quinta-feira, 12 de março de 2009

AZUL - Noronha para colecionadores

Azul: Fernando de Noronha, do fotógrafo Marcelo Maragni, é o mais novo título que a editora Gaia envia às livrarias.


Capa do livro Azul: Fernando de Noronha. Foto: Reprodução.

Uma verdadeira obra de arte, porque nela estão impressas fotografias de inenarrável beleza das águas transparentes do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).

O surf aparece como cenário nas páginas deste ensaio artístico-documental. As imagens perfeitas ultrapassam o limite do surf com o esporte, colocando a natureza em primeiro plano, mostrada por meio da técnica e da sensibilidade de Maragni.

"Cada vez que penso em Fernando de Noronha, antes de qualquer imagem, é dificil escapar do azul-esmeralda das águas do mar", diz o autor na apresentação do livro.

"O excesso de vida, praias e paisagens maravilhosas confundem a mente em um turbilhão de azul e torna impossível eleger uma primeira imagem", completa Marcelo Maragni.

Vale a pena lembrar que tanto a beleza natural quanto as excepcionais condições ambientais da ilha fizeram que, em dezembro de 2001, com o objetivo de assegurar às gerações futuras a herança daquilo que é chamado de "tesouros do passado", a Unesco facultasse ao conjunto de ilhas o título de Patrimônio Mundial Natural.

As praias da Conceição, Cacimba do Padre, Bode e outras tantas foram clicadas e selecionadas para compor Azul: Fernando de Noronha. Na concepção de Maragni, algumas fotos só terão algo a dizer aos surfistas e, uma outra, talvez, para quem vê a fotografia sob outra ótica. Mesmo pensando dessa maneira, sintetiza seu trabalho com uma frase que é quase um poema.

"Fica a certeza que Azul é pouco para descrever ou mesmo falar das belezas aquáticas de Noronha, que aparecem multicoloridas nestas páginas, mas, mesmo assim, as memórias são, antes de tudo, da cor do mar".

Sobre o autor: Arquiteto por formação e fotógrafo por opção, Marcelo Maragni iniciou no ramo da fotografia por volta de 1995, atuando na área desde 1999.

No jornalismo, seu trabalho se desenvolveu a partir de reportagens de cunho ambienteal e cultural. Seu trabalho se divide principalmente entre fotografia de esportes, natureza, pessoas e moda.

Ficha Técnica

Livro Azul: Fernando de Noronha (80 páginas), Editora Gaia
Autor: Marcelo Maragni
Preço> R$ 79



Por: Guilherme Loureiro em 12/03/2009 00:01 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário