quinta-feira, 14 de maio de 2009

Oakley Pro Junior - Itajaí recebe elite sub 20

Por: João Carvalho em 14/05/2009 16:54 - fonte: Waves
Jadson André durante o Oakley Pro Junior 2008. Foto: Basílio Ruy.
O segundo título de campeão brasileiro sub-20 da história do surfe nacional será disputado nos dias 19 a 24 da próxima semana em Itajaí, Santa Catarina. O Oakley Pro Junior é o primeiro evento exclusivo para surfistas de até 20 anos de idade a ser realizado no Brasil esse ano e reunirá todas as estrelas da categoria.

Uma delas é o vice-campeão do último Mundial Pro Junior da ASP, Jadson André, que venceu um WQS 6 estrelas na África do Sul, semanas atrás. No mesmo domingo, Alejo Muniz também ganhou um em Portugal e é outro já confirmado no Oakley Pro Junior. O evento é móvel em Itajaí e a base principal será instalada na Praia Brava, mas pode até rolar no preservado pico do Atalaia, se as condições do mar forem as ideais.

No ano passado, o paulista Thiago Camarão ganhou o primeiro título brasileiro sub-20 na final contra o paranaense Peterson Crisanto na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Mas, ele já estourou o limite de idade e um novo campeão será conhecido em Itajaí. Até 2007, este evento era especial para convidados e tinha outro nome, Oakley Junior Challenge, que também ia mudando de praia a cada ano, sempre mantendo a filosofia de buscar as melhores ondas para as novas gerações do surfe brasileiro.

Em 2005 passou por Santa Catarina. Começou em Florianópolis e foi encerrado em Imbituba, 90 Km ao sul da capital. Agora, o evento é aberto e não sai de Itajaí, ou será na Praia Brava ou em Atalaia “clássico”.

A negociação para liberar uma das praias com maior localismo do Brasil não foi fácil e o Atalaia só será palco do Oakley Pro Junior se estiver quebrando de “gala” na semana que vem. A melhor condição é com swell de sudeste e vento nordeste ou oeste, quando o point break apresenta suas extensas esquerdas que saem dos molhes para várias sessões de tubos e manobras. Com localismo intenso, desde 1986 nenhum campeonato aberto para outros surfistas foi permitido no Atalaia.

O último foi a Copa ASFI de Surf nos Molhes, organizado por Aquiles “Jacaré”, que faleceu no início deste ano e era um dos locais mais “casca-grossa” do lugar. Protagonizou muitas histórias dos que tentaram surfar Atalaia nos melhores dias de ondas, ou em qualquer dia. Fotos e divulgação na mídia especializada eram proibidos.

Não só Jacaré, mas Volnei, Biteca, Nei, Negs, Neguitcho, Seco, Dica, Marcelo Rosa, Batista, Sandro Boy, Banana e Pezão são outros locais conhecidos pela proteção do pico ao longo dos anos.

Após o evento de 1986, somente em 2005, Fernando “Seco” Neves e Erivelton “Neguitcho” Cristóvão começaram a organizar o “Desafio Amigos do Atalaia”. Foi um sucesso e o segundo rolou todo de noite, com a iluminação dos molhes recém-inaugurada na época.

A quinta edição já está confirmada para 2009, mas o evento é apenas para locais e convidados. O Oakley Pro Junior pode ser o primeiro campeonato em Atalaia aberto para todo o Brasil, valendo título nacional. O privilégio que muitos passaram a vida inteira sonhando, poderão ser vividos pela nova geração de surfistas com até 20 anos de idade que vai competir em Itajaí.

Com patrocínio exclusivo da Oakley, o Oakley Pro Junior é realizado com apoio da Fundesporte - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria de Turismo, além da Gráfica Formag´s.

O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), que organiza a competição em conjunto com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), contando também com divulgação especial da Revista Fluir e do site Waves/Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário