segunda-feira, 20 de abril de 2009

Circuito Mundial - Neco está de volta

O catarinense Neco Padaratz, 32 anos, bicampeão mundial do WQS em 2003 e 2004, volta a competir no final do mês no mesmo lugar que se contundiu em setembro do ano passado, em Trestles, na Califórnia (EUA).

Neco Padaratz retorna ao mundo das competições. Foto: Pierre Tostee / ASP Images.

Residente nos Estados Unidos desde então para fazer um tratamento especial no disco lombar, com acompanhamento médico de um renomado ortopedista norte-americano e do preparador físico brasileiro, Álvaro Romano, que também mora na Califórnia, Neco afirma nunca ter estado tão bem preparado como agora.

“Tive que reeducar meus hábitos de uma maneira geral, passar a levar uma vida de atleta literalmente”, conta Neco Padaratz.

“Minha rotina diária mudou completamente, desde a alimentação, além das várias horas diárias de preparação física, fisioterapia e muito surf. O Álvaro Romano virou meu treinador e tem sido fundamental na minha reabilitação física, trabalhando bastante na motivação também”, conta Neco.

O catarinense não parou durante estes seis meses sem competir e vem aprimorando todos os fundamentos para retornar em ótima forma. “Venho fazendo um trabalho intensivo de alongamentos, piscina e musculação. Além do Álvaro, também tive a oportunidade de fazer algumas sessões com a fisioterapeuta brasileira Jackeline Figueiredo, que veio aqui para San Diego a trabalho. Ela é fera também, tem uma clínica no Rio de Janeiro e a maioria dos seus pacientes são atletas profissionais conhecidos de vários esportes”, destaca Neco Padaratz.

No final do ano passado, ele era um dos nomes certos para permanecer na divisão de elite do esporte com um dos wildcards (convidados) que a ASP oferece aos atletas que se contundiram durante a temporada. No entanto, Neco preferiu continuar o tratamento para uma recuperação completa e decidiu pedir a vaga só para o ASP World Tour de 2010. “Não tinha certeza se estaria 100% preparado em fevereiro, quando começa o circuito, como de fato não estava. Aí acabaria tendo resultados ruins competindo sem as condições físicas ideais”, explica o catarinense.

Neco até achava que o tratamento ia se alongar mais, entretanto o ritmo forte que encarou a preparação, possibilitou um retorno mais rápido do que o planejado. Então, a volta está confirmada para o dia 28 de abril na etapa de nível seis estrelas “prime location” de 3.500 pontos do WQS 2009 em Lower Testles, mesma praia que ele disputou seu último campeonato no ano passado pelo ASP World Tour, pois era integrante da elite mundial.

“Vou retomar o meu trabalho exatamente onde parei. Adoro aquela onda e vai ser um prazer recomeçar tudo em Trestles. Espero contar com o apoio de todas as pessoas que sempre torceram por mim. Obrigado Brasil! Aguardem meu retorno!”, finaliza o surfista que por muitos anos carregou a esperança do Brasil conquistar seu primeiro título mundial na história do ASP World Tour.

Além da mudança para os Estados Unidos, do tratamento e da recuperação, Neco vive outro momento especial na sua vida. Casado com a dentista Ana Paula, se tornou pai novamente. O filho Zion Padaratz nasceu no mês passado na Califórnia, onde eles moram desde o ano passado.

Para a felicidade ser completa, agora só falta acertar os patrocínios para poder voltar a disputar as etapas mais importantes do WQS pelo mundo, que servirão de preparação final para retomar sua carreira na elite do ASP World Tour, quem sabe com um dos convites por contusão para a temporada 2010.

Por João Carvalho em 20/04/2009 14:23 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário