domingo, 17 de maio de 2009

Maresia Brasileiro Amador - Espírito Santo sai na frente

Por Roberto Pierantoni em 16/05/2009 18:33 - fonte: WAVES.



Kristian Kimmerson voa para levar o Espírito Santo à liderança da etapa do Maresia Brasileiro Amador 2009 em Ubatuba (SP). Foto: Diego Freire.



Depois de dois dias de disputas, a equipe do Espírito Santo está na frente na pontuação geral por equipes da segunda etapa do Brasileiro Maresia de Surf. A competição está sendo disputada no canto direito de Itamambuca, Ubatuba (SP), e termina neste domingo.

Com o bom desempenho de atletas como Bárbara Segatto e Kristian Kimmerson, os capixabas somam até agora 98 pontos e arrancam elogios de organizadores e especialistas do surfe.


Logo atrás, está o Ceará, com 90. São Paulo, campeã da primeira etapa, realizada no Ceará, segue em terceiro, com 84.

Para Marcos Bukão, diretor de prova da Confederação Brasileira de Surf (CBS), a grande surpresa deste campeonato é a briga particular entre as equipes capixaba e cearense.


"Espirito Santo e Ceará estão quebrando a hegemonia de São Paulo e de Rio de Janeiro, que sempre dividiam as primeiras colocações. Há um equilíbrio muito grande nesta segunda etapa. A categoria que mais me impressionou até agora foi a Mirim”, afirmou Bukão.

Em Ubatuba, além de se enfrentarem por equipes, os surfistas também disputam seis categorias individuais: Iniciante (até 14 anos), Mirim (até 16), Júnior (até 18 anos), Open, Feminino Júnior e Feminino Open.

No segundo dia de baterias, o sol voltou a brilhar na praia de Itamambuca e o mar melhorou, propiciando ondas de 1 metro e vento sul.


Na categoria Open, o baiano Marcos Fernandez foi o melhor do dia e avançou à semifinal na primeira posição, com 13,75 pontos.

Outros destaques foram o paulista Dárcio Dias (11,20), o cearense Artur Silva e o capixaba Kristian Kimmerson, ambos com 10,75 pontos.


O primeiro colocado no ranking geral da Open garantirá vaga na equipe brasileira que irá à Costa Rica, em agosto, para competir nos Jogos Mundiais de Surf. Os melhores da Júnior e Feminino Open também se classificam para surfar nas ondas costarriquenhas.

Na Júnior, o destaque do dia foi o paulista Gabriel Medina. O garoto de 15 anos obteve a maior pontuação: 14,25. Estão na briga pelo topo da categoria o catarinense Santiago Muniz (13,40), o paulista Caio Belli e Kristian Kimmer.

"Achei boas ondas na minha bateria. Mas a semifinal será complicada. A categoria Júnior está muito forte e espero melhorar amanhã (domingo) para brigar pela vaga na Costa Rica. Representar o Brasil nos Jogos Mundiais é o sonho de todo surfista”, afirmou Medina, que é vice-campeão mundial Sub-16.

Já Santiago, que tem na família o incentivo do irmão, Alejo Muniz, campeão do WQS 6 estrelas em Portugal e vencedor da primeira etapa do Maresia Paulista Pro 2009, afirmou que seu mau desempenho na Open o ajudou a crescer na competição.



"Encarei cada onda como se fosse um pote de ouro. O meu irmão (Alejo) é o maior exemplo de guerreiro. Tento seguir os passos dele e ser pelo menos 40% do que ele é”, disse o novato, de 16 anos.

A segunda etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS), tem o patrocínio da Maresia. Os co-patrocinadores são Bad Boy, Cast Laminação, Pranchas Zecão, Movie Action, Rhyno Foam, Ha Long, Mutuca, Escola Zecão de Surf. O apoio é da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf, Revista Fluir, site Waves, Governo do Estado de São Paulo - através Secretaria da Juventude Esporte e Lazer -, Prefeitura de Ubatuba, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário