de 12 a 15 metros (40 a 50 pés).

Andrew Cotton, de Devon, na Inglaterra, disse que o grande swell, com ventos leves fez as condições perfeitas para o surf. Irlandeses, ingleses e sul-africanos viajaram em barcos e jet-skis cerca de dois quilômetros mar adentro para experimentar a emoção de surfar as ondas ideais. Cotton está se recuperando de uma cirurgia no joelho e não surfou, mas voou para a Irlanda, quando ele ouviu falar sobre as ondas que apareceriam.

Foto do Video de Prowlers 2 - foto: RTE TV.

O grupo das seis surfistas estão ficando de boca fechada sobre a localização exata da onda, como eles têm esperado anos por essas condições perfeitas. A onda gigante mais famosa da Irlanda, Aileens (a partir do irlandês Aill nd Searrach, Penhasco dos Potros), tornou-se amplamente conhecida entre a comunidade internacional de surf, ajudado por um documentário premiado, Waveriders.

Al Mennie, um dos componentes da equipe e um dos pioneiros do surf de ondas grandes, disse que manterá o local exato um segredo bem guardado. "A única maneira que posso descrever é que as ondas estavam detonando quando batem no recife, explodindo quando atingem a água", disse ele. "Você pode surfar a onda e entrar na onda e sentir a violência das ondas."

Foto do Video de Prowlers 3 - foto: RTE TV

A equipe de Prowlers a classificou como uma das maiores ondas do mundo, comparada a Mavericks, mas composta por muito mais água, ou mais pesada, de acordo com Mennie. "É um lugar novo, nunca foi surfado antes. Toda a costa irlandesa é batida por ondas, e em todo lugar tem ondas enormes."

A equipe de seis homens também incluiu o surfista de Bundoran, Richie Fitzgerald, os sul-africanos Mottershead Barry e Jeremy Johnson, e o australiano Paul O'Kane, e Andrew Cotton de Devon. Todos os surfistas foram rebocados para a onda, cada um por vez durante a sessão de mais de duas horas de surf. "Todo mundo pegou uma onda, e todos retornaram seguros. Eu disse que, se continuamos tentando, então alguém vai cair", Mennie acrescentou.
Foto do Video de Prowlers 4 - foto: RTE TV.

O Embaixador da Northcore na Europa, Richie Fitzgerald foi um dos surfistas do grupo que se aventurou na onda recentemente descoberta ontem. Ele diz que a onda tem potencial para ser uma das maiores do país, se não da Europa.

Richie e os caras foram ficaram à espera por 5 anos para esse tipo de condições para o surfe. Uma foto da sessão fez a capa do Times irlandês esta manhã e será mais usado em várias revistas de surf no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário