terça-feira, 31 de maio de 2011

SuperSurf Internacional - João Abreu desafia elite.

Autor: SurfPE - Por: Alexandre Versiani - 31/05/11 - 17:15 - link fonte:

João Paulo Abreu faz bonito no quintal de casa. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Válido como etapa de nível Prime da divisão de acesso para o World Tour, o SuperSurf Internacional 2011 começou nesta terça-feira em boas condições na praia da Vila, Imbituba (SC).

Ondas de até 2,5 metros e tempo ensolarado foram o cenário da surpreendente atuação do jovem local de Imbituba João Paulo Abreu, 17, na oitava bateria da primeira fase.

Com boa escolha de ondas e rasgadas bem definidas de backside, João cravou notas 6.67 e 8.40 para superar nomes conhecidos do circuito como Heitor Alves, Bernardo Pigmeu e Hodei Collazo.

O catarinense conseguiu a classificação em primeiro lugar, com 15.07 pontos, à frente do pernambucano Bernardo Pigmeu, que somou 14.77. O espanhol Hodei Collazo terminou em terceiro com 12.43 e o cearense Heitor Alves foi o quarto, com 9.90.

"Foi uma bateria muito difícil. Comecei com uma nota média, mas graças a Deus consegui achar aquela esquerda. Estou sem pressão nenhuma, quero apenas me divertir neste campeonato", comemora João.

Local da Vila, o atleta foi indicado pela Associação de Surf de Imbituba (ASI) para competir no evento principal e realizou o sonho de duelar contra grandes nomes do circuito em seu quintal de casa.

"Nem consegui dormir direito esta noite. Demorei muito para relaxar. Não por medo, mas pelo prazer de estar na água com estes ídolos. São surfistas muito experientes, que já pegaram todo o tipo de onda. Agradeço muito por esta oportunidade", finaliza Abreu.

Nos instantes finais, Bernardo Pigmeu conseguiu arrancar a segunda posição das mãos do espanhol Hodei Collazo. O pernambucano garantiu passagem para o segundo round com uma sequência de batidas e rasgadas de backside de nota 9.10 pontos, a segunda maior do dia.

"A praia da Vila é um pico constante, estou gostando cada vez mais de competir aqui. Mais uma vez ela proporcionou altas ondas, com esquerdas e direitas longas e manobráveis. Não tive um início de ano muito forte, mas as coisas estão começando a melhorar", afirma Pigmeu.

Yadin Nicol arranca primeira nota 10 do SuperSurf na praia da Vila. Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

O único atleta que superou a nota de Pigmeu nesta terça-feira foi o australiano Yadin Nicol, dono da melhor atuação da primeira fase do SuperSurf Internacional. Na penúltima bateria do dia, o aussie anotou os recordes do campeonato com potentes pauladas de backside nas esquerdas da Vila.

Nicol levou nota 8.00 em uma esquerda muito bem trabalhada até o inside e depois ainda teve fôlego para espancar as ondas de backside e conquistar nota 10.

O sul-africano Royden Bryson ficou em segundo 10.34 pontos e também garantiu classificação. O espanhol Gony Zubizarreta, com 9.94, e o brasileiro David do Carmo, com 6.34, deram adeus à disputa.

"Eu não tive nenhuma estratégia. Conquistei um 8.00 logo no início e fiquei mais relaxado para surfar. Espero aproveitar estes dias de boas ondas ao máximo", diz Nicol.

Outros estrangeiros como os norte-americanos Damien Hobgood, Gabe Kling e Nat Young, além do australiano Tom Whitaker, também venceram suas baterias e avançaram à segunda fase do SuperSurf Internacional com um bom desempenho nas ondas de Imbituba.

Mineirinho fora Atual líder do World Tour, o brasileiro Adriano de Souza acabou eliminado do SuperSurf Internacional depois de terminar a décima segunda bateria do dia na quarta posição. Mineirinho não teve uma escolha boa de ondas e ficou atrás do sul-africano Shaun Joubert (1º), do brasileiro Flavio Nakagima (2º) e do australiano Taylor Lincoln (3º).

Nakagima, que conseguiu vaga no evento principal depois de classificar-se em segundo na triagem, obteve a classificação no último minuto em uma boa manobra na junção. O paulista precisava de nota 3.60 e cravou 4.23 para chegar à segunda fase.

"Realizei um sonho de competir contra o Adriano, que é um amigo meu. Estou muito feliz de ter passado no finalzinho. Mais uma vez deu altas ondas aqui na praia da Vila. Acabou dando tudo certo", comemora Nakagima.

Tops superam cansaço Os brasileiros Jadson André e Raoni Monteiro caíram na água logo nas primeiras baterias desta terça-feira em Imbituba. Eles superaram o cansaço de várias etapas seguidas do tour neste mês e garantiram vaga no segundo round.

Na última semana, Jadson e Raoni encararam condições extremas durante o evento Prime de Itaúna, Saquarema (RJ). Com agenda lotada, eles só conseguiram chegar à cidade de Imbituba em cima da hora.

O potiguar foi o primeiro a estrear e competiu logo na primeira bateria do dia. Com duas boas esquerdas de nota 8.17 e 7.67, Jadson avançou em primeiro no duelo que também classificou o australiano Adam Robertson para a segunda fase.

"Estou bastante cansado, por causa das viagens e da bateria. Está uma correnteza muito forte. Cheguei ontem às 23 horas e só fui dormir a 1 da madrugada. Dormi pouco, acordei às 5 horas. Agora vou poder descansar para voltar melhor ainda", afirma o potiguar, que na última temporada venceu pela primeira vez uma etapa do World Tour na mesma praia da Vila.

"A Vila é um lugar muito especial pra mim. Eu nunca vou esquecer do que vivi no ano passado. Minha última bateria aqui tinha sido contra o Kelly Slater e foi minha primeira vitória no circuito mundial. Então, com certeza, esse lugar é especial para mim", finaliza Jadson.

O carioca Raoni Monteiro caiu na água na quarta bateria do dia. Local de Saquarema, Raoni vem de um vice-campeonato na etapa do ASP World Prime em casa e começou o evento em Imbituba com um segundo lugar. Quem venceu a bateria foi o havaiano Mason Ho.

"Foi muito importante passar. Cheguei ontem de madrugada bem cansado, às 3 horas da manhã. Nem jantei e acordei hoje sem energia nenhuma. Não peguei ondas boas, minha melhor nota foi um 5.50, mas o que importa foi ter passado", diz Raoni.

O atleta, que antes de Saquarema havia conquistado um nono lugar na etapa do World Tour na Barra da Tijuca, tenta agora uma sequência de bons resultados depois de um início irregular nesta temporada.

"Estou voltando a fazer o que eu sei, que é surfar, passar baterias. Graças a Deus minha cabeça está boa, minhas pranchas também e estou aproveitando este momento", desabafa Raoni.

Baixas Dois atletas da elite mundial, inscritos no SuperSurf, não participam do evento na praia da Vila: o brasileiro Alejo Muniz, que está doente, e o australiano Josh Kerr, por motivo não revelado. Em seus lugares entraram o pernambucano Luel Felipe e o brasileiro naturalizado havaiano, Kiron Jabour.

Foram realizadas 16 baterias da primeira fase e ainda restam oito para o término do round de abertura do evento.

Faltam estrear pelo Brasil os atletas Leo Neves, Gabriel Medina, Junior Faria, Jano Belo, Tomas Hermes, Gustavo Fernandes, Luel Felipe, Pedro Henrique, Fábio Carvalho, Miguel Pupo, Thiago Camarão, Neco Padaratz, Marco Polo, Jerônimo Vargas e Tânio Barreto.

O SuperSurf Internacional 2011 distribui 6.500 pontos para o vencedor no ranking unificado da ASP, além de US$ 250 mil de premiação total, sendo US$ 40 mil para o campeão da disputa na praia da Vila, Imbituba.

Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira às 8 horas (horário de Brasília).

Clique aqui para ver o evento ao vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário