quinta-feira, 13 de maio de 2010

Billabong Brasileiro - Bahia dá largada.

Autor: redação SurfPE - Por Redação Waves em 13/05/10 11:03 - link fonte:


João Paulo Abreu, atual campeão brasileiro na categoria Mirim. Foto: Basílio Ruy / Fecasurf.

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) confirmou a realização da primeira etapa do circuito Billabong Brasileiro de Surf 2010 na praia de Jaguaribe, Salvador (BA).

A prova acontece entre os dias 28 e 30 de maio. Estão em jogo as categorias Open (sem limite de idade), Júnior (máximo de 18 anos), Mirim (máximo de 16), Iniciante (máximo de 14), Feminino Open e Feminino Júnior, além da badalada disputa por equipes.

Segundo Adalvo Argolo, presidente da CBS, são esperadas as participações das equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Pará e Paraíba.

Filipe Toledo vai em busca do título nacional. Foto: Aleko Stergiou.

Inscrições custam R$ 100 por categoria e vão até 14 horas do dia 27 de maio, em local a ser definido pela CBS.

De acordo com Marcos Bukão, diretor de provas da entidade máxima do surf brasileiro, a prioridade nas inscrições é para os integrantes das equipes e atletas que participaram do circuito em 2009.

Além de preparar uma estrutura de alto nível, a Confederação Brasileira de Surf (CBS) apresenta outra novidade. O quadro de juízes será composto por nomes de peso com experiência em competições internacionais.

Criado em 1988, o circuito brasileiro tem servido como a base de preparação para todos os talentos que pretendem se projetar dentro do surf profissional.

"Todos os surfistas profissionais que hoje estão disputando o Brasil Surf Pro e as etapas do circuito mundial da ASP, em algum momento passaram pelo circuito que hoje é da CBS", diz Bukão.

O Billabong Brasileiro define ainda os integrantes da equipe brasileira no ISA World Surfing Games que acontece em outubro deste ano, no Peru. A equipe nacional terá todas as despesas pagas pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), cuja delegação terá patrocínio da Billabong.

Na Open, disputam o Mundial o campeão brasileiro da Open e Júnior, bem como dois surfistas convidados pela CBS. No Feminino, entram em ação a campeã brasileira da Feminino Open e uma atleta convidada pela entidade.

O critério para escolha dos dois atletas da categoria Longboard ainda será definido pela CBS. Existe ainda a possibilidade de a categoria Longboard Feminino ser incluída no ISA Games.

Caso a Internacional Surfing Association (ISA) confirme a novidade, cada equipe terá uma representante nessa categoria.

Calendário do Billabong Brasileiro 2010

1a etapa Jaguaribe, Salvador (BA), de 28 a 30 de maio
2a etapa Vila Velha (ES), de 25 a 27 de junho
3a etapa João Pessoa (PB), de 27 a 29 de agosto
4a etapa Florianópolis (SC), de 8 a 10 de outubro

Atuais campeões do circuito brasileiro

Equipes São Paulo
Open Krystian Kymmerson (ES)
Júnior Vicente Romero (SC)
Mirim João Paulo Abreu (SC)
Iniciante Devid Silva
Feminino Open Bárbara Muller (SC)
Feminino Júnior Gabriela Leite (SC)



Nenhum comentário:

Postar um comentário