sexta-feira, 21 de maio de 2010

"A óTiCa De Um ShApEr" - 18 DIAS NO PERÚ.

Autor: redação SurfPE - por: Ruclecio Lucena - 21/05/10 - 09:00.


Ao retornarmos em 08 de maio de 2010, a sensação era a mesma das outras vezes, saímos sempre com o sentimento de dever comprido e uma grande frustração por não passar mais tempo nesta terra adorável.

Ruclecio Lucena - Punta Rocas - foto: Aq pessoal.

No Perú há todos os tipos de ondas, e não existe flat, se estais em um point com condição fraca para a prática do surf, não muito distante existem ondas de 4 a 6pés bem extensas, pelo menos duas vezes por semana quebra ondas ”mui largas”, em pouco percurso você encontra dezenas de point’s com formações o mais variado que se imagina, mas todas com extensões inenarráveis, gigantes ou playground, ladeira ou impe, além disto, uma história rica de seus ancestrais vista em suas ruínas, arquitetura envolvente no centro antigo, e os modernos bairros como Mira Flores e seus arredores, o comércio é rico em qualidade e diversidade com preços bem atraentes, além de uma culinária invejável no bom sentido.

Bruno Macedo ilha de san gallan - foto: Aq pessoal.


Eu Ruclécio Lucena e meu amigo Bruno Macedo surfamos ondas que acreditamos ter variado entre 4 a 10 pes, com extensões entre 300 a 800 metros de formações inacreditáveis, desta vez por motivo pessoal minha esposa e camara-man Gizele Santos não nos acompanhou, e por isto alguns dos melhores momentos de nossas vidas não fora registrado, restringindo assim as imagens em alguns momentos memoráveis, conhecemos point’s como San Gallan, Centinela, e outros que chamamos de “em algum lugar” em respeito a quem nos levou ou indicou.

Ruclecio - ilha san galla - foto: Aq pessoal.

Pesquisar, planejar, buscar informações valiosas que muitas vezes são inacessíveis em alguns momentos, além de dicas de quem conhece (brasileiros com varias temporadas ou peruanos como mestre big rider Luisfer Gomez do surfcamp, Fernando Puntasurfshop e sua gentil esposa Mariana, Hans e Flavia Gomez do Luisfer surfcamp que sempre dá as dicas ideais), pois cada point tem uma condição de vento, direção do swell, período, e tamanho de ondas que as torna inigualáveis quando em suas combinações, estas podem está quebrando grande, longas e sozinhas em algum lugar em quanto você esta em outro.

Ruclecio Lucena - Punta Rocas - foto: Aq pessoal.

Alguns avisos que fazem a diferença para quem quer conhecer estas ondas, tentar entender e se integrar com o ambiente, não chamar atenção com gritos no mar, respeito e educação na casa dos outros, planejar e pesquisar bastante, são receitas infalíveis para o bem estar em qualquer lugar.

Ruclecio - Senoritas - foto: Bruno Macedo.

Mais uma vez agradecemos a Luisfer Gomez, sua esposa Flávia Gomez por sua inteira dedicação em fazer na estadia de seus hóspedes e amigos o que há de mais agradável possível, indicando sempre as melhores formas de desfrutar “las olas Del Perú”, assim como todas as ruínas e mercados que merecem ser visitados.


3 comentários:

  1. blz Rucléio!
    A matéria tá legal de ler e fala toda verdade dessa terra aqui.
    abraço!
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse, Grande Ruclécio. Lembro quando te conheci em março do ano passado, ná água em Punta Rocas, enquanto surfávamos ondas de 8 pés, para lá de perfeitas. Forte Abraço, Walter Seidl, Garopaba, SC, Br.
    wsvivabicho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Grande mestre!!! Sempre trazendo o melhor do surf!!! Ótima matéria sobre a viagem!! Espero que na próxima eu possa ir tb e compartilhar esse momento magico com os amigos.
    Abração!!!

    ResponderExcluir