segunda-feira, 16 de março de 2009

"BAFORADA" - PASSEATA CONTRA A DESTRUIÇÃO MOBILIZARÁ MARACAÍPE NA SEMANA SANTA

Oi Pessoal!

Venho aqui avisar a vocês sobre uma passeata a ser realizada no dia 12 de Abril (domingo da semana santa) na praia de Maracaípe.

destruição do manguezal em maracaípe - foto: gUgA sOaReS

Como alguns de vocês devem saber, o governo do estado de Pernambuco vendeu praticamente todo o litoral sul do estado (o que ainda restava de preservado do nosso tão pequeno litoral) para grandes grupos empresariais portugueses e espanhóis.

Grandes terras foram vendidas, desde a praia do Paiva, passando por Maracaípe, até uma área de 500 hectares em Barreiros, a qual será transformada em um gigante Eco-Resort. Em relação à praia de Maracaípe, realmente tomei as dores por ser uma frequentadora assídua de tal praia. Também por estar observado o rumo que as mudanças estão tomando.

Minha melhor amiga (também estudante do curso de CiÊncias Biológicas Ambientais na UFPE) assistiu a uma palestra do biólogo responsável pela construção da via que liga porto de galinhas à maracaípe. Tal biólogo garantiu que nem um centímetro de manguezal seria desmatado para a construção de tal via. Pois gostaria que vocês fossem ao local ver com seus próprios olhos o que foi feito ao belo manguezal de maracaípe, um manguezal famoso por seus cavalos-marinhos e responsável por várias espécies marinhas e de grande valor econômico (primeiro porque é um dos poucos manguezais sobreviventes do litoral pernambucano e segundo porque os manguezais são áreas de berçário de tais espécies marinhas, incluindo Tubarões!!).

Acho que não preciso nem citar o resultado da destruição do manguezal da área do Porto de Suape, um dos fatores que levou aos presentes ataques de tubarão na cidade do Recife. Membros do governo foram aos bares situados na "orla" de maracaípe, levando a eles a notícia de que perderão seus bares para a construção de um calçadão de concreto na beira-mar. Esta será uma passeata pelo respeito à população e ao meio ambiente, visto que nossos governantes estão tomando decisões irresponsáveis, que trarão mais desigualdade e danos ao ambiente.

Queremos pedir responsabilidade social para com a população local de maracaípe, que sempre foi contra a construção da estrada e muito mais da tomada de suas terras para dar dinheiro a estrangeiros já tão ricos. Queremos saber para onde vai o esgoto desses hotéis, queremos arborização e harmonia com o ambiente, ao invés de gigantes blocos de concreto como os resorts atuais de porto de galinhas.

...NÃO QUEREMOS CONCRETO NA BEIRA-MAR!!!!

Queremos investimento em pesquisa científica no manguezal, para acompanhamento do possível impacto ambiental que sofrerá.

Queremos reuniões de tais grupos e do governo com a população local ANTES de serem planejadas e executadas as modificações ao local, para que suas vontades e problemas SEJAM OUVIDOS e resolvidos.

Para isso preciso de ajuda. Quem puder, favor entrar em contato:81-88548853

Então galera vamos fortaleçer essa causa. Quem não puder ir encaminha o email pros amigos vamos se mobilizar enquanto pudemos fazer alguma coisa!!!!

mailto:malbuquerque.mariana@gmail.com
mari_maciel@hotmail.com

Obrigada!!

por: Mariana Maciel de Albuquerque - 16/03/09

Um comentário:

  1. Temos que pensar nas coisas boas que esta estrada e os empreendimentos vão trazer. Vamos nos mobilizar para tirar proveito disto, fundar associações para preservação ambiental, se instalar na região para fazer patrulha, etc. As ações propostas pelos que estão se mobilizando são ótimas, vão em frente, a luta será desigual. Existem na região associações de pousadas, existe associações de surf, existem vários surfistas políticos na região, tentem o apoio deles, estes politicos estão ganhando pra proteger a comunidade, tem gente recebendo verbas ha muito tempo para "preservar o mangue", cobrem deles, é mais fácil e se não tiverem apoio destes, informem isto a população.

    ResponderExcluir