Autor: Redação SurfPE - Por: Diogo Mourão - assessoria de imprensa do Petrobras Longboard - 25/11/09 - 20:16 - fonte: www.abrasp.com.br
Picuruta chora com a conquista inédita no esporte. (Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.net)
O santista Picuruta Salazar escreveu mais uma página na história do surfe nacional, ao conquistar seu décimo título brasileiro, com o quinto lugar na última etapa do Petrobras Longboard Classic, neste domingo, na Praia da Macumba, Rio de Janeiro.
Apenas Rodrigo Sphaier poderia impedir o deca do Gato, mas o carioca também perdeu nas quartas-de-final, abrindo caminho para a festa do santista.
No feminino, o título brasileiro ficou com a baiana Aline Chaves, que impediu o tri da grávida Mainá Thompson. Os campeões da etapa foram os cariocas André Luiz, o Deka, e Chloé Calmon, de apenas 15 anos de idade. Todos os resultados e estatísticas da competição podem ser obtidos no site www.ricosurf.com.br.
Além dos títulos brasileiros, a etapa também definiu os campeões do Circuito Petrobras de Longboard, na qual são levados em consideração os resultados das duas etapas patrocinadas pela empresa de energia, com o prêmio de uma passagem para o Havaí no masculino, oferecida pela American Airlines em parceria com Ricosurf.com. Tanto entre os homens quanto as mulheres, a vitória no ranking Petrobras foi dos campeões da etapa, e Deka vai realizar o sonho de surfar nas ondas havaianas.
“Foi sem dúvida o título mais emocionante e importante da minha vida de 30 anos de surfe. Minha grande motivação é competir com estes garotos talentosos.
Vou realizar o sonho de disputar o Mundial no ano que vem, com 50 anos, na minha última temporada. Por mais duro que seja, uma hora teremos de parar”, revelou Picuruta, que ainda ganhou a etapa na categoria stand up, deixando o filho Alex em segundo lugar e com o título do ranking Petrobras.
Após quatro etapas, Picuruta terminou a temporada com 4.010 pontos no ranking, com Sphaier em segundo, com 3.815, e Deka em terceiro, com 3.665. No feminino, Aline chegou a 2.860. A carioca Mainá Thompson terminou o ano segundo, com 2.720, e a paranaense Fernanda Daitchman em terceiro, 2.190.
Surfista mais consistente do campeonato, Deka venceu as quatro baterias que disputou, marcando sempre 15 ou mais pontos. Dos sete maiores somatórios dos três dias de competição, quatro foram do Deka, que fez o maior de todos (16 pontos) e também a melhor nota da competição (9,33 pontos).
Surfista de origem humilde e local do Recreio, Deka teve um ano muito bom, terminando a temporada em terceiro do ranking brasileiro e com a vaga garantida para disputar o Circuito Mundial de Surfe, em 2010.
“Quero agradecer a Deus, aos meus alunos aqui do Recreio, a minha família e ao Rico, que é mais do que um patrocinador para mim: é um verdadeiro pai”, disse o campeão da etapa, vibrando ao saber que ganhara também uma passagem para o Havaí e que para chegar ao título, antes da final neste domingo superou o paulista Danilo Mullinha nas quartas-de-final e o também carioca Rodrigo de Souza, na semifinal.
Aline Chaves festeja primeiro titulo. (Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.net)
A serena Aline Chaves, assim como Picuruta, soube que conquistara o título brasileiro antes de entrar na água para a bateria semifinal contra Shayana Avelino.
Um dos destaques baianos nas pranchinhas, Aline migrou para o longboard há três anos e já comemora seu primeiro título nacional:
“Isso foi fruto do meu trabalho, minha dedicação. Estou muito feliz e tenho certeza de que a festa vai ser grande em Ilhéus quando eu chegar lá”, disse Aline, que na semifinal passou pela carioca Shayana Avelino.
Maior promessa do longboard feminino, Chloé Calmon para chegar ao título neste domingo passou pela bicampeã brasileira (2007 e 2008) Mainá Thompson na semifinal e pela atual campeã brasileira Aline Chaves na final. Aos 15 anos e ainda amadora, garante que entrou tranqüila na água.
“Por eu ser jovem e ainda amadora, a responsabilidade maior era delas. Então pensei apenas em buscar as ondas certas e fazer o meu surfe. Na final comecei com uma onda boa e isso me deu mais tranqüilidade ainda”, disse Chloé, que foi abraçada pela mãe Ana após sair da água e dedicou o título ao pai Miguel.
“Ele é meu grande incentivador, meu técnico, e não pode competir na supermaster porque se machucou um dia antes da competição”.
Além das categorias profissionais e stand up, o Petrobras Longboard Classic teve disputas no supermaster (acima de 50 anos). Entre os veteranos, o título ficou com o carioca Dario Barros, mas o título do Circuito Petrobras ficou comPaulo Sefton, de Santa Catarina.
Realizado pela Rico Promoções Esportivas, o Petrobras Longboard Classic tem o Patrocínio da Petrobras, conta com o co-patrocínio da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e o apoio de America Airlines, Coquetel, Aldeia dos Ventos, Konas Blank’s, Recreio Surf Club, Feserj ,Prefeitura do Rio, Abrasp e Site RicoSurf.com
RESULTADOS
Profissional Masculino
1. André Luiz, o Deka - RJ
2. Jaime Viúdes - SP
3. Rodrigo de Souza - RJ
3. Phil Rajzman - RJ
5. Picuruta Salazar - SP
5. Rodrigo Sphaier - RJ
5. Danilo Mullinha - SP
5. Jeferson da Silva - RJ
Campeão Brasileiro: Picuruta Salazar
Campeão do Circuito Petrobras: André Luiz
Profissional feminino
1. Chloé Calmon - RJ
2. Aline Chaves - BA
3. Mainá Thompson - RJ
3. Shayana Avelino - RJ
5. Laura Chaja - RJ
5. Rayane Maral - RJ
Campeã brasileira: Aline Chaves
Campeã do Circuito Petrobras: Chloé Calmon
Supermaster
1. Darios Barros - RJ
2. paulo Sefton - SC
3. Mixirica - SP
4. Laplan - RJ
Campeão do Circuito Petrobras: Paulo Sefton
Stand Up Surfing
1. Picuruta Salazar - SP
2. Alex Salazar - SP
3. Jaime Rocha - RJ
4. Luigi Coutinho - RJ
Campeão do Circuito Petrobras: Alex Salazar
Mais informações
www.ricosurf.com.br
Media Guide Comunicação – assessoria de imprensa do Petrobras Longboard Classic. 21-2287-8095 e 21-2513-5574
Diogo Mourão
(Diogo@mediaguide.com.br / 21-8301-0149)
Nenhum comentário:
Postar um comentário