Victor Ribas, campeão brasileiro de 1997, de volta a elite - foto: Nilton Santos / SuperSurf.
Assim como o futebol, a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional também começa nesta semana. Só que a abertura do SuperSurf 2009 já acontece na quinta-feira com a triagem masculina, prevista para ser iniciada as 8 horas na Praia das Pitangueiras, Guarujá (SP).
Oito surfistas vão disputar as duas vagas que completam o número de 48 participantes de cada etapa. Depois, as novidades da elite nacional de 2009 abrem o primeiro desafio da temporada no novo formato de competição que será utilizado esse ano, o mesmo que o Circuito Mundial (WCT) acabou de estrear na Austrália.
Agora não tem mais repescagem e todas as baterias são homem-a-homem e eliminatórias desde a primeira fase. Os top-16 do ranking brasileiro entram como cabeças-de-chave na segunda, já disputando classificação para as oitavas-de-final contra os vencedores da rodada inicial.
A categoria feminina mudou também e terá duas fases de baterias formadas por três competidoras para definir as oito surfistas que vão para as quartas-de-final, quando os confrontos passam a ser diretos, entre duas atletas.
DIRETO DO MUNDIAL - Alguns surfistas chegam ao Guarujá depois de uma viagem de duas semanas seguidas competindo no Circuito Mundial do WQS, como o atual campeão brasileiro Gustavo Fernandes e o vice Willian Cardoso. Eles e Marco Polo, Jean da Silva, Hizunomê Bettero e Victor Ribas, foram para a África do Sul e depois passaram pelos Estados Unidos.
O mesmo roteiro foi seguido por três surfistas que disputarão as primeiras triagens do SuperSurf 2009 na manhã desta quinta-feira na Praia das Pitangueiras, o carioca Simão Romão, o pernambucano Paulo Moura e o gaúcho Rodrigo Dornelles.
Outro carioca que também participará da triagem no Guarujá, Yuri Sodré, ainda está na Europa disputando a etapa que termina nesta quarta-feira.
Ele preferiu ir da África do Sul para a Escócia, onde encontrou mais cinco integrantes da elite do SuperSurf 2009 que competiram em Portugal na semana anterior, Renato Galvão, Jano Belo, André Silva, Diego Rosa e Jorge Spanner, que também ainda estava na fase dos 24 melhores na Escócia que abriu a terça-feira da etapa mais gelada do WQS.
CAMPEÕES BRASILEIROS - O carioca Jorge Spanner é uma das novidades da elite na rodada de estréia do SuperSurf 2009 no Guarujá. Ele está na sétima bateria com o cabo-friense Victor Ribas, um dos campeões brasileiros que retorna ao grupo da Divisão Principal esse ano.
O outro é Tânio Barreto, alagoano radicado em Santa Catarina, que enfrenta mais um estreante, o baiano Rudá Carvalho, no quarto duelo da primeira fase, que será inaugurada pelo paraibano Ulisses Meira e o cearense Michel Roque.
Na categoria feminina, três surfistas também chegam da Europa direto para o Guarujá. Elas foram disputar a primeira etapa nível 6 estrelas do WQS em Portugal e duas delas estão escaladas na segunda bateria, Suelen Naraisa e Cláudia Gonçalves, junto com mais uma paulista, Bruna Queiroz.
A outra é Marina Werneck, catarinense que volta a elite e já vai encarar a tetracampeã brasileira Tita Tavares, além da convidada paulista, Camila Cássia. No novo formato do SuperSurf 2009, as duas primeiras colocadas avançam para a segunda fase e a última agora é eliminada, pois não existe mais a repescagem.
A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SUPER SURF 2009, o circuito nacional mais rico do mundo, que é realizado com co-patrocínio da marca Nicoboco e da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, além de apoio da Revista Fluir e do site Waves.Terra.
Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).
Todas as cinco etapas serão transmitidas pelos sites:
http://www.supersurf.com.br e www.abrasp.com.br,
com as finais no domingo também passando ao vivo pela ESPN Brasil.
Esta primeira etapa na Praia das Pitangueiras também conta com importante apoio da Prefeitura Municipal do Guarujá e do Hotel Gávea, organização técnica da ABRASP com colaboração da Federação Paulista de Surf (FPS).
TRIAGENS QUE CLASSIFICAM DOIS SURFISTAS:
1.a: Ricardo Ferreira (SP), Wagner Pupo (SP), Paulo Moura (PE), Leandro Santos (SP)
2.a: Yuri Sodré (RJ), Simão Romão (RJ), Rodrigo Dornelles (RS), Gilmar Silva (SP)
PRIMEIRA FASE MASCULINA –
33.o lugar – R$ 1.350,00 e 320 pontos:
01: Ulisses Meira (PB) x Michel Roque (CE)
02: Hizunomê Bettero (SP) x Tomas Hermes (SC)
03: Guilherme Ferreira (SC) x Edvan Silva (CE)
04: Tânio Barreto (AL) x Rudá Carvalho (BA)
05: Heitor Pereira (SP) x Daison Pereira (RS)
06: Beto Mariano (SC) x Péricles Dimitri (PR)
07: Jorge Spanner (RJ) x Victor Ribas (RJ)
08: David do Carmo (SP) x Franklin Serpa (BA)
09: Diego Santos (SP) x Thiago de Sousa (CE)
10: Pedro Henrique (RJ) x Halley Batista (PE)
11: Fábio Silva (CE) x Fábio Carvalho (SC)
12: Guga Arruda (SC) x Danylo Grillo (SP)
13: Odirlei Coutinho (SP) x Márcio Farney (CE)
14: Davi de Jesus (SC) x Leandro Bastos (RJ)
15: Adilton Mariano (CE) x vencedor das triagens
16: Saulo Junior (SP) x 2.o lugar das triagens
SEGUNDA FASE MASCULINA –
cabeças-de-chave – por ordem das baterias (1.a a 16.a):
1.a-André Silva (CE),
2.a-Danilo Costa (RN),
3.a-Diego Rosa (SC),
4.a-Messias Félix (CE),
5.a-Renato Galvão (SP),
6.a-Jean da Silva (SC),
7.a-Flávio Costa (BA),
8.a-o campeão brasileiro Gustavo Fernandes (RJ),
9.a-Willian Cardoso (SC),
10.a-Guilherme Herdy (RJ),
11.a-Marco Polo (SC),
12.a-Wilson Nora (BA),
13.a-Jano Belo (PB),
14.a-Bruno Moreira (SP),
15.a-Beto Fernandes (SP),
16.a-Peterson Rosa (PR)
PRIMEIRA FASE FEMININA –
3.a=13.o lugar – R$ 750,00 e 450 pontos:
1.a: Andréa Lopes (RJ), Gabriela Teixeira (RJ), Brigitte Mayer (RJ)
2.a: Suelen Naraísa (SP), Cláudia Gonçalves (SP), Bruna Queiroz (SP)
3.a: Tita Tavares (CE), Marina Werneck (SC), Camila Cássia (SP)
4.a: Diana Cristina (PB), Gabriela Leite (SC), Alcione Silva (RN)
5.a: Taís de Almeida (RJ), Luana Coutinho (SP), Nathalie Martins (PR)
6.a: Monik Santos (PE), Krisna de Souza (RN), Juliana Quint (SC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário