segunda-feira, 25 de maio de 2009

Oakley Pro Junior - Alejo Muniz coroado no Atalaia


Por Fernando Iesca em 23/05/2009 15:37 - fonte:WAVES

Alejo Muniz ataca o lip. Foto: Diego Freire.

Com performances crescentes a cada bateria desde o início do campeonato, o catarinense Alejo Muniz é o grande campeão do Oakley Pro Junior encerrado neste sábado (23/5) na praia do Atalaia, Itajaí (SC). O evento reuniu os melhores surfistas com até 20 anos do país.

Clique aqui para ver as fotos

Clique
aqui para assistir as entrevistas com os finalistas

No último dia de competições as séries demoravam para entrar, mas quando as pequenas esquerdas apareciam, ofereciam grande potencial para que a nova geração brazuca desse um show de surf.

Jadson André quebra todos recordes, mas fica em segundo. Foto: Diego Freire.


Em uma final emocionante e com 45 minutos de duração, o potiguar Jadson André abriu a disputa na liderança, mas Alejo soube manter a tranquilidade exigida de uma atleta no confronto homem-a-homem e aguardou pacientemente as melhores séries, para triturá-las com manobras de muito estilo e fluidez.

Jadson fez excelentes apresentações durante a semana de campeonato e quebrou todos os recordes possíveis. Mesmo surfando muito não foi capaz de deter o catarinense, que contou com forte torcida na praia e além do bom nível de surf soube utilizar a estratégia correta para vencer por 15.43 a 12.84.

Pela vitória, Alejo Muniz embolsa R$ 9 mil e uma vaga para a grande final mundial na Indonésia. O potiguar também já tem sua vaga garantida para este evento, por ter ficado em segundo lugar no Mundial Junior da ASP na Austrália.

Quem também se deu bem foi o terceiro colocado Jessé Mendes, que apesar de ter sido barrado pelo campeão na semifinal também faturou a passagem para a Indonésia, por ter sido o terceiro lugar que obteve o melhor somatório.

O paulista disputou este prêmio com seu conterrâneo Miguel Pupo, que na semi foi barrado por Jadson André. Jessé levou vantagem por apresentar melhor pontuação.

Pela demora das séries, as duas baterias que o catarinense campeão disputou tiveram que ser reiniciadas, já que os dois competidores não surfaram nenhuma onda na primeira metade do tempo da bateria.

Conforme já foi dito em uma das reportagens anteriores, nós da equipe de reportagem Waves e que estamos realizando a cobertura do evento no local, constatamos que nenhum incidente violento ou ato de localismo aconteceu durante as baterias e o campeonato rolou em perfeita harmonia com os locais do pico do início ao fim.

Apesar de depoimentos que geraram polêmica e discussões, fomos recebidos com muito respeito e boa educação por todos os moradores da praia do Atalaia.

Graças ao sucesso do evento e sintonia dos atletas com o pico, existe a possibilidade de uma reedição no mesmo local.

O presidente da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), Juliano Secco, foi decisivo na resposta sobre a reedição do Oakley Pro Junior nos protegidos Molhes do Atalaia.

Galera local comemora com os atletas. Foto: Diego Freire.


“Todo mundo aqui, os locais do pico inclusive, ficaram super satisfeitos com o evento. Não tivemos problema nenhum, tudo transcorreu normalmente, deu boas ondas e fechamos com chave-de-ouro com esta final entre duas grandes estrelas da nova geração do surf brasileiro. A gente só espera a Oakley decidir se vai fazer o evento aqui de novo no ano que vem e realmente não vamos abrir as portas para mais ninguém. Vamos aguardar a resposta deles, pois aqui ou é esse evento que foi um sucesso ou é uma etapa do WCT, mais ninguém”, reafirma Secco.

Toda nova geração do surf brazuca teve a oportunidade de mostrar do que é capaz em ondas perfeitas. Com certeza em alguns anos ouviremos falar muito de alguns destes nomes que competiram por aqui nos últimos dias e eles serão os representantes de nossa bandeira no Circuito Mundial.

Ranking brasileiro Sub-20 2009

1 Alejo Muniz (SC) – 1.000 pontos
2 Jadson André (RN) – 860
3 Miguel Pupo (SP) – 730
3 Jessé Mendes (SP) – 730
5 Peterson Crisanto (PR) – 610
5 Franklin Serpa (BA) – 610
5 Santiago Muniz (SC) – 610
5 Alex Ribeiro (SP) – 610
9 Matheus Toledo (SP) – 500
9 Emerson Silva (SP) – 500
9 Gabriel Medina (SP) – 500
9 Yan Guimarães (RJ) – 500
9 Gustavo Sanches (RN) – 500
9 Matheus Navarro (SC) – 500
9 Jonatan Busseti (SC) – 500
9 Charlie Brown (CE) – 500

Nenhum comentário:

Postar um comentário