sexta-feira, 10 de abril de 2009

Rip Curl Pro - Jihad bate Gudauskas


Um duelo bastante acirrado e com poucas ondas de qualidade marcou a estreia do paranaense Jihad Khodr no Rip Curl Pro 2009, etapa do World Tour que acontece em Bells Beach, Austrália.



Jihad passeia pelo lip em Bells. Foto: ASP Kirstin / Getty Images.


Mesmo depois de cair numa boa onda e ter a quilha quebrada logo em seguida, Jihad conseguiu superar o norte-americano Patrick Gudauskas, substituto do compatriota Gabe Kling.

O paranaense liderou praticamente toda a disputa com notas fracas, mas conseguiu carimbar a vitória nas duas últimas ondas.

Jihad somou 5.00 pontos numa onda em que foi até a beira e teve quilha quebrada nas pedras. Na sequência, trocou de prancha e selou a classificação com 5.83. Patrick tentou reagir forçando bastante as manobras, mas caiu em diversas ondas e saiu da água com 4.17 e 4.33.

Graças a Deus as coisas estão acontecendo para o Jihad este ano. É a força do pensamento, cabeça boa, concentrado. "Fui ao Brasil, está bem calor lá, bem diferente daqui. Agora tem um novo formato, aqui precisa cair de roupa de borracha 4/3 milímetros, maior frio, pranchas diferentes. O mar está bem difícil, balançado. Acabei quebrando minha prancha ali, mas acho que foi até bom. Troquei e foi excelente, peguei a última onda e consegui avançar. Foi uma bateria bem difícil, caí bastante ali, mas graças a Deus a sorte estava ao meu lado e é isso aí, estamos na briga ainda".

Enquanto alguns atletas optaram por permanecer na Austrália depois da etapa de abertura, Jihad foi ao Brasil e voltou para competir em Bell's.

"Fui recarregar as energias. Sou muito apegado à minha família, estou namorando, estou bem com a minha gatinha. Fui ao Brasil, fiquei com ela, nova energia, fiquei com o meu pai todos os finais de semana, todos os dias surfando. Voltei aí, estou firmão, graças a Deus passei essa bateria, então foi bom pra mim. Eu preciso ir pra casa, comer bem, me alimentar bem, treinar, então, acho que valeu a pena voltar ao Brasil", continua o atleta.

Jihad falou também sobre a quilha quebrada durante a bateria.

"Peguei a onda, fui fazendo ela toda. A onda é difícil aqui em Bell's, a gente tem de praticar muito essa onda. Ela é cheia, difícil, tem de ter a manha, não é fácil. Peguei essa onda, fui até a beira, cheguei ali no inside e dei uma batida na espuma. Quando vi, era tudo pedra e eu não ia pular pra arrenbentar meu pé, né? Então, falei 'essa prancha que vá' (risos). Aí, saí correndo e meu camarada, o Renato, que está me dando uma força, veio e me deu outra prancha", finaliza o atleta.

Estrutura do tradicional Rip Curl Pro. Foto: Ader Oliveira.

Já o cearense Heitor Alves não entrou em sintonia com as ondas em Bell's Beach e foi eliminado pelo australiano Jay Thompson.

Em ondas de até 1,5 metros e formação regular, o aussie abriu a disputa com 8.83 pontos e deixou o brasileiro em situação complicada.

Heitor até tentou reagir, mas não conseguiu deter Thompson, substituto de Luke Stedman, que está contundido.

Com mais um 5.83 no somatório, o australiano fechou o duelo com o total de 14.66 pontos, contra apenas 6.60 de Heitor, autor de notas 4.33 e 2.27.

"Está difícil, não consegui encontrar as ondas. Enfrentar um cara de frontside nessas condições é difícil, complicado. Agora é ficar esperto no próximo campeonato", lamenta o cearense.

Com o novo formato, que exclui a repescagem, o cearense fica sem uma segunda chance para seguir na briga. "Acho que é justa a decisão deles (ASP). Eles não estão a fim de esperar por muito tempo, hoje é o único dia que vai dar onda mesmo, nos outros dias vai ficar pequeno. Mas, é isso aí, eles que mandam", conclui o atleta.

O paulista Adriano de Souza entra em ação somente no segundo round. A etapa inaugura o novo regulamento da ASP.Todos confrontos serão no formato homem-a-homem. Em todas as etapas que utilizarem o novo formato, os oito melhores do ranking em 2008 entram direto na segunda fase.

Os surfistas que ocuparam o segundo pelotão – do nono ao 16º colocado – também entram no segundo round em Bell’s Beach, porém não têm esse privilégio garantido durante toda a temporada. Nas próximas etapas, o seeding (ordem de pré-classificados) para esse pelotão será de acordo com o ranking atual do circuito, dando motivação aos novos atletas do World Tour e também aos que não tiveram grandes desempenhos em 2008.

A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece às 18:30 horas desta terça-feira (horário de Brasília), com possível início às 19 horas.

Segunda fase do Rip Curl Pro 2009

1 C.J. Hobgood (EUA) x Mick Campbell (Aus)
2 Chris Ward (EUA) x Taylor Knox (EUA)
3 Kai Otton (Aus) x Dayyan Neve (Aus)
4 Joel Parkinson (Aus) x Michel Bourez (Tah)
5 Mick Fanning (Aus) x Tiago Pires (Por)
6 Bobby Martinez (EUA) x Tim Boal (Fra)
7 Damien Hobgood (EUA) x Jordy Smith (Afr)
8 Kelly Slater (EUA) x Owen Wright (Aus)
9 Bede Durbidge (Aus) x Adam Robertson (Aus)
10 Tom Whitaker (Aus) x Jihad Khodr (Bra)
11 Adriano de Souza (Bra)
x Drew Courtney (Aus)
12 Jeremy Flores (Fra) x Kekoa Bacalso (Haw)
13: Taj Burrow (Aus) x Jay Thompson (Aus)
14 Tim Reyes (EUA) x Kieren Perrow (Aus)
15 Adrian Buchan (Aus) x Dean Morrison (Aus)
16 Fredrick Patacchia (Haw) x David Weare (Afr)

Clique aqui para ver as fotos dos bastidores

Clique aqui para ver as fotos dos bastidores

Por Ader Oliveira em 07/04/2009 00:21 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário