segunda-feira, 9 de maio de 2011

Odirlei Coutinho conquistou o SuperSurf Internacional WQS.

Autor: SurfPE - por: Gabriel de Mello/Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf - 09/05/11 - 09:26.

Odirlei Coutinho e Orlando Carvalho - Foto Marcelo Nitschke SECOM Xangri-lá.

Show de surf no Rio Grande do Sul

A primeira etapa do SuperSurf Internacional, disputada entre os dias 03 e 08 de maio na praia de Atlântida, em Xangri-lá, foi vencida pelo paulista Odirlei Coutinho, que levou como prêmio U$ 16.000, além dos 2.000 pontos do ranking do circuito Mundial de Surf.

O melhor gaúcho na competição foi o torrense Stefano Dornelles, que ficou entre os 24 melhores atletas dos 128 surfistas inscritos no evento, que é qualificado como cinco estrelas e distribuiu ao todo U$ 120.000 de prêmios. Desde 2004 o Rio Grande do Sul não recebia uma etapa do circuito Mundial de Surf.

Na bateria final os atletas Odirlei Coutinho, Peterson Rosa, Leandro Usuna e Rudá Carvalho se enfrentaram. O paulista levou a melhor na disputa, que foi emocionante até o minuto final, somando 14,16 pontos em suas duas melhores ondas.

O argentino Leandro Usuna é o primeiro representante de seu país a fazer uma final de competição válida pela ASP, além de ser a primeira nota 10 de um argentino no certame. O 10 de Usuna foi a maior nota do SuperSurf Internacional WQS de Xangri-lá, obtido com um tubo espetacular.

O SuperSurf Internacional começou na última terça-feira (03) sem nenhuma bateria disputada no primeiro dia de evento devido as condições que o mar apresentou. Na quarta-feira conforme a mudança de corrente o mar alinhou apresentando boas ondas, proporcionando um verdadeiro show de surf.

Na quinta-feira as constantes transformações e mudanças de corrente na costa gaúcha exigiram muita concentração dos atletas no momento de escolha das ondas. Surfistas experientes como Rodrigo “Pedra” Dornelles, Marco Polo, dentre muitos outros, não conseguiram avançar na competição. Na sexta-feira o mar não apresentou ondas, impossibilitando a continuação da disputa.

No sábado as previsões de ressaca se confirmaram, ondas de até oito pés colocaram os atletas e a organização do evento em estado de alerta, com várias paralisações no evento.

Beach Girls - Foto Fabio Minduim.

O domingo começou com sol e temperatura agradável junto a Plataforma de Atlântida, em Xangri-lá, desde as 7 horas o público pode conferir de perto alguns dos representantes da elite do surf mundial em águas gaúchas. Na disputa da fase dos 24 melhores atletas, Stefano Dornelles, único gaúcho “vivo” na competição até então teve sua bateria disputada em um momento de poucas ondas no out side. O gaúcho não conseguiu surfar boas ondas, ficando pelo caminho nas oitavas de finais.

Quem conferiu de perto o SuperSurf Internacional WQS viu um verdadeiro show de surf e muita gente bonita na beira da praia de Atlântida. Na tarde de sábado foi realizado o concurso Beach Girls, que escolheu “a mais bela da praia”.

A arte não ficou de fora, a galeria Alma do Mar trouxe para a beira da praia de Xangri-lá obras de arte relacionadas com a cultura surf. Os artistas Tito Bortoluci e João Vianey aproximaram o público de momentos do surf eternizados em belíssimos quadros.

Para conferir todos os detalhes das baterias acesse www.supersurf.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário