sábado, 5 de maio de 2012

Billlabong XXL 2012 - Maya é Penta.

Por: Kevin Assunção.- link fonte:


Maya mantém a hegemonia como a melhor surfista de ondas grandes do planeta. Foto: Divulgação/Billabong XXL

Os melhores big riders da temporada passada foram premiados pelo Billlabong XXL 2012, na madrugada deste sábado (5), em Anaheim, Califórnia. Maya Gabeira conquistou o Women's Performance pela quinta vez. Já o californiano Nathan Fletcher foi o primeiro a vencer três categorias em uma só edição.

Maya, que é indicada ao prêmio desde 2007, quando tinha 20 anos, concorreu este ano com a paulista Silvia Nabuco, a californiana Savannah Shaughnessy e as havaianas Paige Alms e Keala Kennely, que teve o melhor desempenho de 2011.

Nesta temporada, a carioca passou pelo maior susto de sua vida ao tomar uma vaca no swell de 27 de agosto, em Teahupoo, Tahiti: "Já passei por vários, mas nada parecido com este. Dei sorte, pois o perigo era bater na bancada e apagar", disse na época para Manoela D'Almeida, colunista da HARDCORE.

Além de Maya, Nathan Fletcher e Garrett McNamara fizeram o XXL 2012 entrar para a história. O californiano saiu do The Grove Theater 70 mil dólares mais rico, ao faturar, além do Men's Performance, as categorias Monster Tube e Ride of the Year, pela onda mais pesada da temporada na ondulação épica de Teahupoo, mesmo sem ter saído do tubo.

Já Garrett McNamara extrapolou os limites do tow in, ao descer uma montanha de 78 pés na Praia do Norte, Portugal. McNamara estabeleceu o novo recorde mundial, que pertencia a Mike Parsons, por uma morra de 75 pés em Cortes Bank, a 190 quilômetros da costa californiana, em 2008. Para fechar, o havaiano ganhou US$ 2 mil pela pior vaca do ano, na qual despencou do lip em Jaws, Hawaii, quebrando ao meio sua prancha motorizada WaveJet. "Meu pai sempre dizia: se você não conseguir surfar uma ótima onda, tenha uma ótima vaca", brincou G-Mac ao receber o segundo cheque.

No Monster Paddle quem se deu melhor foi o havaiano Dave Wassel, que pegou no braço uma bomba de 53 pés em Jaws, deixando para trás na disputa Danilo Couto, Jamie Mitchell, Ken "Skindog" Collins e Shane Dorian.

Durante a cerimônia, Graham Stapelberg, vice-presidente de Marketing da Billabong, prestou homenagem a Sean Collins, jornalista e especialista em previsão de ondas, que faleceu ao sofrer ataque cardíaco em dezembro de 2011.

Alex Gray e o campeão do World Tour em 1999 Mark Occhilupo apresentaram o Billabong XXL 2012. Entre os que chamaram os consagrados ao palco, além de Maya Gabeira, estavam Dave Grohl, ex-vocalista do Nirvana e atual do Foo Fighters; a lenda do skate Tony Hawk; o bicampeão do Biggest Wave Mike Parsons e um dos precursores do surf de ondas grandes, o havaiano Greg Noll, que mostrou a bunda no meio do palco em "homenagem" aos surfistas, antes de chamar McNamara para o prêmio de maior onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário