terça-feira, 1 de setembro de 2009

Hurley Pro Junior - Seletiva embala Prainha (SC)

Por João Carvalho em 01/09/09 15:32 - Fonte: WAVES




Alejo Muniz defende liderança do ranking sul-americano na categoria Pro Junior. Foto: Basílio Ruy.


Os melhores surfistas com até 20 anos de idade do Brasil já começaram a chegar à Ilha de São Francisco do Sul, que apresenta o Hurley Pro Junior no feriadão de 7 de setembro na Prainha.

A segunda seletiva sul-americana para o Mundial Sub-20 da ASP na Austrália vai rolar no sábado, domingo e termina na segunda-feira.

Com as vitórias no último domingo em Garopaba, litoral Sul de Santa Catarina, o catarinense Alejo Muniz e a paraibana Diana Cristina vão defender a liderança no ranking que também define os campeões sul-americanos Sub-20 profissionais da temporada.O clima de verão do último fim de semana na praia da Ferrugem permanece no estado.

Mas, as previsões indicam uma mudança radical para os próximos dias, com a entrada de uma frente fria trazendo o temido vento Sul e muita chuva.

O melhor é o resultado disso tudo: ondas maiores para a estreia do São Chico apresenta Hurley Pro Junior na bela Prainha de São Francisco do Sul. “Na segunda-feira, começaram a chegar várias equipes e atletas para treinar na Prainha, principalmente os do Nordeste e de São Paulo”, conta Anderson Silva, assessor de imprensa da Associação Francisquense de Surf.

"As ondas durante a semana vão continuar pequenas como as que rolaram em Garopaba. Mas, a previsão mostra um swell (ondulação) forte de Sudeste entrando na tarde da sexta-feira, após um vento forte de Sul que deve parar no sábado", continua.

"Isso vai fazer a vala ficar lisa para quebrar nas bancadas do canto direito, mas até lá é só diversão nas merrecas fortes da Prainha até a véspera do campeonato para os surfistas tirarem a Ferrugem”, brinca Anderson, ou Mabel como é conhecido, referindo-se à praia da Ferrugem, palco do Mormaii Pro Junior.

Prainha lotada - Nos dois últimos anos, a Prainha mostrou sua força na etapa do WQS que foi realizada nesta mesma data, apresentando ótimas ondas e um público impressionante que lotou a cidade no feriadão da Semana da Pátria.

Dois representantes da nova geração comemoraram suas primeiras vitórias no Circuito Mundial em São Francisco do Sul, o carioca Eric de Souza em 2007 e Jadson André em 2008, potiguar que hoje é o vice-líder do WQS e primeiro brasileiro já garantido na lista dos 15 que são indicados para completar a elite do ASP World Tour em 2010.

Jadson André já começou o ano sendo vice-campeão mundial Pro Junior da ASP em Sidney, na Austrália. Ele ainda tem idade para competir no Sub-20, mas está na Europa tentando recuperar a liderança do ranking nas duas provas seguidas da Espanha, nessa e na próxima semana.

No entanto, ele já é nome certo no time sul-americano que vai para o próximo Mundial em janeiro de 2010, pois irão completar a equipe os dois surfistas do continente mais bem colocados no ranking do WQS no dia 31 de outubro.

As seletivas classificam quatro na categoria masculina e as duas da feminina. Exatamente as duas que representaram a América do Sul no último Mundial Pro Junior em janeiro na Austrália, fizeram a final da primeira etapa em Garopaba. A atual campeã sul-americana, Diana Cristina, confirmou o favoritismo na praia da Ferrugem, mas a catarinense Gabriela Leite quer dar o troco, pois vai competir praticamente em casa no Hurley Pro Junior.

Diana Cristina comanda a briga pelo título entre as meninas. Foto: Basílio Ruy.


Ela é de Balneário Barra do Sul, cidade vizinha de São Francisco do Sul, já morou alguns meses na Prainha e conhece bem melhor as ondas do palco do campeonato, do que suas principais concorrentes.

Seletiva sul-americana 2009

Ranking masculino

1 Alejo Muniz (SC) –500 pontos
2 Miguel Pupo (SP) –438
3 Franklin Serpa (BA) –375
3 Jerônimo Vargas (RJ)– 375
5 Magno Pacheco (SC) –325
5 Peterson Crisanto (PR)– 325
5 Marco Fernandez (BA)– 325
5 Ian Gouveia (PE) 325

Ranking feminino

1 Diana Cristina (PB)– 500 pontos
2 Gabriela Leite (SC)– 430
3 Camila Cássia (SP)– 365
3 Bárbara Segatto (ES)– 365
5 Kaena Brandi (SP) 305
5 Barbara Muller (SC)– 305
5 Greta Sisson (RS) –305
5 Givanilta Ferreira (RN)– 305

Um comentário:

  1. Olá pessoal! Encontrei na manhã de hoje (sábado) na BR 101 uma prancha de surf na capa, provável caiu de um veículo em direção ao nosso litoral. Gostaria de entregar ao seu verdadeiro dono, que entrando em contato comigo, pode me dar as coordenadas para entregá-la, bem como, me dizer as caracteristicas da prancha perdida para que eu possa confirmar o verdadeiro proprietário. Se puderem me ajudar, em São chico na Prainha tá rolando o prójunior, e acho que o dono deve estar por lá, eu tbem estou em são chico, dai facilita, ok. abraços. Jean
    (47)9102-3844 ou jcr@netron.com.br

    ResponderExcluir