terça-feira, 4 de maio de 2010

MARESIA SURF INTERNATIONAL - WQS CHEGA À SÉTIMA EDIÇÃO EM SANTA CATARINA.

Autor: redação SurfPE - por: Roberto Pierantoni - MTb. 18.194 - 04/05/10 - 15:30.

Cartaz do evento - foto: reprodução.

A edição 2010 do Maresia Surf International WQS marca a sétima vez que a etapa "seis estrelas" da divisão de acesso do Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals (ASP) é realizada em Santa Catarina.

A competição deste ano, que contará com a presença de alguns dos melhores surfistas do mundo, será realizada entre 18 e 23 de maio, na paradisíaca praia Mole, em Florianópolis.

A primeira edição do Maresia Surf International realizada nos mares de Santa Catarina foi em 1998, na praia Mole, e o vencedor foi o australiano Jake Paterson. O mesmo local recebeu a etapa em 1999 e em 2000, sendo que os campeões foram, respectivamente, o catarinense Neco Padaratz e Trent Munro, da Austrália.

Nos anos de 2007 e 2008, as disputas ocorreram na praia Brava, no município de Itajaí e a primeira colocação acabou, pela ordem, com o paulista Adriano de Souza e com o paraibano Jano Belo.

O ano de 2009 marcou o retorno do Maresia Surf International para a praia a Mole, na Capital catarinense. Destaque para o paulista Gabriel Medina, que, então com 15 anos, se tornou o mais jovem surfista a vencer um evento organizado pela ASP em todo o mundo.

Segundo a ASP Southamerica, braço da ASP na América do Sul, todas as 144 vagas abertas serão preenchidas. Entre os pré-inscritos, estão surfistas de 16 "países": Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, País Basco, Havaí, França, Uruguai, Grã-Bretanha, Chile, Nova Zelândia, Ilhas Reunião, Peru, Argentina, Indonésia e Trinidad & Tobago.

Vale lembrar que o Havaí, apesar de ser um estado norte-americano, é considerado um "país" pela ASP. O mesmo vale para as Ilhas Reunião, protetorado francês no oceano Índico e também para os atletas do País Basco, que fica na Espanha.

O Maresia Surf International WQS 2010, por ter sido classificado "seis estrelas" pela ASP, distribuirá um total de US$ 145 mil (cerca de R$ 251 mil) de premiação, além de três mil pontos no ranking do WQS para o vencedor.

O Maresia Surf International 2010 tem o patrocínio da marca de moda surfe genuinamente brasileira Maresia, do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundesporte - Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

A realização é da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Fundação Municipal de Esportes, da Federação Catarinense de Surf, da Associação de Surf da Praia Mole e do Salva Surf Brasil.

O apoiadores do evento são Praia Mole Eco Village, El Divino Lounge, Jamaica Surf Shop, Tent Beach Boardshop, Overboard, Aloha Surfshop, Planeta Surf Board Shop, Paranoid, Ecológica, Surf Trip, Sumatra Surf Co., Bahamas Surfshop, Bali, New Look Surfwear, Fissura e Mabuya Surfwear. A cobertura oficial é das revistas Fluir e Wave Wind Sports, do Jornal Drop e dos sites Waves e Solto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário