sexta-feira, 20 de março de 2009

Rip Curl Grom Search - Molecada afiada para decisão

Neste final de semana (21 e 22/3) o clima de decisão toma conta da praia de Pitangueiras, Guarujá (SP), com a realização da terceira e última etapa do Rip Curl Grom Search, circuito sub-16 que reúne grandes destaques da nova geração brasileira.

As disputas começam às 8 horas no sábado e no domingo recomeçam às 9, com as semifinais. As baterias decisivas rolam entre 11 e 12:40, começando pela Overboard Expression Session.

A atração fica para as atuações dos mais velhos, das categorias Mirim e Feminina, valendo aos campeões do ranking vagas para a final internacional do evento, em 2010, na Austrália. Na disputa masculina, o líder do campeonato Gabriel Medina, de São Sebastião, está escalado para surfar logo na primeira bateria, às 8 horas.

Líder do campeonato, Gabriel Medina está pronto para a decisão. Foto: Leandro Cargnin.


Seu grande rival e atual campeão brasileiro da categoria Jessé Mendes compete em casa e está na quinta bateria do dia. Avançando, os dois só devem se encontrar no mínimo na semifinal, garantindo emoção na competição.

“Será uma etapa bem forte mesmo. Todos que têm chances já se conhecem bem porque competem no Paulista e Brasileiro e todos querem esse título, além do prêmio especial”, diz Medina.

Além dos dois, estão na briga outros dois talentos que treinam diariamente em Guarujá, Sidney Guimarães, que é de Peruíbe, mas se mudou para aperfeiçoar o seu surf, e Caio Ibelli, o garoto especialista em aéreos.

Completa a lista Wesley Santos, de Peruíbe, dono da festa na etapa passada, no Rio de Janeiro, com vitórias na Mirim e Iniciantes (sub-14).

As meninas entram no mar somente às 13:15, depois de duas fases da Mirim e duas da Iniciantes. A número um da categoria, Vitória Pereira, de Ubatuba, entra no mar na quarta bateria, depois de suas rivais já terem atuado: Isabela Lima e Carol Fernandes do Rio de Janeiro, Barbara Segatto, de Vila Velha (ES) e Kaena Brandi, mais um talento de Guarujá.

Esta última, inclusive, foi destaque na final de 2008 e terminou empatada no ranking, com a campeã Juliana Meneghel, vencedora da disputa na mesma praia de Pitangueiras. “Vou competir sem pressão, pensando na vitória e nesse importante título, ainda mais que estarei em casa, com apoio da família e da torcida”, diz Kaena.

Já na Iniciantes, Filipe Toledo de Ubatuba, compete atrás de uma marca histórica no Rip Curl Grom Search, o quarto título consecutivo. Ele já foi bicampeão Grommets (sub-12) e no ano passado levou a Iniciantes, feito que pode ser repetido no final de semana.


Filipe Toledo quer o quarto e inédito título consecutivo. Foto: Leandro Cargnin.



“Eu gosto de emoção. Vou com toda a vontade e não quero deixar o título escapar”, informa o filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo.

Já entre os caçulas, o título já está definido por antecipação com Victor Bernardo de Guarujá. Além das disputas no mar, o evento que leva o slogan "muito mais do que um campeonato de surf", terá vários atrativos na areia aos competidores, como brincadeiras e distribuição de sorvetes Rochinha.

Quem não tiver a chance de ver de perto as manobras radicais da nova geração, pode acompanhar todas as baterias pela transmissão ao vivo pela internet, no site Rip Curl Grom Search, que imagens das manobras nas ondas, som direto da locução e notas dos juízes.

O Rip Curl Grom Search 2009 é uma realização da Federação Paulista de Surf. Patrocínios: Rip Curl, J’Bay, Jamf e Overboard. Apoio: Cadernos Jandaia, Study Way Cursos no exterior, The Milton College Centre, Grupo Skygraf do Brasil e Sticle Malharia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf. Colaboração: Tahiti Restaurante Pizza Bar, Associação de Surf e Prefeitura Municipal de Guarujá.



Por Fábio Maradei em 20/03/2009 15:01 - fonte: WAVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário