domingo, 27 de setembro de 2009

O treinamento para o surfista que vai viajar.

Por:Christian Dequeker-crefsp-16865/G - 27/09/09 - 19:00 - Fonte: CameraSurf.com.br



Foto: Divulgação.

Muitos surfistas compram um pacote de viagem, não acabam se preparando adequadamente para a trip e colocam o rendimento e a segurança em risco.

Alguns me procuram para tirar algumas dúvidas do que seria melhor estar realizando, mas, não se conscientizam na real importância de que o treino irá proporcionar uma melhora considerável no preparo físico, garantindo assim o sucesso da viagem.

Bem, para que isso fique claro na cabeça de quem vai viajar, algumas perguntas devem ser formuladas para que as respostas sejam respondidas de maneira direta, assim definindo o que de importante deve ser feito a respeito do treinamento.

O local, tipo de onda, arrebentação, se haverá apoio de embarcação, entre outras.

Tudo isso será importante saber para que o treinamento seja bem direcionado e o mais eficiente possível.

Por exemplo: se a trip será para o Peru ou Indonésia, pensando e muita remada e longas ondas a surfar, o treino deve ser focado em muita resistência, tanto na remada deitado na prancha, como exercícios em pé, com bastante stand-up, prancha de equilíbrio e fit ball, treino cardaiovascular, de média intensidade, proporcionarão uma boa capacidade aeróbia para os deslocamentos em longas distâncias.

Se a trip será para o Tahiti e Hawai, em ondas como Teahupo Pipe, Sunset, trabalho de resistência de força, força e potência dos membros superiores, velocidade de reação, fundamental no drop nessas ondas, treino de equilíbrio, também indispensável, justamente por serem ondas pesadas e muito rápidas, para arriscar tubos profundos, o centro de gravidade do corpo deve ser bem trabalhado.

Ondas gigantes como Jaws, Maverick’s, Dungeons, etc, normalmente surfadas no tow- in, o trabalho de força, equilíbrio e muita, muita e muita apnéia mesmo, são a salvação pra uma trip como esta.

Um outro ponto importante que ratifica a importância de se realizar um bom treinamento pra uma trip, é que, dependendo do lugar as condições de tratamento de algum tipo de lesão, ferimento, um afogamento, aí por diante, podem ser relativamente precárias e não proporcionarem boas condições de recuperação, comprometendo a saúde e a trip de todos que estiverem na barca, por isso, bem treinado o risco de lesões seja por qualquer motivo, será minimizado.

O período de treino para uma trip. No mínimo um mês, o ideal, é se preparar de 3 a seis meses antes da viagem, apesar do M.S.R. ser bem eficiente um mês somente de treino é pouco, ainda o corpo estará se adaptando aos estímulos, mas, pelo menos, o surfista acaba garantindo um mínimo upgrade físico para não comprometer a trip.

Maiores informações:

Christian Dequeker
apneasports@ig.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário