quarta-feira, 2 de maio de 2012

"A óTiCa De Um ShApEr" - Pico Alto acorda ainda com sono.


 Por: Ruclecio Lucena - Correspondente de Novas Tecnologias/SurfPE.



Chegamos ao Peru 23 de abril, encontramos uns trinta brasileiros na pousada e todos falavam do swell da semana anterior, inclusive Pico Alto que quebrara 2 vezes com swel’s de 12 a 14 pés., Como acompanhei pela net sabia que chegaria em uma baixa, Após uma semana surfando em ”flat’s” de 4 a 6 pés, passando por Passamayu, Porto Viejo, El Silencio, Punta Rocas e outros.

Ruclecio, Passamayu - foto: Ruclecio 
                                   
 Observei um swel de 10 pés em Pico Alto que poderia chegar a 14 pés, nestas condições prefiro cair com minha 9 pés, pois dá para sentir um pouco de adrenalina. Desta vez tive a felicidade de encontrar 5 surfista disposto a cair na remada comigo: o Manga, Zé Guilherme , Ricardo Amassado que me mostrara foto dele em jaws no dia que o Bahiano Danilo Couto foi imortalizado com o premio da maior onda surfada na remada naquele ano, e Bruno Robles da Pousada Paraíso das Tartarugas na praia da Pipa-RN.O cara com um bom ouvido me escutou “ o pico é aqui com 10 a 12 pés Bruno” , estávamos a 1 km da praia ficando assim difícil se localizar no mar,mostrei os dois pontos que funcionam como GPS para mim, descobri sozinho em dois dias em outra temporada.

Ruclecio, Pico Alto - foto: Gizele Santos.

Zé Guilherme desceu as maiores assim como o bruno que roubou a cena, quebrando todas.Ao sair me agradeceu pela informação e a forma “tranquila” que apresentei o caminho.Foi pura diversão, series de duas o que reduz o perigo a 50%, no fim da tarde fiquei sozinho novamente pois todos saíram e eu queria mais.Neste momento entrou um peruano que sempre quis conhecer, tive a oportunidade de surfar com Aldo Cial, um big rider muito respeitado em ondas gigantes em todo o mundo, estava com uma 10’6’’ pés ,ele me contara que tinha várias fraturas surfando ondas grandes e chegou a quebrar sua caixa toráxica com a direção do Jet em El Bajo no Chile.O cara é muito simples e falamos por um bom tempo entre as ondas que pegávamos, suas experiências foram enriquecedoras para mim.Sai do mar me sentindo um felizardo.

                        
   Bruno, Pico Alto - foto: Gizele Santos.

Dia seguinte as previsões eram aumento do tamanho da onda e baixa no período, desanimador porque o período faz aumentar o tamanho aqui, estava no piso do período para pico alto, no entanto Peru é Peru, na maré cheia tinha 10 pés light, foram dois jet’s sendo comandados por mestre Luisfer e Adriano Bola big rider brasileiro bem conceituado no Peru e no Chile, e mais 5 surfistas de remada, o Luizito como sempre muito instigado me chamara, mas falei vou a tarde, pois estará secando, “pode crescer e ficar mais tenso”, ou seja injeção de adrenalina na veia, ao chegar as 14:30 fiz 1:30h de pura diversão, mas as 16:00h o bicho começou a pegar, meus amigos não estavam a vontade e ficaram no canal a aproximadamente 300m de mim, eu respeito muito a atitude deles pois este tipo de onda você tem que estar 100%, mente e corpo, mesmo nestas condições leviana como os peruanos falam ,funciona como um sexto sentido.É melhor se preservar, e o Zé Guilherme me mostrou que tem atitude em outros momentos até em condições maiores em pico alto, tem humildade como princípio e respeito a natureza,seguindo meus instintos fiquei só no out side mais uma vez, apesar de não conseguir pegar as de série que acredito ter mais de 12 pés, acredito que se estivesse com uma 10’6’’conseguiria descer por traz das maiores, apesar disto me senti a vontade e desci mais de 12 ondas com 10 pés , tomei três com mais de 12 pés na cabeça sem maiores problemas, faz parte, no fim da tarde entrou um peruano local, e meu amigo Tom um Portoriquenho muito atirado que reside no Peru , apertou minha mão e me abraçou me falando que estava contente em me ver, fechando assim o dia do jeito que mais gosto, boas ondas e grande amigos compartilhando.

                      Manga, Punta Rocas - foto: Jose de la Torre.

Ontem caímos em Punta Rocas e o Manga proprietário da manga wax fez um drop lindo supostamente em um mar flat como mostra a foto.
                                 




Nenhum comentário:

Postar um comentário