quinta-feira, 26 de março de 2009

BRASIL VAI AO QUIKSILVER ISA WORLD JUNIORS 2009 NESTA QUINTA-FEIRA. APÓS DESFILE PROVA COMEÇA NESTE SÁBADO

Matheus Navarro catarinense campeão da abertura do Maresia Brasileiro de Surf Taíba Ceará foto Diego Freire


Nova geração, segunda geração


Nat Young disputará ao VII Mundial Júnior na playa de La FAE (Fuerza Aerea de Ecuador), Salinas, Equador, mas o norteamericano não é filho do homônimo australiano campeão mundial de surf em 1966.
Mas no VII Mundial Júnior estarão surfistas filhos de surfistas destacados, Kolohe Andino, é filho do californiano Dino Andino, o surfista em ação na abertura do filme "Caçadores de Emoções" (Pointbreak), Miguel Pupo, é filho do veterano Wagner Pupo, integrante da histórica seleção brasileira no então bienal Mundial de Surf Amador 1988 em Porto Rico, no qual o Brasil foi terceiro por equipes e Fábio Gouveia garantiu entrar na galeria de campeões Open (sem limite de idade) da International Surfing Association (ISA) que desde 2003 realiza em Mundial distinto disputas até dezoito anos (Júnior) masculina e feminina e para garotos que entrem o ano com menos de dezesseis, a "Under-16", que no Brasil tem denominação com palavra nativa: "Mirim", pequeno em Tupi.


Ian Gouveia, com vaga no selecionado por índice, é o líder da Júnior no circuito Maresia, oficial da Confederação Brasileira de Surf (CBS), e diz "se não fosse filho do meu pai, o surf certamente também entraria na minha vida, eu encontraria o caminho do mar" para em seguida reconhecer que ter um pai surfista é ótimo, e sendo ele Fábio Gouveia, melhor ainda.


Rumo ao Mundial Júnior


Dos doze no selecionado que nesta quinta-feira embarca do Aeroporto de Guarulhos,São Paulo, Ian Gouveia e Miguel Pupo, são os mais em evidência por resultados recentes. Pupo foi vice campeão brasileiro Júnior em 2008 e este ano já garantiu segundo lugar em torneios Sub-20 na Austrália, enquanto Ian mostrou intimidade com tubos e ondas fortes no tradicional evento do Mundial de Acesso Profissional (WQS) em Fernando de Noronha, Pernambuco, estado em cuja capital nasceu e morou até se mudar há seis anos para Santa Catarina, cujo selecionado representa agora entre Júniores, por ele vencida na recente primeira etapa da Confederação em Taíba, Ceará.


Lá também estava o Mirim Caio Ibelli, que no sábado, e com o pai Gulherme na torcida, garantiu à primeira de duas vagas mirins que a prova definiu.


Após Ibelli se somar ao campeão 2008 Jessé Mendes e a um convidado também paulista, Gabriel Medina, a última vaga mirim, e do time, foi duelo de menores chances para Mateus Carvalho, que venceu a prova e mais que garantiu a ida ao Equador, sempre que possível com direito a torcida on-line dos familiares em Santa Catarina.


Após Ian garantir sua vaga no sábado, o quarto integrante Júnior saiu na manhã de domingo e semifinais, Thiago Guimarães foi mais um paulista na busca de vaga e precisando ir à final para garantir, o que fez tendo entre a torcida na praia o primo Sidney Guimarães, o Sidinho.


Garotas juniores


Entre as integrantes do quarteto feminino, Kaena Brandi, paulista como um dos convidados Pupo, tem pai surfista, Murilo Brandi, que já foi destaque em revistas especializadas há decádas passadas, quando então com o irmão Alexandre "Xan" Brandi, sempre aparecia surfando as grandes ondas nas temporadas havaianas de inverno.


Kaena foi terceira do ranking Júnior em 2008, atrás de outra atleta que permance na categoria e igualmente integra a Seleção por convite, Bárbara Muller, de Santa Catarina.
Isabella Lima foi outra que garantiu por resultados vaga já no sábado da abertura do Brasileiro da CBS, sendo segundo representante do Rio de Janeiro na delegação, pois Filipe Braz já tinha convite Júnior à exemplo de Miguel Pupo, segundo no ranking passado e em convite como a catarinense Bárbara, ambos ocupando lugar do campeão 2008 devido aos mesmos, John Max e Camila Cássia, não terem mais a idade máxima.

Dúvida
A última definição da seleção foi a ida de Estefanie Freitas, não porque o nome da cearense tenha sido o décimo segundo confirmado (que foi o de Matheus Navarro), mas porque se cogitou dela não ir por falta de patrocínio, o que se resolveu através da doação de passagens por um surfista e empresário do Ceará, e pelo trabalho da Federação Cearense de Surf (FCS) através de Amélio Júnior, seu vice presidente executivo.
A ida de Estefanie é história que guarda semelhança com a da primeira presença de Diana Cristina, a Tininha, em um Mundial Júnior, o segundo no Taití, quando então a surfista de raízes indígenas potiguara, após atuação destacada, foi declarada "arma secreta" por Marcos Conde, então técnico do Brasil que a escalou na mesma quarta posição no time feminino brazuca que Estefanie deve ocupar para tentar um título que não existia quando eram júniores femininas duas estrelas do surf brasileiro: suas conterrâneas Tita Tavares e Silvana Lima.


Copa do Mundo

Fábio Gouveia, é presença desde 1988 na temporada de inverno no Havaí, onde é o único brasileiro a ter vencido etapa do Mundial Profissional, a tradicional World Cup of Surfing, em Sunset.
Porém, se há um evento com status de Copa do Mundo, para os surfistas da nova geração é o Quiksilver ISA Júnior 2009, o Mundial Júnior de Surf da International Surfing Association (ISA), que em sua sétima edição, a primeira vencida em 2003 pelo Brasil, garante presença de trinta países vindos de todos os continentes.


Em um mundo virtualmente sem distância, o Quiksilver ISA Júnior 2009 poderá ser acompanhado desde regiões distantes da África, que terá países presentes, até na gelada Irlanda, sem falar nos Estados Unidos, que além de Kolohe Andino leva outros reforços ao Equador em busca de entrar na galeria de quatro títulos australianos, um havaiano, e o pioneiro do selecionado brasileiro, que nesta edição pela primeira vez tem filhos de dois ex-integrantes, e o que é melhor, tem ainda mais a cara do Brasil e de seu povo, multiracial, multiregional e guerreiro, sempre !


Equipe que representará o Brasil no Mundial.JúniorMiguel Pupo SP Filipe Braz RJ Ian Gouveia SC Thiago Guimarães SP MirimJessé Mendes SP Gabriel Medina SP Caio Ibelli SP Matheus Navarro SC Feminino Júnior Kaena Brandi SP Bárbara Muller SC Isabela Lima RJ Estefany Freitas CE.

O técnico brasileiro no Equador será o da seleção catarinense, Otoney Xavier, tendo como auxiliar Elizandro Lima. enquanto Juca de Barros chefia à delegação no VII Mundial Júnior, tendo o grupo apoio da Bad Boy, Viannatour, Surf Training e apoio institucional do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
por: CHICO PADILHA - 26/03/09 - 15:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário