sábado, 21 de março de 2009

ISA Junior - Equipe brazuca pronta para batalha.

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) confirmou o embarque, na próxima quinta-feira (26), da seleção brazuca ao Mundial Júnior no Equador, evento para atletas de até 18 anos promovido pela International Surfing Association (ISA).

Atual líder do ranking brasileiro júnior, Ian Gouveia encara Mundial da ISA no Equador . Foto: Diego Freire.


A competição está confirmada para rolar entre os dias 28 deste mês e 5 de abril, na Playa de La FAE, em Salinas, Equador.

A ISA, no milênio passado, foi a entidade de primeiros títulos mundiais de hoje veteranos surfistas como Tom Curren, Damien Hardman, Fábio Gouveia e Fábio Silva.

Desempate júnior - No Mundial Júnior, surgido em 2003, o primeiro ano foi de vitória geral brasileira com o formato “Tag Team“.

O paulista Jefferson Silva, 2005, o potiguar Jadson André, 2007, e o catarinense Alejo Muniz, 2008, garantiram metade dos títulos de até

18 anos que agora dois convidados da CBS, Miguel Pupo e Filipe Braz, de São Paulo e Rio de Janeiro, Ian Gouveia, por Santa Catarina, e Thiago Guimarães, o outro paulista na lista, buscarão.


Miguel Pupo recebe convite da CBS e também promete dar trabalho em Salinas. Foto: Basílio Ruy.

Na Feminino Júnior, Bárbara Muller, de Santa Catarina, Kaena Brandi, paulista, ambas convidadas, Isabella Lima, do Rio de Janeiro, e Estefanie Freitas, do Ceará, são as candidatas ao inédito título que a atual bicampeã mundial profissional Stephanie Gilmore, da Austrália, possui, e que entre brasileiras quem chegou mais perto foi a brasileira Diana Cristina, a Tininha, terceira em 2006.

Entre mirins, o paranaense Peterson Crisanto repetiu ano passado o vice-título de Alejo Muniz na edição 2006 no Brasil.

No Equador, a Mirim terá três paulistas, Jessé Mendes, campeão 2008, o convidado Gabriel Medina, e Caio Ibelli, somando-se a eles Matheus Navarro, catarinense que garantiu a última vaga sem depender apenas de si, mas fazendo o máximo, campeão que foi nesta Sub-16 da abertura recente do Maresia Brasileiro.

Destaque por resultados - O Brasil chega com uma “arma nada secreta” no Equador: Miguel Pupo, vice da Júnior nacional em 2008 que vai da Austrália ao Equador ocupando no site internacional “Surfline” o quarto lugar na avaliação por resultados, vídeos e outras mídias.

O melhor brasileiro, terceiro na pesquisa internacional, é Jadson André, potiguar que trouxe o título do Mundial Júnior 2007 de Portugal para o Brasil, que empata nos títulos até 18 anos que há alguns anos a Quiksilver assina, sendo patrocinadora tanto do Mundial Júnior, quanto de provas da elite mundial profissional, onde o atleta campeão Júnior no Equador deve ser convidado a participar.

Líder experiente - A expectativa é de bons resultados por todos, e um deles vai com status de veterano: Ian Gouveia, que, antes de chegar aos 16 em outubro de 2008 , garantiu vaga júnior, mas foi relocado para o quarteto mirim da edição que a francesa Seignosse recebeu e não repetiu entre mirins os bons resultados que vinha obtendo na Júnior nacional, mesmo sendo então Sub-16.

Este ano, na Júnior, ele conta na bagagem com experiência de ter ido na Mirim a França e deter liderança nacional júnior neste ano, a mesma que deverá defender na volta, e na praia de Itamanbuca, Ubatuba, São Paulo, palco da primeira e última vitória entre amadores nacional do primeiro brazuca na galeria de campeões da ISA, seu pai, Fábio Gouveia.

O técnico brasileiro este mês no Equador será o mesmo da seleção catarinense, Otoney Xavier, tendo como auxiliar Elisandro Lima. Juca de Barros chefia a delegação que vai ao VII Mundial Júnior com apoio da Bad Boy, Vianna tour, Surf Training e apoio institucional do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Por Chico Padilha em 21/03/2009 05:15 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário