quarta-feira, 12 de maio de 2010

Coca-Cola Saquarema Pro - Eric de Souza faz novos recordes.


Autor: redação SurfPE - por: JOÃO CARVALHO - 12/05/10 - 22:12 - link fonte:

O carioca Eric de Souza, que estabeleceu novos recordes para o Coca-Cola Saquarema Pro na quarta-feira de altas ondas na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). - foto: DANIEL SMORIGO (ASP SOUTH AMERICA)

O Coca-Cola Saquarema Pro teve mais um dia de altas ondas no Maracanã do surfe brasileiro, com a Praia de Itaúna apresentando séries constantes de 6-8 pés para a estreia dos cabeças-de-chave da etapa nível 6 estrelas do ASP World Star na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O destaque do dia foi o carioca Eric de Souza, que estabeleceu novos recordes na quarta-feira de mais tubos em Itaúna. Ele aumentou o maior placar do primeiro dia, que era dele mesmo, para 17,17 pontos de 20 possíveis, somando uma nota 9,5 da melhor onda surfada no evento que prossegue até domingo em Saquarema.

“Dropei ela meio sem muita expectativa, mas sabia que era uma onda boa e fui fazendo ela. A parede foi abrindo e eu tentando manobrar o melhor possível. Na última manobra, eu dei um pulo lá de cima e achei que ia cair, mas segurei a manobra e até vibrei ali, foi alucinante”, contou Eric de Souza, filho de um dos representantes das primeiras gerações do surfe brasileiro, Rico de Souza.

“Eu gosto muito desse lugar. Meu pai me trazia aqui desde muito criança. Ele passava lá atrás da ilha remando comigo quando eu tinha 2, 3 anos de idade, então conheço bastante esse lugar. Itaúna é um dos meus lugares favoritos no mundo, tenho muitos amigos aqui, é uma praia que dá altas ondas, muito peixe fresco e muita diversão também. Estou amarradão de estar competindo num mar assim, em ondas de verdade para a gente poder mostrar nosso surfe”, falou Eric de Souza, que derrotou até um ex top da elite mundial, o australiano Nathan Hedge, que avançou em segundo para a terceira fase.

Na quarta-feira de chuvas ocasionais e céu nublado, a Praia de Itaúna apresentou mais tubos do que o primeiro dia. E foi passando por dentro que o potiguar Jadson André garantiu sua classificação no final da bateria que abriu a rodada dos cabeças-de-chave do Coca-Cola Saquarema Pro. Ele quebrou um longo jejum de 12 anos sem vitória verde-amarela na etapa brasileira do ASP World Tour semanas atrás em Imbituba (SC), quando derrotou o nove vezes campeão mundial Kelly Slater na final. Depois, foi disputar o Prime de Trestles nos Estados Unidos, de onde veio direto para Saquarema.

O potiguar Jadson André, cabeça-de-chave número 1 do Coca-Cola Saquarema Pro, na quarta-feira de altas ondas na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). - foto: DANIEL SMORIGO (ASP SOUTH AMERICA)


“Foi alucinante ter vencido lá no Sul, foi o melhor resultado da minha vida, mas não posso ficar pensando naquela vitória”, acredita Jadson André. “Preciso manter o foco nas competições e agora já estou num campeonato totalmente diferente, bastante difícil, com altas ondas. Aqui de fora está bonito, mas achar as ondas lá dentro está bem complicado. No finalzinho peguei uma onda que pensei que ia ser ruim e acabou que foi a melhor da bateria. Estou aqui para ver se consigo um resultado melhor do que o quinto lugar do ano passado, para marcar pontos no ranking e ganhar uma graninha a mais”.

O cabeça-de-chave número 1 do Coca-Cola Saquarema Pro, Jadson André, agora vai enfrentar o recordista absoluto do campeonato, Eric de Souza, além do paulista David do Carmo e do australiano Jayke Sharp, na abertura da rodada dos 48 melhores surfistas, ou terceira fase da competição. Poucos estrangeiros conseguiram avançar nas difíceis condições do mar na quarta-feira em Saquarema. Gabe Kling, o norte-americano que no sábado venceu o Prime de 6.500 pontos em Trestles, foi um deles.

O norte-americano Gabe Kling, que avançou para a rodada dos 48 melhores do Coca-Cola Saquarema Pro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). - foto: DANIEL SMORIGO (ASP SOUTH AMERICA)


“Estou feliz por ter passado mais uma bateria, mas achei que o mar amanheceu bem melhor do que agora na minha bateria, com esse vento”, opinou Gabe Kling, após vencer um confronto estrangeiro na Praia de Itaúna, com o australiano Jayke Sharp, o sul-africano Brendon Gibbens e o uruguaio Marco Giorgi. “Mesmo assim, tem boas ondas pra competir e bom que me classifiquei para aproveitar mais o fato de poder surfar essas ondas incríveis só com mais três caras dentro d´água”.

DEFENSOR DO TÍTULO - Quem também estreou na quarta-feira foi o defensor do título do Coca-Cola Saquarema Pro, o catarinense Neco Padaratz. Ele e o baiano Franklin Serpa despacharam dois estrangeiros, Ricky Basnett da África do Sul e Heath Joske da Austrália. Neco competiu com um corte profundo no dedão do pé esquerdo, sofrido numa sessão de treinos na terça-feira em Saquarema.

O catarinense Neco Padaratz em sua primeira defesa do título de campeão do Coca-Cola Saquarema Pro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). - foto: DANIEL SMORIGO (ASP SOUTH AMERICA)

“Tudo o que eu queria era surfar num lugar com mais volume d´água e estou muito feliz em estar aqui de volta. Agradeço à Deus por ter sustentado meu físico pra poder suportar um ano sem dores na coluna”, falou Neco Padaratz. “Ultimamente, muitas baterias que disputei tem faltado onda, tenho ficado muito tempo sentado esperando por elas e de repente aqui acaba sobrando. Saquarema é diferente de todos os lugares que a gente surfa no tour. É uma onda parecida com Margaret River (AUS) e eu amo esses dois lugares. Vou passar o resto da vida querendo surfar essas ondas, com ou sem dedão”.

LOCAIS DO PICO - Um maior conhecimento do mar de Itaúna também pode ser decisivo nas baterias e dois surfistas locais de Saquarema se aproveitaram disso para continuarem na briga do título do Coca-Cola Saquarema Pro. O primeiro a avançar foi Pedro Henrique na quinta bateria da segunda fase. E o outro foi o também carioca Raoni Monteiro, 21.o colocado no ASP World Ranking e o terceiro na lista dos dez que serão indicados para a divisão de elite do surfe mundial do ano que vem. Ele estreou na 12.a bateria, superando o cearense Dunga Neto, o paulista Caio Ibelli e o americano Shaun Ward.

O carioca Raoni Monteiro, que estreou com vitória no Coca-Cola Saquarema Pro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). - foto: DANIEL SMORIGO (ASP SOUTH AMERICA)


“Foi difícil a bateria por causa do nervosismo da estreia, querendo fazer bonito, pegar onda boa e acabei fazendo tudo errado no começo”, reconheceu Raoni Monteiro. “Só peguei ondas erradas e aí desperdicei tempo e preparo físico também. Mas, Saquarema é assim, você tem que estar sempre bem posicionado, nem muito lá no fundo e nem muito na beira, então é preciso conhecer bem esse lugar. Só espero ter melhor concentração na próxima bateria e tentar ficar um pouco mais calmo do que hoje”.

O cronograma do Coca-Cola Saquarema Pro prevê a realização de vinte baterias por dia. Na terça-feira, foram disputados vinte dos 24 confrontos da primeira fase. Na quarta-feira, rolou as quatro últimas e dezesseis das 24 baterias da rodada de estréia dos cabeças-de-chave, que continua nesta quinta-feira na Praia de Itaúna. Para o terceiro dia, a previsão é fechar essa fase e fazer todas as doze baterias da rodada dos 48 melhores surfistas do campeonato. A primeira chamada é as 7:30 horas.

O Coca-Cola Saquarema Pro é realizado pela Adding Eventos com o patrocínio da Coca-Cola e da Oriente Construção Civil e apoio do Ministério do Turismo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Saquarema e da Unimed Araruama. O evento é homologado pela ASP South America como etapa nível 6 estrelas do ASP World Star e organizado com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e da Associação de Surf de Saquarema, sendo transmitido ao vivo pela TV Jam - www.tvjam.com.br - com o link podendo ser acessado no www.aspsouthamerica.com.br

SEGUNDA FASE – 3.o=49.o lugar (US$ 600 e 300 pts) / 4.o=73.o ($ 500 e 169 pts):
1.a: 1-Jadson André (BRA), 2-Rudá Carvalho (BRA), 3-Peterson Rosa (BRA), 4-Marcelo Bispo (BRA)
2.a: 1-Eric de Souza (BRA), 2-Nathan Hedge (AUS), 3-Brandon Jackson (AFR), 4-Michel Roque (BRA)
3.a: 1-Pablo Paulino (BRA), 2-David do Carmo (BRA), 3-Sidney Guimarães (BRA), 4-Aritz Aranburu (ESP)
4.a: 1-Gabe Kling (EUA), 2-Jayke Sharp (AUS), 3-Brendon Gibbens (AFR), 4-Marco Giorgi (URU)
5.a: 1-Pedro Henrique (BRA), 2-Heitor Alves (BRA), 3-Blake Wilson (AUS), 4-Ricardo Ferreira (BRA)
6.a: 1-Nathaniel Curran (EUA), 2-Marcio Farney (BRA), 3-Beto Mariano (BRA), 4-Peterson Crisanto (BRA)
7.a: 1-Miguel Pupo (BRA), 2-Ricardo dos Santos (BRA), 3-Austin Ware (EUA), 4-Igor Morais (BRA)
8.a: 1-Neco Padaratz (BRA), 2-Franklin Serpa (BRA), 3-Ricky Basnett (AFR), 4-Heath Joske (AUS)
9.a: 1-Leandro Bastos (BRA), 2-Willian Cardoso (BRA), 3-Anselmo Correia (BRA), 4-Paulo Moura (BRA)
10: 1-André Silva (BRA), 2-Hizunomê Bettero (BRA), 3-Bernardo Lopes (BRA), 4-Junior Faria (BRA)
11: 1-Shaun Cansdell (AUS), 2-Gustavo Fernandes (BRA), 3-Bernardo Pigmeu (BRA), 4-Greg Cordeiro (BRA)
12: 1-Raoni Monteiro (BRA), 2-Dunga Neto (BRA), 3-Caio Ibelli (BRA), 4-Shaun Ward (EUA)
13: 1-Marco Polo (BRA), 2-Messias Félix (BRA), 3-Luke Campbell (AUS), 4-Guillermo Satt (CHL)
14: 1-Victor Ribas (BRA), 2-Lincoln Taylor (AUS), 3-Ryah Arthur (BRA), 4-Romain Cloitre (FRA)
15: 1-Sebastien Zietz (HAV), 2-Dayyan Neve (AUS), 3-Flávio Nakagima (BRA), 4-T. J. Barron (HAV)
16: 1-Dion Atkinson (AUS), 2-Kiron Jabour (HAV), 3-Alex Lima (BRA), 4-Raphael Becker (BRA)

Baterias que vão abrir a quinta-feira:
17: Wiggolly Dantas (BRA) e Jean da Silva (BRA), Dede Suryana (IND), Alex Ribeiro (BRA)
18: Leonardo Neves (BRA) e Thiago Camarão (BRA), Jerônimo Vargas (BRA), Thiago de Sousa (BRA)
19: Yuri Sodré (BRA) e Diego Rosa (BRA), Gabriel Villaran (PER), Halley Batista (BRA)
20: Alejo Muniz (BRA) e Renato Galvão (BRA), Chad Du Toit (AFR), Yan Guimarães (BRA)
21: John John Florence (HAV) e Jihad Khodr (BRA), Krystian Kymmerson (BRA), Taylor Thorne (EUA)
22: Gabriel Medina (BRA) e Charlie Brown (BRA), Tomas Hermes (BRA), Simão Romão (BRA)
23: Rudy Palmboom (AFR) e Rodrigo Dornelles (BRA), Saulo Junior (BRA), Saulo de Souza (BRA)
24: Travis Logie (AFR) e Jorge Spanner (BRA), Thiago Guimarães (BRA), Medi Veminardi (REU)

COCA-COLA SAQUAREMA PRO – TERCEIRA FASE – 48 melhores em 12 baterias:
1.a: Jadson André (BRA), Jayke Sharp (AUS), David do Carmo (BRA), Eric de Souza (BRA)
2.a: Gabe Kling (EUA), Nathan Hedge (AUS), Pablo Paulino (BRA), Rudá Carvalho (BRA)
3.a: Nathaniel Curran (EUA), Pedro Henrique (BRA), Ricardo dos Santos (BRA), Franklin Serpa (BRA)
4.a: Neco Padaratz (BRA), Heitor Alves (BRA), Miguel Pupo (BRA), Márcio Farney (BRA)
5.a: André Silva (BRA), Gustavo Fernandes (BRA), Leandro Bastos (BRA), Dunga Neto (BRA)
6.a: Raoni Monteiro (BRA), Willian Cardoso (BRA), Shaun Cansdell (AUS), Hizunomê Bettero (BRA)
7.a: Marco Polo (BRA), Dayyan Neve (AUS), Victor Ribas (BRA), Kiron Jabour (HAV)
8.a: Dion Atkinson (AUS), Sebastien Zietz (HAV), Messias Felix (BRA), Lincoln Taylor (AUS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário