sexta-feira, 10 de abril de 2009

PASSEATA CONTRA A DESTRUIÇÃO DO MANGUEZAL EM MARACAÍPE.

Dia 12. 04. 2009 (Domingo de Páscoa) a partir das 11:00 hs. Concentração no Bar do Marcão, em Maracaípe-Ipojuca/PE



Aterro do mangue em Maracaípe - foto: gUgA sOaReS

Oi pessoal! Venho aqui avisar a vocês sobre uma passeata a ser realizada no dia 12 de Abril (domingo da semana santa) na praia de Maracaípe. Como alguns de vocês devem saber, o governo do estado de pernambuco vendeu praticamente todo o litoral sul do estado (o que ainda restava de preservado do nosso tão pequeno litoral) para grandes grupos empresariais portugueses e espanhóis.

Grandes terras foram vendidas, desde a praia do Paiva, passando por Maracaípe, até uma área de 500 hectares em Barreiros, a qual será transformada em um gigante Eco-Resort. Em relação à praia de Maracaípe, realmente tomei as dores por ser uma frequentadora assídua de tal praia. Também por estar observado o rumo que as mudanças estão tomando. Minha melhor amiga (também estudante do curso de CiÊncias Biológicas Ambientais na UFPE) assistiu a uma palestra do biólogo responsável pela construção da via que liga porto de galinhas à maracaípe.

Tal biólogo garantiu que nem um centímetro de manguezal seria desmatado para a construção de tal via. Pois gostaria que vocês fossem ao local ver com seus próprios olhos o que foi feito ao belo manguezal de maracaípe, um manguezal famoso por seus cavalos-marinhos e responsável por várias espécies marinhas e de grande valor econômico (primeiro porque é um dos poucos manguezais sobreviventes do litoral pernambucano e segundo porque os manguezais são áreas de berçário de tais espécies marinhas, incluindo tubarões).

Aterro do mangue em Maracaípe - foto: gUgA sOaReS

mangueAcho que não preciso nem citar o resultado da destruição do manguezal da área do Porto de Suape, um dos fatores que levou aos presentes ataques de tubarão na cidade do Recife. Bom. . outras áreas de manguezal foram cercadas pelos hotéis,os quais impediram o acesso à população local, que dalí tira seu sustento.

Além de que membros do governo foram aos bares situados na “orla” de maracaípe, levando a eles a notícia de que perderão seus bares para a construção de um calçadão de concreto na beira-mar. Esta será uma passeata pelo respeito à população e ao meio ambiente, visto que nossos governantes estão tomando decisões irresponsáveis, que trarão mais desigualdade e danos ao ambiente.

Queremos pedir responsabilidade social para com a popu~lação local de maracaípe, que sempre foi contra a construção da estrada e muito mais da tomada de suas terras para dar dinheiro a estrangeiros já tão ricos.

Queremos saber para onde vai o esgoto desses hotéis, queremos arborização e harmonia com o ambiente, ao invés de gigantes blocos de concreto como os resorts atuais de porto de galinhas.

NÃO QUEREMOS CONCRETO NA BEIRA-MAR!

Não queremos modificar toda a praia para a entrada desses grandões! Que deixem lá os bares que tanto formam a identidade de maracaípe, como o bar do marcão. Queremos o treinamento prévio da população local para que sejam empregados em tais empreendimentos, ao invés da contratação de mão-de-obra de outros locais para tais serviços.

Queremos investimento em pesquisa científica no manguezal, para acompanhamento do possível impacto ambiental que sofrerá. Queremos reuniões de tais grupos e do governo com a população local ANTES de serem planejadas e executadas as modificações ao local, para que suas vontades e problemas SEJAM OUVIDOS e resolvidos. Bom…ainda estou escrevendo e pesquisando mais sobre o tema.

Quero marcar uma reunião como o prefeiro de ipojuca (o qual foi quase afastado do cargo por um mês devido à CORRUPÇÃO). E quero marcar reuniões com a população local. Para isso preciso de ajuda.

Quem puder, favor entrar em contato:

albuquerque.mariana@gmail.com

mari_maciel@hotmail.com

Obrigada!!

Mariana Maciel de Albuquerque

81-88548853

por: MARIANA MACIEL - 10/04/09 - 12:00

Um comentário:

  1. Conheci Maraca em 1993 e adorei toda aquela praia deserva com pouquissimas casa e alguns bares. Ficava sempre hospedado no Xalé de Maracaípe - que eram bastantes simples - onde pra mim era o melhor lugar do mundo. Hoje a região está muito mudada - pra pior -, muitas baladas, trânsito, construções, aterro de mangue... enfim. Cadê a nossa Maraca?

    ResponderExcluir