segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maresia Paulista de Surf Pro 2012 - Neymar do surfe, Filipe Toledo vence a 1ª etapa.

Por: Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194.

Filipe Toledo, campeão da primeira etapa  - foto: Haroldo Nogueira/SHEZ.

Surfista de 17 anos ganha neste domingo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, e assume a liderança do ranking estadual de São Paulo

Ubatuba (SP) - Filipe Toledo é o grande vencedor da etapa de abertura do Maresia Paulista de Surf Pro 2012, que terminou na tarde deste domingo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), com ondas de meio metro de altura e excelente formação. O surfista Ubatuba derrotou na bateria final o cearense Antônio Eudes (2º) e os conterrâneos Wiggoly Dantas (3º) e Renato Galvão (4º). De prêmio, a atleta de 17 anos de idade faturou R$ 8 mil, além de mil pontos no ranking do circuito que definirá o melhor surfista de São Paulo na temporada.

"Estou muito feliz, pois esta vitória me dá mais ânimo para buscar o título deste ano e repetir o mesmo feito de meu irmão (Matheus Toledo, campeão paulista profissional em 2010)", comentou Filipe Toledo, filho do bicampeão brasileiro (1991 e 1995) Ricardo Toledo. "Quero dedicar este resultado positivo para minha mãe (Mary Toledo), neste dia tão especial para mim e para toda a minha família", ressaltou o surfista, vencedor da etapa do Guarujá da edição do ano passado do Maresia Paulista de Surf Pro.

Filipinho, como é chamado por amigos e familiares, é considerado o Neymar do surfe nacional por causa de seu talento incontestável e a pouca idade. Em 2011, ano em que se tornou profissional precocemente, ele conquistou os títulos mundial sub-16 e sulamericano sub-20. "Graças a Deus, tudo o que estou planejando para a minha carreira, está dando certo. Vencer em casa, com toda a família na praia, é algo muito gratificante", disse. "Espero manter a mesma performance nas próximas etapas", emendou.


Antônio Eudes - foto: Haroldo Nogueira/SHEZ.

António Eudes comemorou muito a segunda colocação e o fato de ter sido o "estrangeiro" mais bem colocado nesta primeira etapa do Paulista Pro. "Obter um resultado tão importante como este, competindo com os melhores surfistas do País, é um grande prêmio para qualquer atleta. Estou orgulhoso e dedico este resultado para toda a galera do Titãzinho (em Fortaleza, praia onde mora e surfa diariamente)", afirmou o representante do Ceará. A competição organizada pela Federação Paulista de Surf (FPS) define o campeão paulista e é válida para a formação do ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).


Luan Carvalho - 1o na Overboard Expression Session - foto: Haroldo Nogueira/SHEZ.

Overboard Expression Session Luan Carvalho ganhou a Overboard Expression Session, disputa que premia o autor da melhor manobra. O surfista da Praia Grande completou um aéreo 360 graus de frente para a onda e com a mão na borda da prancha e faturou R$ 1 mil de prêmio. "Não chegou a compensar, mas aliviou o fato de eu ter sido eliminado na semifinal. Realmente foi um ótimo final de semana para mim e para os meus amigos que vieram para Ubatuba torcer por mim", afirmou.

Team Maresia - Os dois representantes da equipe Maresia de Surf, o paulista da Praia Grande Flávio Nakagima e o baiano Marco Fernandez, tiveram bom desempenho nas ondas de Itamambuca. Ambos mostraram um surfe consistente e terminaram na nona colocação, após serem eliminados nas quartas-de-final. "Claro que gostaria de ter avançado mais na disputa. Mas o importante em um circuito equilibrado como este é manter a regularidade e permanecer na briga pelo título", analisou o representante de São Paulo.

Um total de 136 surfistas, de 11 estados, participaram da prova de abertura do Maresia Paulista de Surf Pro 2012. "Foi sucesso total e mostrou a força do surfe de São Paulo", declarou Silvio da Silva, o Silvério, presidente da FPS. A segunda etapa da temporada esta programada para os dias 12 e 13 de agosto, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP). A terceira e decisiva será realizada nos dias 27 e 28 de outubro, na praia das Pitangueiras, no Guarujá (SP).

A primeira etapa do Maresia Paulista de Surf Pro 2012 teve o patrocínio exclusivo da Maresia, tendo como parceiros as redes de lojas Overboard e Tent Beach, a agência de viagens Nias Tour e a marca de pranchas Wave Star. A realização foi da Federação Paulista de Surf, com apoio Governo do Estado de São Paulo - junto a Secretária da Juventude, Esporte e Lazer -, Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf (AUS). A divulgação oficial é da revista Fluir e do portal Waves.

Pódio 1a etapa - foto: Haroldo Nogueira/SHEZ.


Classificação da etapa
1º Filipe Toledo (Ubatuba)
2º Antônio Eudes (CE)
3º Wiggoly Dantas (Ubatuba) 
4º Renato Galvão (Ubatuba)
5º Alex Ribeiro (Praia Grande) e Ricardo Ferreira (Praia Grande)
7º Gustavo Araújo (Ubatuba) e Luan Carvalho (Praia Grande)

Ranking do Circuito - Após 1 etapa
1º Filipe Toledo, 1.000 pontos
2º Antônio Eudes, 860 
3º Wiggoly Dantas, 730
4º Renato Galvão, 670
5º Alex Ribeiro, 6 10
5º Ricardo Ferreira, 610
7º Gustavo Araújo, 555
7º Luan Carvalho, 555
9º Flávio Nakagima, 500
9º Marco Fernandez, 500
9º Gustavo Henriqeu (Ubatuba), 500
9º Ruda Carvalho (BA), 500

Resultado completo nos site da FPS - www.fpsurf.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário