sábado, 20 de novembro de 2010

The North Canyon Show - Nova investida de sucesso.


Hoje foi mais um dia que ficará na história do surf nacional! Com uma ondulação ainda maior que a do dia 3 de Novembro e o vento fraco a ajudar na formação das ondas, as falésias do Farol da Nazaré encheram-se de gente para assistir a mais uma sessão do The North Canyon Show.

Desta vez, a Garrett McNamara e José Gregório juntaram-se também Ruben Gonzalez (ex-tetra-campeão nacional de surf) e a dupla irlandesa composta por Alistair Mennie e Andrew Cotton, recém-chegados à Nazaré, para uma investida às suas ondas.

Com apenas 48 horas de estadia em Portugal, esta dupla irlandesa (que ainda na semana passada inaugurou o Tow In Surf numa onda impressionante, localizada na Irlanda e que levantou o sobrolho da comunidade internacional), deu já a sua aposta como ganha, ao conseguir completar ondas enormes na Praia do Norte, com cerca de 7 a 9 metros, durante a manhã.

“Que semana incrível,” comentou Alistair Mennie. “Depois de termos conseguido fazer umas ondas incrivelmente tubulares na semana passada, em Prowlers, nunca pensei que viéssemos aqui à Nazaré apanhar algumas das maiores ondas que alguma vez vi! Viajei por todo o mundo e já surfei em todos os locais conhecidos de ondas grandes e posso afirmar que este é o beachbreak com as maiores ondas do mundo!,” concluiu o simpático e grande irlandês, que prometeu ficar mais atento às ondulações de Inverno para a costa portuguesa.

Para José Gregório, “este foi um dia diferente do primeiro, pois surfámos outro pico, igualmente grande mas com outro tipo de formação. No entanto, como referi ontem, temos tido muita sorte com a ausência de vento... foi mais uma sessão de enorme aprendizagem para mim!”

Ruben Gonzalez, o outro português presente na sessão, ainda sentia a adrenalina a correr-lhe no sangue quando chegou ao porto de abrigo, no final da mesma. “Estou super agitado,” afirmou. “Foi a minha primeira sessão de Tow In nesta onda, embora já a tivesse surfado a braços, mais pequeno, claro! Logo no início estava um bocado apreensivo e cometi um erro, que me fez cair na base de uma onda e ter de aguentar com as restantes dessa série em cima. Mas o Garrett e os outros três incentivaram-me bastante e acabei por fazer umas ondas boas para o fim, talvez as maiores da minha vida... incríveis!,” concluiu Gonzalez, com os olhos a brilhar de excitação.

Para o principal mentor desta operação, o havaiano Garrett McNamara, “o mais importante é que ninguém se magoou ou passou por alguma situação mais difícil. Para mim, uma boa sessão de Tow In passa por isso – segurança acima de tudo! É claro que as ondas que apanhámos foram mais uma vez incríveis... estou seriamente a pensar em passar cá mais tempo, no futuro. A Nazaré tem tanto potencial, o sítio é lindo, as condições óptimas e as pessoas muito amáveis! Quero explorar toda esta costa com mais tempo, pois merece toda a atenção,” comentou.

Amanhã as previsões são novamente boas para mais uma sessão, embora a ondulação desça um pouco, o que pode implicar a exploração de novas ondas!...

Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica E.E.M., contando com os apoios do Turismo do Oeste, QREN, +Centro, Feder, Turismo de Portugal – Oeste, Liberty Seguros, Lightning Bolt, GoPro – D’Maker, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Peter Grimm, Noll, Instituto Hidrográfico Português, Tonic Gym, Surftotal, Surf Portugal, Antena 3, Surfer Rule e Surfspots-gps.com.

Para se manter a par dos desenvolvimentos relativos ao The North Canyon Show by Garrett McNamara, pode consultar o blog oficial do evento em nazarenorthcanyon.blogspot.com.

Galeria de fotos:
POLVO/Jorge Leal e Wilson Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário