terça-feira, 28 de abril de 2009

Despedida do Coelho - Rabbit deixa ASP

Por Eduardo Amorim em 27/04/2009 03:45 - fonte: WAVES

Com mais de uma década no comando da entidade máxima do surf, a Association of Surfing Professionals (ASP), Wayne "Rabbit" Bartholomew, o autêntico garoto de Coolangatta, onde reside até hoje, tornou-se figura indispensável nestes últimos anos de pura evolução que o surf tomou.





Wayne Rabbit Bartholomew deixa ASP para cuidar do meio ambiente. Foto: Pierre Tostee / ASP.



No comando do surf mundial, um surfista que também teve participação ativa na evolução do esporte. Ele foi campeão mundial profissional em 1978, conquistou ainda como atleta o ASP Mundial Masters em 1999 e a categoria Grand Master em 2003, mostrando categoria e competitividade de quem foi e sempre será um campeão.

Mas, foi como presidente da ASP que ele e sua diretoria mudaram o destino do surf mundial, evoluindo nosso esporte ao nível em que se encontra hoje em dia.

Entre as principais mudanças estão o aumento do valor da premiação e a valorização do atleta nos eventos; a consolidação do "Dream Tour", com campeonatos acontecendo nos melhores surf spots do mundo e ainda com transmissão ao vivo pela internet para espectadores de todo o mundo; o apoio do jet-ski para automatização do surf nas baterias e todas as causas vitoriosas da entidade.

"Tem um lado muito triste nesta decisão e preciso me acostumar a isso", comenta Wayne, com os olhos lacrimejantes.

Agora, chegou a hora de Bartholomew, aos 54 anos, recomeçar sua caminhada. Ele, que se desligou da entidade por sua própria vontade, pretende dedicar-se às causas ecológicas que, segundo ele, são sua segunda paixão.

"Acho que a ASP está em grande forma; os surfistas profissionais e o Dream Tour, com este formato e disciplina, passarão com sucesso por estes períodos dificeis. Eu tenho de cuidar agora da nossa arena, o oceano".

O novo presidente ainda está sendo selecionado pelos surfistas e seus representantes. O impasse pode continuar por até um ano, sem que a ASP tenha um novo presidente.

Mas, sem pânico, a diretoria não será alterada e os projetos e a sede da entidade permanecem em Coolangatta, em frente ao Superbank que tanto Rabbit adora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário