quarta-feira, 4 de maio de 2011

Teamriders da O'Neill ganham prêmios no XXL Big Wave Awards.


Autor: SurfPE - por: Thiago Mateus/MKT Mix - 04/05/11 - 14:20.

Surfista da O’Neill Danilo Couto leva o prêmio de "Onda do Ano" no XXL Awards - foto: Sam Olso A.Frame.

Os olhos do mundo do surf estavam voltados para XXL Big Waves Awards, que aconteceu na sexta-feira passada em Anaheim, na Califórnia. Foi uma noite repleta de comemorações emocionantes para os surfistas de ondas grandes e suas ondas que foram surfadas ao longo dos últimos 12 meses. O destaque da noite foi o brasileiro, surfista da O'Neill, Danilo Couto, que ganhou o prêmio mais importante - Ride of the Year ("Onda do Ano") - pela incrível onda que surfou em Jaws, Hawaii.

Até então considerada uma onda muito grande e rápida para entrar na remada, Couto e um grupo de surfistas de ondas grandes provaram o contrário e começaram a surfar essas ondas enormes, na costa de Maui, sem a ajuda de jet ski. Durate um swell gigante, com condições extremamente difíceis de bater, em 08 de fevereiro, Couto dropou uma parede de água mais alta que um prédio de cinco andares para então levar o prêmio máximo do XXL Big Wave Awards 2011.

Couto em ação na onda vencedora - foto: Tracy Kraf Leboe

Foram segundos que pareceram uma eternidade. Couto remou forte, ficou em pé e dropou no ar. No meio da parede de água, conseguiu recuperar o controle e sair da onda com segurança. Uma vida para o brasileiro e um novo capítulo nos livros da história do surf. Couto refletiu sobre sua realização ao fazer parte do renascimento do surf de ondas grande. "Estou me sentindo muito bem há meses, desde que eu peguei aquela onda", disse Couto. "Eu não conseguia dormir por dias, sabendo que eu tinha feito algo tão especial e fazer parte da história do surf", finalizou o big rider.

Mais de mil imagens e vídeos foram analisados pelos jurados do XXL Awards. Os vencedores foram decididos por centenas de surfistas, fotógrafos e editores de mídia especializada. Couto já foi indicado anteriormente cinco vezes aos prêmios do XXL. Este ano a missão de Danilo era levar para casa o prêmio mais importante. "Desde o início da temporada o meu objetivo foi o de ganhar a Ride of the Year no XXL remando em uma onda em Jaws. Eu sabia que era possível e queria mostrar para o mundo. Eu tenho surfado ondas gigantes em Jaws, e em outros lugares, rebocado por jet skis, mas eu sempre acreditei que a melhor forma, e mais gratificante de surfar ondas grandes era na remada. E é para isso que tenho dedicado todas as minhas energias a isso". Disse Couto.

Casado e com uma filha pequena, Couto tem 36 anos e vive no North Shore de Oahu desde os últimos quinze anos. Natural da cidade de Salvador, Bahia, Couto surfou pela primeira vez em 1985. O brasileiro radicado no Hawaii teve orgulho em representar seu país: "Eu também fiz isso para o meu país, um povo orgulhoso e patriota. Vindo do Brasil as coisas são sempre mais difíceis de conseguir, mas nós nunca desistimos. Também quero agradecer aos havaianos por toda sua hospitalidade. É onde eu chamo de casa e eu tenho recebido tantas bênçãos do oceano. É onde eu fiz a minha família, onde minha filha nasceu e tenho um monte de amigos. Eu me sinto muito feliz por tudo isso".

A parte mais emocionante da noite foi quando o falecido Sion Milosky venceu Big Wave Performer of the Year. Couto estava na água, em Maverick's, quando seu amigo, e companheiro de ondas grandes, morreu em março. Para Couto, a perda foi chocante, especialmente sabendo que Sion deixou uma esposa e duas filhas lindas para trás. No entanto, Danilo acredita que "considerando que a nossa passagem pela terra é rápida, há certa beleza em morrer fazendo o que ama". Couto vai doar uma parte de seu dinheiro do prêmio de $ 50.000 para a fundação Sion Milosky.

A comunidade do surf de ondas grandes é um pequeno grupo de elite com uma ligação forte. Enquanto Couto ficou orgulhoso de sua conquista, ele sabia que não estava sozinho. "Foi um grande ano para mim e meus amigos. Demos um empurrão no movimento de remar em ondas grandes em Jaws", declarou Couto, orgulhoso, após a premiação. "Fui o único que pegou a onda, mas é importante dizer que você não faz algo assim sozinho. Então eu tenho que agradecer e compartilhar essa emoção com os meus amigos e familiares", completou.

Mark Mathews leva prêmio de wipeout de 2011 no XXL Big Waves Awards - foto:
Andrew Chisholm.

O australiano Mark Matthews foi recompensado pela vaca sofrida em Shipstern Bluff, Tasmânia, famosa por suas águas geladas e remotas. Matthews quase perdeu a vida após ter caído da prancha. "Esse wipeout, em particular, foi super violento, eu cobri a cabeça e esperava não bater em uma pedra", recordou Matthews. "A onda era tão forte que pensei que tinha afundado. Eu pensei que a potência da onda ia me rasgar ao meio. Estou honrado de ganhar o prêmio", disse Matthews que vai doará o dinheiro que ganhou para a família de Sion Molosky. "Ele mandou muito bem durante a temporada no Hawaii. Surfamos juntos em Waimea. É muito triste ver um cara tão legal perder a sua vida e deixar uma viúva e dois filhos pequenos. Direcionar o dinheiro é o mínimo que eu poderia fazer", refletiu Matthews.

Matthews assinou contrato com a O’Neill Internacional recentemente por cinco anos em busca de ondas grandes na Austrália, durante o outono, época mais favorável para encontrá-las. "Eu amo esta época do ano na Austrália, há diversas condições de swell. E com a O'Neill me apoiando nos próximos cinco anos é incrível. Poderei fazer o que eu amo atrás das maiores ondas do planeta", disse Matthews.




Nenhum comentário:

Postar um comentário