quarta-feira, 12 de maio de 2010

Coca-Cola Pro - Jadson vira o jogo.

Autor: redação SurfPE - Por Fernando Iesca - 12/05/10 12:23 - link fonte:


Jadson André encaixa no tubinho. Foto: Aleko Stergiou.

O Coca-Cola Saquarema Pro 2010 recomeçou em mais um dia de altas ondas na praia de Itaúna, Saquarema (RJ). As séries quebram entre 1,5 e 2 metros nos melhores momentos desta quarta-feira (12/5).

As baterias do segundo round já estão na água e o potiguar Jadson André protagonizou uma virada emocionante no confronto inicial da rodada.

Cabeça-de-chave número um do campeonato, ele vem de uma vitória histórica na etapa brasileira do ASP World Tour em Imbituba (SC) e de um nono lugar na etapa prime do WQS encerrada na última semana na Califórnia.

Com uma esquerda salvadora na contagem regressiva da bateria, Jadson consegui encaixar boas batidas, rasgadas e arrancar nota 7.17 para selar sua vitória e a passagem ao terceiro round.

"Vendo de fora tem altas ondas, mas pra você conseguir achar elas lá atrás está muito difícil. Comecei a bateria muito devagar. Errei muito no começo e aqui você não tem tempo de sair pegando uma onda atrás da outra e é difícil saber qual vai ser boa. A onda que eu pensei que seria ruim foi a boa e consegui passar a bateria", explica Jadson André.

"Não quero pensar muito nos campeonatos anteriores, meu foco é sempre nas próximas competições. Foi alucinante ter vencido lá no Sul, porque foi o melhor resultado da minha vida, mas eu não posso ficar pensando naquela vitória. Este é uma campeonato totalmente diferente e tenho que continuar focado. Competir no Brasil é sempre muito bom", complementa o potiguar.

O paranaense Peterson Rosa, que representou o Brasil durante muitos anos na elite mundial do surf, dominou praticamente o confronto todo, mas quem se deu bem além de Jadson foi o baiano Rudá Carvalho, que nos últimos instantes também encontrou uma boa esquerda e castigou com duas fortes rasgadas de backside, recompensadas com 5.77 pontos pelos juízes. Assim como Peterson, Marcelo Bispo também está fora.

"A virada foi muito emocionante. Eu tava meio apagado, sem conseguir achar boas ondas, mas veio aquela esquerdinha de baixo ali. Eu consegui dar duas rasgadas e depois não deu para passar a sessão, mas graças a Deus foi bem pontuada, diz Rudá Carvalho.

"O Jadson é um moleque aí que a gente compete desde criança e hoje em dia se tornou um ídolo, fiquei super feliz de porder enfrentar ele. O Peterson também é um cara que representou o Brasil durante 15 anos no WCT, surfa muito e eu dei sorte graças a Deus de achar aquela ondinha no final para virar", finaliza o baiano.

Antes do início do segundo round, as quatro baterias restantes do primeiro foram realizadas e entre elas o destaque foi o ubatubense Saulo Júnior, que selou sua vitória no final da bateria com dois belos tubos na mesma esquerda e somou 14.77 pontos, para avançar junto com Thiago Guimarães (10.56) em segundo. Ele eliminaram Odirlei Coutinho e o mexicano Dylan Southworth.

"No surf às vezes acontecem algumas coisas meio parecidas com o futebol, nunca tem nada resolvido até o final. Eu tava precisando de um score e não estava muito bem na bateria, pois tinha caído em alguma ondas. Vim um pouco para baixo, para fugir da pressão do Odirlei e graças a Deus veio aquela ond salvadora com os dois tubos. Animal! Estou muito feliz", comemora Saulo Júnior.

"Tenho visto no Waves que vai ter altas ondas durante o campeonato e se continuar assim a perspectiva é de ir passando as baterias e se encaixar cada dia mais no mar e dar um calor nos gringos aí", brinca o ubatubense.

Aqui tem uma campo muito grande para você buscar a onda, pois ela pode quebrar em vários lugares diferentes, então o posicionamento é sempre difícil, já que a onda boa pode vira mais para o fundo, para o raso ou para o lado, então o bom é você se concentrar em uma onda, escolher um pico e ficar ali", explica Saulo Júnior.

A organização do evento pretende colocar as 20 primeiras baterias do segundo round na água ainda hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário