segunda-feira, 25 de maio de 2009

SMOLDER PRO NORDESTE - ALAN JONES QUEBRA TUDO E SE SAGRA CAMPEÃO.



Por Fernando Pereira - Direção/colunista - SurfPE - 25/05/09 - 20:00.


Alan Jones comemora ainda na água sua grande vitória - Smolder Pro Nordeste - foto: gUgA sOaReS/SurfPE

Sucesso!!!!!!!! É com essa palavra que podemos definir o Smolder Pro Nordeste que rolou nos dias 23 e 24 de maio, na baia de Maracaípe , ipojuca , Pernambuco.

O fato de anteceder uma etapa importante da seletiva Petrobrás e a premiação de 30 mil reais na etapa, fez com que vários atletas do sul e sudeste do pais participassem do Smolder pro.
Grandes nomes do surf brasileiro se juntaram aos surfistas nordestinos e elevaram o nível de surf na disputa pelos 30 mil e 2.000 pontos no ANS Tour 2009.

Alan Jones quebra tudo na final e se sagra campeão- Smolder Pro Nordeste - foto: gUgA sOaReS/SurfPE

O evento teve grande cobertura da mídia especializada inclusive com debate ao vivo promovido pelo site Ceará surf.... Simplesmente um marco para o surf nordestino.

Bem , vamos deixar de papo e partir logo para os detalhes desse grande evento.

No 1º dia A maré estava seca com ondas longas e ladeiras que vinham de uma distancia muito grande da beira, quem pegava a onda desde o out side recebia notas melhores do que os atletas que pagavam a onda já no inside.

A primeira fase foi marcada por baterias de alto nível e outras de nível ridículo (ridículo mesmo, morri de rir na beira).

Na 4ª bat ,Washington Martins (PE) não achou as ondas com parede armada e não foi páreo para um inspirado Claudemir lima (CE) e o ultra-radical Robson Gobato (ES).

Na 5ª bat , Mauricio bandeira (PE) começou bem mas depois se perdeu no mar e boiou o restante do tempo , terminando na 4ª posição.

Na 8ª bat , júnior lagosta (PE) travou um verdadeiro duelo com o baiano Alanderson Martins que acabou vencendo a bateria e levando lagosta com ele para a 2ª fase.

Na 13 ª bat , Bernardo pigmeu dominou completamente a bateria e venceu sem dificuldades.

Os destaques da 1ª fase foram os surfistas : Tânio Barreto (AL), Bruno Moreira (SP), Jano belo (PB), Odirlei Coutinho (SP), Diego Meinha (SP).

A 2ª fase marcou a estréia dos cabeças de chave do circuito.
Todos os pernambucanos que disputaram a 2ª fase (Luel Felipe, Junior Lagosta , Alan Donato , Halley Batista , César Aguiar ) conseguiram classificação para as oitavas de final.

Os destaques da fase fora os atletas : Messias Félix (CE) , César Aguiar (PE), Saulo Carvalho (PB), Ulisses Meira (PB), Alan Jones (RN), Angelino santos (CE), Alan Donato (PE) e júnior lagosta (PE) que levou a praia ao delírio ao executar um aéreo reverse com perfeição , voltar na base e dar mais três manobras em uma esquerda de tamanho.
Resultado: nota 9,73 a maior de todo o campeonato.

As oitavas de final começaram e com elas o funil foi se apertando e baterias memoráveis foram disputadas em Maracaípe.

As Oitavas

Nº 1 : começou com Ricardo Ferreira (SP) destruindo uma esquerda e conseguindo uma nota 8,33 que foi decisiva na bateria. Halley boiou a bateria toda. Resultado : Ricardo 1º e o paraibano Jano belo em 2º.

Nº 2 : César Aguiar (PE) e Michel Gratz (ES) imprimiram um ritmo forte desde o inicio da bateria, mais uma vez molusco mostrou total sintonia com as ondas de Maraca.
Os dois avançaram para as quartas de final.

Nº 3 : John Max surfou uma esquerda incrível em que ele mesmo obtendo nota 9 pontos , se classificou em 2º atrás do baiano Rudá Carvalho quer venceu a bateria na constância.

Nº 4 : numa bateria super disputada , Marcelo Nunes (RN) definiu a 1ª colocação logo em suas 2 primeiras ondas em que ele atacou as esquerdas sem dó. Júnior Lagosta (PE) e Angelino santos (CE) disputaram a 2ª vaga onda a onda. Melhor p Angelino que a 30 segundos do final virou o resultado a seu favor eliminando o local Junior lagosta.

Nº 5 : Tânio Barreto (AL) dominou e levou com ele para as quartas de final o paraibano Saulo Carvalho que abusou da rabeta.

Nº 6 : Isaias Silva ( CE) passou em primeiro e Luel Felipe (PE) ficou em 2º apresentando um surf muito forte de back side.

Nº 7 : Alan Donato (PE) surfou com muita raça pra virar o resultado no finalzinho e levar com ele em 2º o sempre perigoso Thiago de Souza (CE).

Nº 8 : Alan Jones (RN) mostrou todo seu power surf e se classificou com o paulista Robson Santos em 2º. Com a maré mais cheia, as ondas melhores e mais constantes tiveram inicio as quartas de final.

Quartas de final

Na 1ª bat das quartas, John Max surfou muito e mesmo cometendo uma interferência infantil, consegui se classificar atrás de Angelino Santos (CE).

Na 2ª bat das quartas, Marcelo Nunes (RN) mais uma vez apostou tudo nas esquerdas que quebravam a direita do palanque e se deu bem de novo. Avançou com ele o local César Aguiar (PE) que virou o resultado a seu favor faltando menos de 1 minuto e eliminou o atual líder do ranking brasileiro o paraibano Jano Belo.

Na 3ª bat das quartas, com um surf forte e veloz o alagoano Tânio Barreto colocou seu nome nas semis e em segundo ficou a grande surpresa Isaias Silva do ceará.

Na 4ª bat das quartas, rolou um duelo emocionante , só que a disputa era pela 2 posição.
O potiguar Alan Jones com uma nota 9,0 garantiu sua vaga na semifinal e o pernambucano Alan Donato com uma nota 8,0 no finzinho carimbou seu nome também na semi. Com o mar continuando com boas ondas, teve inicio as 2 semifinais.

As Semifinais

Semifinal 1 : César Aguiar (PE) não deixou espaço para ninguém e ganhou com moral a primeira bateria da semi. Virando pela 3ª vez o resultado a seu favor na regressiva, o cearense Angelino santos também garantiu de forma emocionante sua vaga.

Semifinal 2 : a melhor bateria do campeonato sem duvida. Rolou de tudo, vira-vira, marcação, mais vira-vira. A bateria foi foda, muito boa mesmo. Só no finalzinho foi que as coisas se definiram, o pernambucano Alan Donato saiu da 3ª posição para a liderança depois de surfar uma direita com muita linha e levar com ele para a grande final o ultra-radical Alan Jones (RN).

A final

A final foi praticamente um duelo particular entre Alan Jones (RN ) e o pernambucano César Aguiar. Os outros dois competidores da final, Alan Donato( PE) e Angelino Santos (CE) pouco puderam fazer frente ao surf apresentado pelos dois primeiros e ficaram na 4ª e 3ª posição respectivamente.

Alan Jones engorda sua conta bancária com o premio de R$8.000,00 mil - Smolder Pro Nordeste - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.




Cesar Molusco era pura raça pernambucana na final - Smolder Pro Nordeste - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


Empurrado pela torcida e com muita, muita vontade mesmo de vencer, César era a raça personificada, a cada onda sua a praia vinha ao delírio e César também se contagiava com a energia da galera.

Mas o potiguar Alan Jones não estava para brincadeira e simplesmente espancou as ondas na final e ganhou sem deixar duvidas o Smolder Pro.

Alan Donato vinha surfando muito mais na final não achou as ondas - Smolder Pro Nordeste - foto: gUgA sOaReS/SurfPE.


A César restou o consolo de ser o novo líder do ranking nordestino de surf profissional e a certeza de que está no caminho certo.



César Molusco e Alan Donato grandes nomes do surf pernambucano na atualidade - Smolder Pro Nordeste - foto: gUgA sOaReS/SurfPE


Valeu molusco, valeu Alan Donato....estamos orgulhosos de vocês....
Que venha a etapa de Sergipe !!!!!!!!!!!!!




Não joguem lixo nas praias, a natureza agradece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário