segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Rip Curl Guarujaense - Victor Bernardo faz a mala

Por Fábio Maradei em 08/11/09 18:59 - fonte: www.waves.com.br




Victor Bernardo vence duas categorias na abertura do Rip Curl Guarujaense. Foto: Ricardo Saibun.

Com duas vitórias e a maior nota do evento, o pequeno Victor Bernardo, de apenas 12 anos de idade, foi o grande destaque da abertura do Rip Curl Guarujaense de Surf 2009, que teve as finais neste domingo (dia 8), na praia de Pitangueiras, junto ao Canto do Maluf, Guarujá (SP).

Clique aqui para ver as fotos

A competição reuniu 135 surfistas, divididos em oito categorias, e contou com ondas de meio metro e boa formação.

As duas atrações foram exatamente os opostos. De um lado um dos caçulas da etapa, Victor Bernardo, dominando bem as ondas onde treina diariamente, para faturar a estreantes (até 12 anos) e a iniciantes (no máximo 14 anos).


Paulo Matos, Jojó de Olivença, Paulo Kid e Jair de Oliveira fazem final na Master. Foto: Ricardo Saibun.

De outro, a final master, para surfistas com mais de 35 anos, reunindo quatro nomes famosos da modalidade, entre eles Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro e ex-integrante do WCT, e Paulo Matos, o mais velho na disputa (46 anos), o primeiro campeão brasileiro na história da Abrasp, em 1987.

A final dos veteranos foi uma atração à parte e quem faturou foi Jair de Oliveira, o mais novo entre os quatro, com “apenas” 39 anos e o tricampeonato paulista profissional no currículo.

Também comemoraram os primeiros lugares Ricardo Silva na open; Rodney Costa, na longboard; Deivid Silva, na mirim (até 16 anos); o baiano Yagê Araújo, na júnior (no máximo 18 anos); e Juliana Meneghel, entre as meninas.

Das oito finais, a quem mais chamou a atenção foi a dos masters. Jair, o mais leve dos quatro, aproveitou as condições do mar e garantiu boas atuações. Na quarta onda, ele ratificou a vitória, tirando nota 8.

Jojó, bicampeão brasileiro em 1988 e 92 e na elite mundial de 94 a 98, ficou com o vice. Paulo Kid, que se dedicou mais ao long e foi campeão brasileiro e europeu, foi o terceiro, seguido de Paulo Matos.

“Eu era o caçula da garotadinha na água”, brincou. “Fiquei feliz em competir ao lado de Jojó, meu grande parceiro de campeonatos, de quarto em viagens. Fomos campeões de duplas juntos. Também estava o Paulinho Matos, outro grande ícone. Só tinha fera. Todos nós competíamos juntos como profissionais e agora estamos aqui nessa nova fase”, comentou Jair.

Jojó também festejou o novo momento. O atleta que segue com o projeto social Ondas, na Praia da Enseada, não competia havia um ano e meio. “Esse, com certeza, foi o início de uma nova fase na minha carreira e gostei muito”, destacou.

Paulinho Matos foi outro que mostrou muita saúde no mar e além da master, também encarou a final open, mostrando que a idade não é problema. Ele ficou em terceiro, superado por Ricardo Silva, que já faturou o título de supercampeão guarujaense por duas vezes, e Dárcio Dias, o herói da praia no sábado.

Ricardinho saiu do mar emocionado com o resultado. “Vencer mesmo com interferência (quando o atleta é punido com a perda da metade de uma nota por atrapalhar o rival) é porque estava muito bem mesmo”, ressaltou. Já Dárcio, que liderou boa parte da final, fez bonito no sábado, quando abandonou a bateria para resgatar uma mulher que se afogava no canto da praia. Mesmo com o ato heróico, ele avançou no evento, chegou à final e por pouco não levou. “Ainda tem a segunda etapa e vou batalhar muito por este título”, avisou.

Victor Mas o dia foi mesmo de Victor Bernardo, que aprendeu a surfar no Canto do Maluf e é o atual líder do ranking paulista da estreantes. Ele chegou a duas finais e foi imbatível. Na estreantes garantiu um 9,25 e um 7, para somar 16,25 pontos, contra 6,90 de Léo Guimarães.

“Eu nunca tinha feito uma somatória dessas. Estou bem feliz e quero tentar o tricampeonato aqui no Guarujaense e o título estadual”, frisou Victor, de 12 anos.

Depois, na iniciantes, ele voltou a arrebentar, desta vez com a melhor nota do evento, numa direita, garantindo 9,75, deixando o atual campeão brasileiro da categoria, Deivid Silva, em segundo lugar. “É bom surfar em casa”, vibrou o surfista. Apesar de não levar na iniciantes, Deivid saiu com a vitória na mirim, superando Sidney Guimarães.

“Consegui achar as ondas e quero voltar a surfar bem na etapa final para ficar com esse título”, comentou o atleta, que comemorou a vitória com os país, Clayton e Valéria, sempre presentes às disputas.

Entre os juniores, Yagê Araújo foi o melhor, vencendo Wesley Moraes. Com 15 anos de idade, o atleta de Itacaré, no litoral baiano, optou por morar em Guarujá há dois anos, para evoluir na modalidade. “Lá também tem ondas boas, mas aqui tem muito surfista bom e vários campeonatos fortes. Isso ajuda muito. Estou bem feliz aqui no Guarujá, treinando muito com o meu técnico, Jorge Piai”, falou o atleta.

Na final feminina, Juliana Meneghel também usou o conhecimento do local para surfar bem, superando a grande rival, Kaena Brandi. “Surfo aqui e conheço a onda. Isso facilita. Estou bem feliz e treinando muito para o meu grande objetivo, o Mundial no início de 2010”, disse a atual vice-campeão brasileira júnior e que representará o País no ISA Games, na Nova Zelândia, em janeiro.

Final O Circuito terá a final nos dias 21 e 22 deste mês, também nas Pitangueiras, mas no pico do “Monduba”, no centro da Praia. Ao final do ranking, os campeões municipais voltarão ao mar (exceto a estreantes) em baterias individuais e o dono da melhor atuação será declarado o “super campeão”, ganhando uma moto 0k, um prêmio especial oferecido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Guarujá. “Temos de incentivar o esporte na nossa Cidade, sobretudo o surf”, afirmou o secretário municipal, Paulo Piasenti.

Resultados

Open

1 Ricardo Silva
2 Dárcio Dias
3 Paulo Matos
4 Douglas Noronha (São Vicente)

Master

1 Jair de Oliveira (Santos)
2 Jojó de Olivença (Ilhéus-BA)
3 Paulo Kid
4 Paulo Matos

Júnior

1 Yagê Araújo (Itacaré-BA)
2 Wesley Moraes
3 Luan Felipe
4 Caio Ibelli

Mirim

1 Deivid Silva
2 Sidney Guimarães (Peruíbe)
3 Caio Ibelli
4 Mario Solera

Iniciante

1 Victor Bernardo
2 Deivid Silva
3 Edgard Groggia
4 Gabriel André

Estreante

1 Victor Bernardo
2 Léo Guimarães (Peruíbe)
3 Victor Mendes
4 Alison Oliveira

Longboard

1 Rodney Costa
2 Luan Xavier (Itanhaém)
3 Luisinho
4 Danilo Rodrigo

Feminino

1 Juliana Meneghel
2 Kaena Brandi
3 Vitória Tebet
4 Renata Monteiro (Mongaguá)


2 comentários:

  1. Imóveis em Peruíbe acesse:
    http://www.centroimobiliario.net/
    (13) 34562551
    (13) 34561020
    (13) 34557676
    (11) 35227676

    Mais de 2000 oportunidades pra você realizar o sonho da casa própria na cidade de Peruíbe.

    ResponderExcluir
  2. PAULO MATOS O MELHOOR !

    ResponderExcluir