domingo, 3 de maio de 2009

King of the Groms - Medina reina no Arpex

Por: Pedro Monteiro em 03/05/2009 19:14 - fonte: WAVES




Gabriel Medina vence seletiva do Quiksilver King of the Groms na praia do Arpoador (RJ). Foto: Pedro Monteiro.


Terminou neste domingo, na praia do Arpoador, Zona Sul do Rio de Janeiro, a primeira seletiva do Quiksilver King of Groms 2009.

Em ondas de meio metro em média, o dia começou com as quartas-de-final. Em baterias no sistema homem-a-homem, no primeiro confronto do dia o paulista Jessé Mendes derrotou o baiano Yagê Araújo por uma grande margem de pontos (11,6 a 3,85) mostrando logo sua disposição para o título.

Na seqüência, outro paulista, Sidney Guimarães, competiu com inteligência e com uma escolha de ondas mais apurada e calma passou pelo último carioca no evento, Daniel Munhoz.

Em seguida foi a vez de outro favorito atropelar seu adversário. Com uma atuação consistente, que começou com uma onda de nove pontos, Gabriel Medina deu um show, vencendo por 18,40 pontos a 2,90 pontos o capixaba Johnny Botelho. Outro favorito começava a aparecer.

Fechando as quartas-de-final, no confronto mais equilibrado da fase, por uma diferença de 25 décimos o local de Búzios, João Paulo Zampier, tirou da competição mais um paulista classificado para o dia decisivo, Caio Ibelli. Foi uma disputa decidida nos últimos segundos.

Já na semifinal Jessé Mendes e Gabriel Medina confirmaram o favoritismo. Jessé foi o primeiro a entrar na água e passou por Sidney Guimarães (16,75 a 6,25). Já Medina, bastante concentrado, deixou pra trás João Paulo Zampier (11,25 a 6,8).

Jessé Mendes fica em segundo lugar. Foto: Pedro Monteiro.


Na final, em uma hora difícil do mar, com poucas ondas quebrando, a sorte sorriu para Gabriel Medina, que com sua tática de sempre buscar um grande número de ondas no início da disputa ainda somou nove pontos em 20 possíveis.

Jessé resolver aguardar uma onda com maior potencial e ficou boiando a maior parte do duelo, marcando apenas um ponto! Um fato inusitado para um campeonato de surfe.

“Foi difícil surfar uma final com tão pouca onda. Apliquei a mesma tática de toda a etapa. Comecei pegando uma onda boa e outra mais embaixo para garantir. Agora terei a oportunidade de mostrar meu surfe ao mundo inteiro”, disse Gabriel Medina, que começou a surfar com sete anos de idade, com total apoio do pai (Charles), e hoje tem 15 anos.

A segunda etapa da Seletiva sul-americana para o Quiksilver King of Groms 2009 acontece nos dias 30 e 31 de maio na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

Gabriel Medina comemora vitória. Foto: Pedro Monteiro.

Sobre o evento Esta é a quinta edição deste tradicional evento e o campeão de cada seletiva garante vaga para a grande final do King of the Groms, de 23 de setembro a 4 de outubro, na França.

Além das vagas, os campeões das seletivas recebem passagem hospedagem e ajuda de custo durante o campeonato. Essa competição terá representantes da Austrália (2), Nova Zelândia (1), EUA (2), Hawaii (1), Bali (1), África do Sul (1), Tahiti (1), Japão (1), Ilhas Reunião (1), Brasil / América do Sul (2) e Europa (3).

O Quiksilver King of the Groms 2009 etapa Rio teve o patrocínio da Quiksilver, com os apoios da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro, Arpoador Surf Club, Favela Surf Clube, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro, portal Waves, Revista Fluir e supervisão da Confederação Brasileira de Surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário