segunda-feira, 6 de abril de 2009

"SWELL SONORO"


PRETÉRITO PERFEITO
O passado que não é...


Uns preferem Hyaena, outros Kaleidoscope... eu o Tinderbox. A verdade é que a discografia da banda Siouxsie and Banshees carrega uma complexidade sonora e uma maturidade que poucas bandas do punk e do pós-punk britânico alcançaram.

Capa do disco Tinderbox - siouxsie and Banshees - foto: web

Talvez pouca gente saiba, mas o Siouxsie - personalizado na figura de sua vocalista Susan Ballion - era uma das bandas mais radicais do final da década de 1970 na Inglaterra. Pelo Siouxsie passaram nomes míticos do rock: Sid Vicious (Sex Pistols) na bateria em 1976; Marco Pirroni (Adam & the Ants) na guitarra, também em 1976; Martin McCarrick (Soft Cell) em 1987; Robert Smith (The Cure) em 1983.

Justamente em 1984 com o lançamento do álbum Hyaena, Robert Smith deixa os Banshees por conta de desentendimentos com Siouxsie Sioux (Susan Ballion)... Hyaena não é um disco fácil, mas que lança definitivamente as bases do que passou a se chamar de rock Gótico: letras que versam sobre a existência sobrenatural e mística do ser humano, uma tendência que vinha se consolidando desde o terceiro álbum, Kaleidoscope (1980).


Ouça as faixas Blow the House Down, We Hunger, Swimming Horses e Running Town do Hyaena para entender o que digo! Em 1986, o Siouxsie and Banshees lança o álbum Tinderbox com um som que flerta com o Pop, mas que tem uma pegada forte onde se destaca a bateria de Budgie... O trabalho de Budgie na bateria é evidentemente acima da média de bandas do gênero e influenciou gente como Steve Shelley do Sonic Youth.

A performance de Budgie pode ser comparada com de Keith Moon do The Who em suas devidas proporções... A potência sonora de Tinderbox também reflete a difícil relação amorosa entre Susan Ballion e Budgie e dos problemas internos da banda.

Siouxsie and Banshees - foto: Web



A faixa Cities and Dust se consolida como o hit da banda e um ícone dos anos de 1980 que um pouco mais tarde fará coro com outras bandas mais novas como o U2 e o The Smiths, por exemplo... Bem, são 4h30min da tarde e o sol está declinando. É outono e a luminosidade da tarde é mais opaca a esta hora do que no verão... Trata-se do inverno que se aproxima. Vou dar uma caminhada na praia e no meu mp4 coloco o álbum Tinderbox... As faixas Candy Man, The Sweetest Chill, This Unrest, Partys Fall e 92 Degrees com suas letras sombrias e sonoridade agressiva de raiz punk me fazem sentir e entender as tormentas do inverno de maneira mais intensa. São os ciclos da vida e da natureza em seus momentos de agitação... Sabemos que um novo verão restituirá a luz intensa dos finais de tarde... Penso que o Siouxsie and Banshees sabem bem disso!

Que eu saiba o Siouxsie and Banshees não tem site oficial. Mais um site muito legal é o:




por: Eduardo Formiga - (Correspondente Sonoro) - 06/04/09 - 12:00 - SurfPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário