segunda-feira, 23 de março de 2009

Rip Curl Grom Search - Medina faz a festa

Duas disputas acirradas definiram os campeões das categorias Mirim e Feminina do Rip Curl Grom Search, promovido neste fim de semana (dias 21 e 22), na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP).
Gabriel Medina vence etapa no Guarujá (SP) e carimba título do Rip Curl Grom Search. Foto: Ivan Storti.

Na categoria Mirim, Gabriel Medina, de São Sebastião, derrotou, nos últimos segundos da bateria final, Sidney Guimarães. No Feminino, a carioca Isabela Lima conquistou o título depois de um duelo emocionante com a guarujaense Kaena Brandi.

Gabriel e Isabela venceram o circuito e a etapa e estão classificados ao evento internacional, em 2010, competindo simultaneamente ao WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach. Os dois receberão passagens aéreas, bolsas de estudos, com intercâmbio cultural, na ‘The Milton College Centre’, oferecido pela Study Way, incluindo estadia e alimentação.

A terceira e última etapa também definiu os títulos de outras duas categorias. Ergueram as taças Victor Bernardo, na Grommet (até 12 anos), com 100% de aproveitamento, e Filipe Toledo, na Iniciante (até 14 anos), que faturou o seu quarto título consecutivo no evento.

O duelo da categoria Mirim foi sem dúvida o mais emocionante da competição. Gabriel Medina, Sidney Guimarães e Jésse Mendes conquistaram pontuações altas e deixaram os amigos e familiares apreensivos até o último segundo da bateria.

Quando tudo apontava para a vitória de Sidney Guimarães, o sebastianense Gabriel Medina encaixou uma série de manobras e conquistou duas ótimas notas nos últimos segundos: 9.25 (a maior do dia) e 8.05.

A emoção de Gabriel era visível, e ele fez questão de ressaltar as dificuldades da prova. “A marcação do Sidney foi muito forte, em determinados momentos achei que não fosse conseguir reverter o resultado”, afirmou.

Em 2010, Gabriel viaja pela segunda vez para Austrália e espera aprimorar o inglês também. “Quero voltar falando bem a língua deles, vai me ajudar muito no futuro”.

A mãe do surfista, Simone Medina, disse estar realizada com o filho. “É muito bom ver o meu filho feliz, viajando, fazendo o que gosta e tendo sucesso nessa área”. Nem as viagens constantes deixam a mãe com o coração apertado.

“Enquanto ele estiver satisfeito com o que faz e buscando novos objetivos, eu sempre vou apoiar”, afirmou. Antes da Austrália, o surfista participará do mundial no Equador, da International Surfing Association (ISA), que será realizado entre os dias 28 de março e 5 de abril.

A disputa feminina também foi acirrada. Isabela Lima e Kaena Brandi terminaram o circuito empatadas em pontos, com a vitória sendo decidida no critério desempate (peso 2 da última etapa). Foi o segundo ano consecutivo que Kaena passa por esta situação. “Infelizmente não deu, era o dia dela e ela foi feliz”, disse, visivelmente emocionada.

A carioca Isabela vibrou com a chance de viajar para Austrália e falou sobre a importância do circuito. “O Rip Curl é uma vitrine para os surfistas que buscam patrocínio e dá visibilidade para os patrocinadores, como no meu caso”, explicou. Assim como Gabriel Medina, a carioca também participará do mundial no Equador.

Isabela Lima também garante bolsa de estudos e passagem para Austrália. Foto: Ivan Storti.
De uma família tradicional de surfistas, Filipe Toledo conquistou o quarto título consecutivo do circuito, duas vezes na grommets e duas na iniciantes. “É sempre bom conquistar títulos, eu devo tudo isso ao meu pai”. Ricardo Toledo, bicampeão brasileiro profissional, espera que o filho melhore cada dia mais. “Nós como pais, queremos que nossos filhos sejam sempre melhor que nós”.


Filipe Toledo garante caneco na Iniciante. Foto: Ivan Storti.

Na categoria Grommet, Victor Bernardo, do Guarujá, conquistou a etapa e o circuito, fechando a participação no Rip Curl com 100% de aproveitamento, já que venceu as duas etapas anteriores.

Victor Bernardo comanda show na Grommet. Foto: Ivan Storti.

Na próxima semana o surfista viaja para o Peru para uma série de treinos. “Vou me preparar para o Hang Loose, que será disputado em abril, em Ubatuba”.

O domingo também contou com a Overboard Expression Session, bateria sem regras, valendo a manobra mais radical.

O campeão da categoria mirim, Gabriel Medina foi o vencedor, com dois aéreos na mesma onda, ganhando um kit e um troféu.

O site da Rip Curl, que transmitiu a etapa ao vivo, contou com mais de 50 mil acessos de 17 países e vários estados do Brasil.

O Rip Curl Grom Search 2009 teve os patrocínios de Rip Curl, J’Bay, Jamf e Overboard. Apoio: Cadernos Jandaia, Study Way Cursos no exterior, The Milton College Centre, Grupo Skygraf do Brasil e Sticle Malharia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf.

A realização da etapa é da Federação Paulista de Surf, com a colaboração de Tahiti Restaurante Pizza Bar, Sorvetes Rochinha, Associação de Surf e Prefeitura Municipal de Guarujá.

Ranking final depois de três etapas

Grommet

1 Victor Bernardo (Guarujá / SP) – 2.000
2 Leonardo Guimarães (Peruíbe / SP) – 1.800
3 Matheus Rodrigues (Niterói/RJ) – 1.539
4 Gustavo Ramos (São Francisco do Sul / SC) – 1.466

Iniciante

1 Filipe Toledo (Ubatuba / SP) – 2.000
2 Wesley Santos (Peruíbe / SP) – 1.810
3 Deivid Silva – 1.800 (Guarujá / SP)
4 Johnny Botelho (Vitória / ES) – 1.629

Feminina

1 Isabela Lima – (Rio de Janeiro / RJ) – 1.900
1 Kaena Brandi (Guarujá / SP) – 1.900
3 Vitoria Pereira (Ubatuba / SP) – 1.810
4 Barbara Segatto (Vila Velha / ES) – 1.629

Mirim

1 Gabriel Medina (Ubatuba / SP) – 2.000
2 Sidney Guimarães (Peruíbe / SP) – 1.800
3 Jessé Mendes (Guarujá / SP) – 1.710
4 Caio Ibelli (Guarujá / SP) – 1.466

Resultados da terceira etapa

Grommet

1 Victor Bernardo (Guarujá / SP) – 11.00
2 Wesley Dantas (Peruíbe / SP) – 9.25
3 Gustavo Ramos (São Francisco do Sul / SC) – 8.85
4 Matheus Rodrigues (Niterói / RJ) – 8.45

Iniciante

1 Filipe Toledo (Ubatuba / SP) – 14.00
2 Deivid Silva (Guarujá / SP) – 10.25
3 Luan Wood (Florianópolis / SC) – 9.75
4 Johnny Botelho (Vitória / ES)– 8.10

Feminina

1 Isabela Lima – (Rio de Janeiro / RJ) – 13.65
1 Kaena Brandi (Guarujá / SP) – 10.25
3 Tayane Silva (Itanhaém / SP) – 8.90
4 Barbara Segatto (Vila Velha / ES) – 7.55

Mirim

1 Gabriel Medina (São Sebastião / SP) – 17.30
2 Sidney Guimarães (Peruíbe / SP) – 16.25
3 Jessé Mendes (Guarujá / SP) – 13.75
4 Lucas Santos (Ubatuba / SP) – 5.50

Overboard Expression Session Gabriel Medina, com dois aéreos na mesma onda.



Por: Fábio Maradei em 23/03/2009 01:18 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário