sexta-feira, 8 de maio de 2009

Taitiano de 22 anos vence triagens e ganha vaga para o Mundial em Teahupoo

por: GloboEsporte.com - 07/05/09 - 17:00
Manoa Drollet, vice do ano passado, e Bruce Irons ficam pelo caminho.

Taitiano Heiarii Williams entra em um tubo perfeito nas ondas de Teahupoo, no Taiti - foto: Divulgação ASP

Heiarii Williams, de 22 anos, mostrou todo o conhecimento no “quintal de casa” e faturou as triagens da terceira etapa do Circuito Mundial de surfe, em Teahupoo, no Taiti. Na decisão, em ondas de 1,5m, ele derrotou o havaiano Mark Healey e garantiu vaga para a chave principal, que começa no sábado. A janela de espera vai até o dia

As triagens contaram com a participação de 64 surfistas, entre eles o havaiano Bruce Irons, que no ano passado largou o Circuito Mundial, e o taitiano Manoa Drollet, vice-campeão da etapa em 2008, ano em que perdeu o título para o brasileiro Bruno Santos. Nas triagens, Bruce caiu na segunda fase, e Manoa nas oitavas.

Irmão de Bruce, Andy Irons, tricampeão mundial que tirou 2009 de férias, vai competir como convidado dos patrocinadores.

O niteroiense Bruninho está confirmado como convidado. Além dele, o Brasil terá o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, o paranaense Jihad Khodr e o cearense Heitor Alves.

A etapa do Taiti usará o novo formato: todas as baterias são homem a homem e não há mais repescagem. A primeira fase é disputada entre o 17º e o 45º do ranking e mais três convidados. Os 16 melhores do ranking estreiam apenas na segunda fase, contra os vencedores da primeira. Quem passa vai para as oitavas-de-final.

Tal formato, em 2009, é opcional: os organizadores de cada etapa decidem se querem adotá-lo ou não. Antes chamada de World Championship Tour (WCT), a divisão de elite do Circuito Mundial de surfe teve seu nome alterado pela Associação de Surfe Profissional (ASP). O nome oficial agora é Circuito Mundial da ASP. A divisão de acesso continua sendo chamada de World Qualifying Series (WQS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário