segunda-feira, 9 de março de 2009

Rip Curl Grom Search - Wesley Santos rouba a cena

Conhecido como “garoto sorriso”, o paulista de Peruíbe Wesley Santos roubou a cena neste domingo (8/3), nas finais da segunda etapa do Rip Curl Grom Search, na Praia da Barra, Rio de Janeiro (RJ).

Wesley Santos vence em duas categorias. Foto: Leandro Cargnin

O atleta de apenas 14 anos venceu a sua categoria, a Iniciantes (sub-14) e depois completou a festa, ao levar também a Mirim na disputa principal para atletas com até 16 anos.
Com o resultado, ele entrou na briga direta pelos dois títulos na finalíssima do circuito, exclusivo para atletas com até 16 anos de idade, querola nos próximos dias 21 e 22, em Guarujá (SP).

Como na etapa inicial, as outras vitórias também ficaram com paulistas. Entre as meninas, Vitória Pereira, de Ubatuba, levou a melhor e na Grommets (sub-12) Victor Bernardo, de Guarujá, faturou o primeiro lugar pela segunda vez, assegurando o caneco por antecipação.

Com praia cheia, a competição na Barra registrou recorde de inscritos no evento, com 106 surfistas e finais emocionantes. Antes das decisões, o destaque foi a Jamf Best Trick, uma bateria sem regras valendo a manobra mais radical, com vitória de Gabriel Medina, de São Sebastião (SP). Na seqüência, foi a vez dos caçulas do circuito disputarem as ondas.

Com a melhor onda da bateria (6.25), Victor Bernardo repetiu a vitória de Santa Catarina e ergueu a taça de campeão 2009, independente do resultado da etapa final. “Fiquei emocionado e queria agradecer o apoio da torcida. Agora, vou buscar a terceira vitória em casa para fechar com chave de ouro”, afirma o surfista. Em segundo lugar ficou o paulista Leo Guimarães, seguido do carioca Matheus Rodrigues e do catarinense Yan Daberkow.

Na disputa da Iniciantes, Wesley Santos começou seu show. Nesta disputa, o também paulista Filipe Toledo, de Ubatuba, poderia garantir o título por antecipação, já que tinha vencido em Floripa, mas o Garoto Sorriso em sua primeira onda assumiu a ponta e não perdeu mais.

Filipinho terminou em terceiro,atrás do capixaba Johnny Botelho e assim ficou empatado no ranking com Wesley. Ainda nesta categoria, o paulista Edgard Groggia, dono da melhor nota do evento (9.5) ficou em quarto lugar.

Entre as meninas, também com limite de 16 anos, Vitória Pereira pegou apenas duas ondas, uma delas foi a melhor da bateria, o suficiente para festejar a vitória no Rio de Janeiro e a liderança do ranking. “Vou batalhar muito pela vitória na última etapa para ficar com esse título, que é muito importante para a nova geração. Ainda mais com o prêmio especial”, fala a nova líder. O pódio feminino ainda contou com as cariocas Isabela Lima em segundo lugar, Carol Fernandes em terceiro e a paulista Priscila Sanches em quarto.

Para fechar o evento foi a vez da Mirim, em uma final totalmente paulista como na etapa inicial. A expectativa era para Gabriel Medina, que poderia sair com o título. Mas novamente brilhou a estrela de Wesley Santos.

Além de surfar bem, o vencedor ainda ficou mais tranquilo quando Medina cometeu uma interferência e perdeu parte de uma de suas duas notas.

Sidney Guimarães, conterrâneo do vitorioso, terminou em segundo, com o campeão brasileiro Jessé Mendes em terceiro e o campeão paulista, Gabriel Medina em quarto. “Não estou acreditando que ganhei a mirim. Tinha campeão brasileiro, paulista, muita gente forte. Foi a primeira vez que ganhei o campeonato e já levei logo duas categorias”, vibra Wesley, como sempre sorrindo muito.

“Eu gosto muito do Rip Curl Grom Search, porque revela as categorias de base. Ganhar este campeonato representa um título brasileiro, porque estão os melhores do país competindo”, acrescenta o atleta.

Vale destacar que os campeões do ranking na Mirim e na Feminina deste ano estarão classificados para a final internacional do Rip Curl Grom Search International, em 2010, na Austrália, competindo simultaneamente com o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach.

Os dois atletas receberão passagens aéreas, bolsas de estudos, com intercâmbio cultural, na ‘The Milton College Centre’, oferecido pela Study Way, incluindo estadia e alimentação.

O evento foi prestigiado pelo surfista profissional Bruno Santos, que no ano passado chamou a atenção do Mundo ao vencer a etapa do WCT em Teahupoo e no início desta temporada foi o campeão do WQS em Fernando de Noronha. Bruninho, que faz parte da forte equipe Rip Curl, elogiou a estrutura do evento e a iniciativa de incentivar a nova geração.

“O mais importante nessa idade é a festa, a confraternização, e claro, treinar. Vários deles se tornarão profissionais e serão destaques. O Rip Curl Grom Search está se tornando um campeonato tão tradicional quanto o Brasileiro e ainda tem a importância da viagem para a Austrália, que dá uma dimensão maior. É muito importante essa revelação de novos talentos e a chance dos atletas interagirem”, diz Bruninho.

Ele também elogiou alguns dos talentos em ação nas ondas. “Tem o Jessé Mendes, o Sidinho (Sidney Guimarães) e o Gabriel Medina. Também me chamou muito a atenção o Wesley Santos, que com certeza vai brilhar”, ressalta Bruno, revelando os seus planos para o futuro. “Minha meta era disputar apenas eventos especiais e viajar. Mas como venci em Noronha, vou correr as próximas etapas e se tiver bons resultados, parto para os outros. Senão, vou escolher os que mais me agradam, chamam a minha atenção”, informa.

Fora das ondas, o Rip Curl Grom Search teve como atrações as brincadeiras E-Bomb na areia e também um trabalho de conscientização ambiental, numa parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O presidente da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), Pedro Falcão, comemorou o sucesso do evento. “Tivemos recorde de inscritos. O Rip Curl não pode mais sair do Rio”, defende ele.

O gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Caio Umehara, ficou satisfeito com o resultado da competição. “O Rip Curl Grom Search se tornou o principal evento Sub-16 do surf brasileiro. Quando começamos em 2000, eram duas barracas. Tudo foi muito pensado e hoje temos uma grande estrutura, virou circuito, com destaque para a premiação, com viagem para a Austrália, com intercâmbio cultural, e a oportunidade de representar o Brasil lá fora na etapa mais tradicional do Circuito Mundial Profissional”, afirma Caio.

O Rip Curl Grom Search 2009 tem os patrocínios de Rip Curl, J’Bay, Jamf e Overboard. Apoio: Cadernos Jandaia, Study Way Cursos no exterior, The Milton College Centre, Grupo Skygraf do Brasil e Sticle Malharia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf. A realização da etapa é da Feserj, com a colaboração da Associação de Surf da Barra da Tijuca.

Segunda etapa do Rip Curl Grom Search 2009

Mirim (sub-16)

1 Wesley Santos (Peruíbe-SP)
2 Sidney Guimarães (Peruíbe-SP)
3 Jessé Mendes (Guarujá-SP)
4 Gabriel Medina (São Sebastião-SP)

Feminina (sub-16)

1 Vitória Pereira (Ubatuba-SP)
2 Isabela Lima (Rio De Janeiro-RJ)
3 Carol Fernandes (Rio De Janeiro-RJ)
4 Priscila Sanches (Guarujá-SP)


Iniciantes (sub-14)

1 Wesley Santos (Peruíbe-SP)
2 Johnny Botelho (Vitória-ES)
3 Filipe Toledo (Ubatuba-SP)
4 Edgard Groggia (Guarujá-SP)

Grommets (sub-12)

1 Victor Bernardo (Guarujá-SP)
2 Leonardo Guimarães (Peruíbe-SP)
3 Matheus Rodrigues (Rio De Janeiro-RJ)
4 Yuri Daberkow (São Francisco Do Sul-SC)

Jamf Best Trick – Gabriel Medina (São Sebastião-SP)

Ranking depois de duas etapas

Mirim (sub-16)

1 Gabriel Medina (São Sebastião-SP) – 1.729 pontos
2 Jessé Mendes (Guarujá-SP) – 1.710
3 Sidney Guimarães (Peruíbe-SP) – 1.629
4 Caio Ibelli (Guarujá-SP) – 1.466

Feminina (sub-16)

1 Vitória Pereira (Ubatuba-SP) – 1.810
2 Isabela Lima (Rio De Janeiro-SP) 1.556
3 Kaena Brandi (Guarujá-SP) – 1.531
4 Barbara Segatto (Vila Velha-ES) – 1.431

Iniciantes (sub-14)

1 Filipe Toledo (Ubatuba-SP) – 1.810
1 Wesley Santos (Peruíbe-SP) – 1.810
3 Edgard Groggia (Guarujá-SP) – 1.385
4 Luan Wood (Florianópolis-SC) – 1.260

Grommets (sub-12)

1 Victor Bernardo (Guarujá-SP) – 2.000
2 Leonardo Guimarães (Peruíbe-SP) – 1.800
3 Matheus Rodrigues (Rio De Janeiro-RJ) – 1.539
4 Victor Mendes (Guarujá-SP) – 1.240

Por: Flávio Brito em 08/03/2009 16:34 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário