Capa do livro Azul: Fernando de Noronha. Foto: Reprodução.
Uma verdadeira obra de arte, porque nela estão impressas fotografias de inenarrável beleza das águas transparentes do arquipélago de Fernando de Noronha (PE).O surf aparece como cenário nas páginas deste ensaio artístico-documental. As imagens perfeitas ultrapassam o limite do surf com o esporte, colocando a natureza em primeiro plano, mostrada por meio da técnica e da sensibilidade de Maragni.
"Cada vez que penso em Fernando de Noronha, antes de qualquer imagem, é dificil escapar do azul-esmeralda das águas do mar", diz o autor na apresentação do livro.
"O excesso de vida, praias e paisagens maravilhosas confundem a mente em um turbilhão de azul e torna impossível eleger uma primeira imagem", completa Marcelo Maragni.
Vale a pena lembrar que tanto a beleza natural quanto as excepcionais condições ambientais da ilha fizeram que, em dezembro de 2001, com o objetivo de assegurar às gerações futuras a herança daquilo que é chamado de "tesouros do passado", a Unesco facultasse ao conjunto de ilhas o título de Patrimônio Mundial Natural.
As praias da Conceição, Cacimba do Padre, Bode e outras tantas foram clicadas e selecionadas para compor Azul: Fernando de Noronha. Na concepção de Maragni, algumas fotos só terão algo a dizer aos surfistas e, uma outra, talvez, para quem vê a fotografia sob outra ótica. Mesmo pensando dessa maneira, sintetiza seu trabalho com uma frase que é quase um poema.
"Fica a certeza que Azul é pouco para descrever ou mesmo falar das belezas aquáticas de Noronha, que aparecem multicoloridas nestas páginas, mas, mesmo assim, as memórias são, antes de tudo, da cor do mar".
Sobre o autor: Arquiteto por formação e fotógrafo por opção, Marcelo Maragni iniciou no ramo da fotografia por volta de 1995, atuando na área desde 1999.
No jornalismo, seu trabalho se desenvolveu a partir de reportagens de cunho ambienteal e cultural. Seu trabalho se divide principalmente entre fotografia de esportes, natureza, pessoas e moda.
Ficha Técnica
Livro Azul: Fernando de Noronha (80 páginas), Editora Gaia
Autor: Marcelo Maragni
Preço> R$ 79
Por: Guilherme Loureiro em 12/03/2009 00:01 - fonte: WAVES
Nenhum comentário:
Postar um comentário